Marcas alertam: regras da UE ameaçam fábricas de automóveis

Os líderes da Renault e da Stellantis alertam que as atuais regras da União Europeia para os automóveis mais pequenos estão a pôr em risco a viabilidade de diversas fábricas que podem mesmo vir a fechar.

Numa entrevista conjunta ao jornal francês Le Figaro, o diretor executivo da Renault, Luca de Meo, e o presidente da Stellantis, John Elkann, apelaram à União Europeia para que sejam adotadas regras mais favoráveis à produção e comercialização de automóveis pequenos e acessíveis.

Os dois responsáveis consideram que a atual legislação europeia cria carros demasiado complexos, caros e inacessíveis para uma grande parte da população. Por isso, defendem novos regulamentos que permitam ou facilitem a construção de carros pequenos, rentáveis e compatíveis com as metas de descarbonização.

Além disso, os mesmos alertaram que, se nada mudar, a consequência será o encerramento de fábricas de produção automóvel em países como França, Itália e Espanha. Exatamente os países onde a procura por veículos compactos e acessíveis está concentrada.

"O que estamos a pedir é uma regulamentação diferenciada para os veículos mais pequenos. Existem demasiadas regras concebidas para os automóveis maiores e mais caros, o que significa que não podemos fabricar automóveis mais pequenos em condições de rentabilidade aceitáveis", afirmou Luca de Meo.

De Meo acrescentou que as normas afetam especialmente empresas como a Renault e a Stellantis, cujo foco está na produção e venda de automóveis acessíveis na Europa, apesar de terem sido desenhadas com os fabricantes de automóveis premium, como a BMW e a Mercedes, cujo foco está na exportação de modelos maiores e mais caros.

Solução pode ser japonesa

Tal como o que foi avançado pela Automotive News, a solução pode estar nos Kei Cars japoneses, populares desde os anos 80 aos 2000 no Japão.

Um grupo de investigação francês afirmou, num estudo, que a legislação europeia deve autorizar os fabricantes automóveis a vender automóveis ao estilo dos Kei Cars japoneses na Europa, como uma forma de disponibilizar aos consumidores do Velho Continente veículos elétricos sustentáveis e a preços acessíveis.

Segundo os investigadores, veículos elétricos sustentáveis e com preços acessíveis também ajudariam os fabricantes de automóveis europeus a enfrentar a concorrência oriunda da China e até incentivariam a inovação dos fornecedores.

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