Atualmente ao serviço da escudeira de Fórmula 1 da Aston Martin, o piloto Fernando Alonso acaba de receber o seu Valkyrie, o hiperdesportivo topo de gama do construtor britânico. Um momento que o espanhol acedeu a partilhar publicamente, depois de ter participado na fase final do seu desenvolvimento…
Apesar de ter sido um projecto iniciado muito antes do seu ingresso na família Aston Martin e de há muito toda a produção de 150 carros estar esgotada, a verdade é que Fernando Alonso terá beneficiado não somente do facto de ser, por estes dias, “um homem da casa”, mas também de ter participado ativamente no desenvolvimento final do carro. Dois factos que lhe terão permitido assegurar uma das unidades daquele que é o hiperdesportivo mais radical e topo de gama na oferta da marca britânica.
Quanto ao Valkyrie do espanhol, trata-se e como não poderia deixar de ser, de uma unidade fortemente personalizada, concebida pelo próprio, em conjunto com o departamento de personalização da Aston Martin, Q. E que revela, logo à partida, fortes semelhanças com o monolugar de Fórmula 1 que atualmente conduz no Mundial de F1.
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Desta forma e como cor exterior, um esquema Satin Aston Martin Racing Green, com vários gráficos AMR Satin Lime espalhados pela carroçaria, além de frisos Speed Red e Light e Dark Blue nos enormes túneis Venturi.
Já no habitáculo, despido, em grande parte, de futilidades, não deixa, ainda assim, de exibir revestimentos Pure Black Alcantara com costuras contrastantes AMR e o logótipo do piloto bordado nos encostos de cabeça.
De resto, a Aston Martin também decidiu marcar o pedal do acelerador, em vermelho, com o número do espanhol, o #14.
“É difícil colocar em palavras o quanto me sinto ansioso”, comentou, em declarações divulgadas pela Aston Martin, Fernando Alonso, para quem, “poder sentar-me ao volante do meu próprio Valkyrie; aquele em que trabalhei com o objectivo de desenvolver, em conjunto com a equipa do departamento Q da Aston Martin, só pode mesmo ser um dia para mais tarde recordar”.
“O Valkyrie é, realmente, um carro de F1 para a estrada, com muito conhecimento e tecnologia acumulados pela Aston Martin, com a experiência granjeada na competição e nas pistas. Sendo que, neste momento e da minha parte, mal posso esperar para sair para estrada!”, concluiu o piloto espanhol.
Recorde-se que Valkyrie foi um dos projectos desenhados por Adrian Newey, lendário designer de monolugares de F1, que acabou ingressando no projecto da Aston Martin através da Red Bull Racing. Escuderia na qual então já trabalhava e que também esteve envolvida no projecto inicial.
No entanto, o tempo passou e, neste momento, Newey está de saída da Red Bull, ao que tudo indica, precisamente para reforçar os quadros da Aston Martin F1 Team, no Mundial de Fórmula 1.