Exposição de Automóveis Clássicos na FIL de 6 a 8 de abril

Texto: Miguel Policarpo
Data: 23 Fevereiro, 2018

O Motor Clássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos – regressa à Feira Internacional de Lisboa (FIL). Nos dias 6, 7 e 8 de abril, a FIL é o palco de reunião de mais de 160 expositores de vários países.

O Motor Clássico volta à FIL de 6 a 8 de abril, reunindo mais de 160 expositores oriundos de diferentes países. Este,que é o maior evento português relacionado com o tema dos Clássicos e da História Automóvel, terá um programa diversificado que promete atrair não só os aficionados por clássicos mas também o público em geral. A edição do ano passado do evento contou com mais de 40 mil visitantes.

A programação da 14ª edição do Motorclássico dispõe de uma exposição temática dedicada ao 70º aniversário da Porsche, da presença do APM, um automóvel português com 80 anos esquecido do público, e do leilão de automobilia. A organização promove ainda passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, e outras actividades que relacionadas com o universo motorizado clássico.

A exposição ‘Porsche: 70 anos de evolução’ é um dos principais destaques do Salão Motorclássico. Este espaço dedica-se à marca de Estugarda e apresenta uma viagem pela história da Porsche, com recurso a modelos das várias décadas, desde o início aos dias de hoje, incluindo as variadas versões do 911.

O APM, o automóvel português esquecido, será revelado. Concebido em 1937, este carro é o resultado dos trabalhos de uma pequena oficina no Porto, pelas mãos de Libório Machado – que batizou a viatura com o nome do sócio António Pereira Machado. Este Clássico não aparece ao público desde 1945, altura em que foi exposto no rali “A Mundial”.

Os 70 anos da Land Rover e do Citroën 2CV serão sublinhados no evento. O Clube Land Rover de Portugal vai organizar o passeio Land Rover 70 Anos. Em relação ao icónico 2CV, serão apresentadas várias versões do modelo, inclusive um exemplar que percorreu apenas 4 km desde que saiu da fábrica de Mangualde.

Como é habitual no evento, destacam-se as atividades do “Passeio ACP ao Motorclássico” e da estreia do passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros. Decorrerá ainda, no dia 7 de abril, o Leilão de Automobilia, que contará com a transação de vários artigos referentes à história do automóvel. De realçar o lançamento de livros e a realização de entrevistas transmitidas em direto. Nas obras literárias, o evento acolhe o lançamento do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais”, de Pedro Manuel Monteiro

Um evento a não perder. Esta é uma oportunidade única para desfrutar da história automóvel em primeira mão.

Partilhar