Publicidade

Mitsubishi Fuso Truck Europe. Fábrica do Tramagal assinala 60º aniversário

Texto: Carlos Moura
Data: 13 de Março, 2024

Fábrica do Tramagal comemora este ano o seu 60º aniversário e constitui o pólo de produção dos camiões de gama ligeira da Fuso para a Europa.

A fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck Europe está a assinalar o seu 60º aniversário. Atualmente é um dos maiores empregadores da região e o terceiro maior fabricante de veículos automóveis de Portugal.

Em 2023, a fábrica do Tramagal produziu 11 800 veículos dos modelos Canter e eCanter da Fuso. A Mitsubishi Fuso Truck Europe constitui o pólo de produção da Fuso para camiões de gama ligeira para o mercado europeu.

“A paixão e o elevado nível de qualificação dos nossos trabalhadores é impressionante”, comenta Arne Barden, CEO da MFTE. “E com o nosso eCanter elétrico, nós impulsionamos a transformação – ao mesmo tempo – o nosso conhecimento e herança passados guiar-nos-ão para o futuro”.

Nos seus 60 anos já saíram das linhas de montagem da fábrica do Tramagal mais de 260 mil unidades, incluindo o camião ligeiro Fuso que começou a ser produzido em 1980. Atualmente, os veículos montados na Mitsubishi Fuso Truck Europe são comercializados em 33 países na Europa e em Marrocos.

Joint-venture com Berliet

A fábrica do Tramagal foi fundada em 1964 como uma joint-venture entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante de camiões francês Berliet. As operações de montagem a partir de CKD (completely-knocked-down) para a Mitsubishi Fuso Bus and Truck Corportation tiveram início em 1980. 

Nos anos seguintes, a fábrica produziu o camião ligeiro Fuso Canter para o mercado português, assim como o camião médio da Fuso, a pick-up Mitsubishi L200, o furgão L300 e o todo-o-terreno Pajero.

Inauguração da fábrica do Tramagal em 1964

Em 1990, a fábrica foi comprada pela Mitsubishi Motors Portugal. Seis anos depois, a Mitsubishi Motors Corporation assumiu o controlo e decidiu concentrar a produção no Fuso Canter. A fábrica tornou-se parte da Daimler AG em 2004, na sequência da aquisição da maioria do capital da Mitsubishi Fuso. Em 2017, a fábrica iniciou a produção em pequena série do primeiro camião elétrico da Fuso, eCanter. Desde 2023, que o novo Fuso eCanter é produzido em série.

Neutralidade carbónica

Em 2022, a fábrica alcançou a neutralidade carbónica, graças à geração no local de eletricidade “verde”. O objetivo é tornar-se uma fábrica com impacto ambiental positivo, continuando a ser desenvolvida a estratégia ecológica. A Mitsubishi Fuso Truck Europe está igualmente a testar tecnologias para a produção local de hidrogénio “verde”.

LEIA TAMBÉM
Fuso Canter. Fábrica do Tramagal iniciou produção da nova geração

Outra aposta na área da sustentabilidade consiste na redução do consumo de água. O novo sistema de tratamento de água já é responsável por 60% do processo de renovação da mesma que depois volta a entrar no ciclo de produção. Ao mesmo tempo, o sistema otimizado de recolha de águas pluviais contribuiu para uma irrigação mais sustentável das zonas verdes.

De geração em geração

Muitos trabalhadores já estão na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe há muito tempo e existem mesmo três ou quatro gerações de famílias que lá trabalham. Paulo Simão, diretor de compras, é um deles. O seu avô e pai também trabalharam na fábrica. E o seu filho Miguel seguiu a tradição. Atualmente trabalha na manutenção. 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe aposta na formação e desenvolvimento dos seus funcionários para acompanharem a transformação. No ano passado foi estabelecida uma parceria com o Instituto Politécnico de Tomar. O novo programa de formação, que vai proporcionar perspetivas de carreira aos jovens profissionais da região do Tramagal, irá ter início em 2024.