Farizon SV tem ambições fortes para a Europa

Com uma gama construída para a Europa, segundo as especificações deste mercado, a Farizon tem a ambição de se transformar numa referência nos comerciai elétricos. O Farizon SV é um dos nomeados para os prémios “International Van of the Year” de 2026.

Criada em 2016 pela Geely como marca especializada em veículos comerciais ligeiros elétricos, a Farizon tem grandes ambições para o mercado europeu, sendo um dos objetivos a obtenção de uma taxa de penetração de 5% até 2030, segundo afirmaram os responsáveis da marca durante uma apresentação exclusiva aos jurados do International Van of the Year.

A Farizon escolheu a Europa para iniciar a sua expansão internacional, já que se trata de um mercado maduro, que está num processo de transição para a eletrificação e aposta na inovação tecnológica. “Se vencermos na Europa, vencemos no mundo”, afirmaram os responsáveis da marca.

A ofensiva de produto arrancou este ano com o SV, que está disponível em três comprimentos de carroçaria, dos 4,99 metros aos 5,99 metros, três distâncias entre-eixos, dos 3,10 metros aos 3,85 metros, e três alturas de tecto, dos 1,98 metros aos 2,5 metros.

A oferta vai ser alargada nos próximos dois anos com três novos modelos, incluindo uma versão chassis-cabina do SV, estando ainda previsto para 2028 o lançamento de um novo modelo, designado internamente como CDV.

Plataforma dedicada

Ao contrário da maioria de fabricantes de comerciais elétricos que utiliza plataformas concebidas originalmente para veículos de combustão, a Farizon desenvolveu uma arquitetura específica, denominada GX-A, projetada para assegurar uma elevada autonomia, uma condução ágil e uma elevada capacidade de carga.

O Farizon SV recebe uma direção eletrónica (steer-by-wire), que além de ser três vezes mais rápida do que uma convencional, oferece mais liberdade aos engenheiros para adaptarem a distância entre-eixos, as projeções dianteira e traseira, a suspensão dianteira independente de triângulos duplos.

Um dos factores distintivos é o pilar B escondido que permite disponibilizar uma largura de 1,3 metros na versão L1 até 2,1 metros na L3. O volume útil de carga situa-se entre os 6,95 m3 e os 13 m3. 

Autonomia de até 398 km

O Farizon SV é proposto em cinco opções de bateria, das quais três LFP, com capacidades de 49 kWh, 67 kWh e 83 kWh, que anunciam autonomias de 215 km a 376 km, e duas NMC, com 66 kWh e 106 kWh, que prometem alcances de até 294 km e 398 km, respetivamente. Para repor entre 15% a 100% a carga da bateria em corrente alterna, o Farizon SV conta com um carregador de bordo de 6,6 kW ou 11 kW, operação que demora cerca de seis horas.

Em corrente contínua é possível recuperar até 80% da capacidade num posto de 140 kW. A tração é assegurada por um motor elétrico que desenvolve uma potência de 272 cv (200 kW) da VREMET ou 231 cv (170 kW) da Hasco Magna.

O habitáculo oferece uma lotação para dois ou três ocupantes. O painel de bordo apresenta uma orientação horizontal, adotando um esquema semelhante ao Volkswagen ID.Buzz, com o pequeno quadro de instrumentos atrás do volante multifunções e um ecrã tátil central de 12,3”. A climatização possui botões físicos tradicionais, assim como a seleção dos três níveis de regeneração e dos três modos de condução (Normal, Eco, Sport).

Para apoiar a condução, este modelo recebeu 30 sistemas de assistência, incluindo o ACC, câmara panorâmica de 360º, assistente de ângulo morto. Será de referir que o obteve a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP.

Nomeado para prémio IVOTY 2026

O Farizon SV foi nomeado finalista do prémio “International Van of the Year 2026” (IVOTY) por um painel de jurados da imprensa especializada europeia de 26 países, incluindo de Portugal através da Turbo Frotas & Comerciais, após avaliação dos diversos modelos lançados ao longo deste ano. Na escolha dos finalistas a concurso, o júri valorizou sobretudo os elevados padrões de eficiência e segurança das viaturas.

““Estamos a viver um período muito interessante no nosso setor, com a entrada de novos concorrentes no mercado com novas ideias e novos segmentos, que oferecem soluções inovadoras, todas baseadas em tecnologias livres de emissões”, comenta Jarlath Sweeney, presidente do prémio International Van of the Year.

“Estas novas marcas são muito bem-vindas e tê-las no concurso ao lado de nomes de referência no setor torna a nossa decisão final ainda mais difícil,” acrescenta o irlandês.

Por sua vez, o Diretor Geral da Farizon Auto International Company, Cook Xue, refere que, há quatro anos, o fabricante estabeleceu o objetivo de desenvolver e construir o melhor veículo comercial do mundo.

“A nomeação para o prémio IVOTY é um verdadeiro reconhecimento do trabalho de centenas de engenheiros e colegas de produção responsáveis pelo Farizon SV”, afirma. “Em parceria com distribuidores em todo o mundo, lançámos com sucesso o modelo na Europa, no Golfo e na Ásia-Pacífico ao longo de 2025. Por isso, encerrar o ano com o prémio IVOTY seria extremamente gratificante. Estamos entusiasmados por conhecer o resultado em novembro.”

A cerimónia de entrega do prémio IVOTY está agendada para o dia 19 de novembro, durante o Salão Solutrans, que se realizada na cidade francesa de Lyon.