Publicidade

Dizem as estatísticas. É na Europa de Leste que estão os carros mais antigos

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Agosto, 2020

A idade média do parque automóvel varia em função dos países e das regiões. Os automobilistas da Europa de Leste têm tendência para manter os seus veículos durante mais tempo do que na Europa Ocidental.

A idade média do parque circulante na Europa é de 10,8 anos para os automóveis, 10,9 anos para os comerciais, 12,4 anos para os camiões e 11,4 anos para os autocarros, segundo revelam as estatísticas da ACEA (Associação Europeia dos Construtores Europeus), relativas a 2018.

Estes valores variam em função do país e da região. Os automobilistas da Europa de Leste têm tendência a manter os seus veículos durante mais tempo do que os seus congéneres da Europa Ocidental.

No que se refere aos ligeiros de passageiros, a Áustria, o Luxemburgo e o Reino Unido têm o parque circulante com a idade média mais baixa na Europa, enquanto no campo oposto se encontram a Lituânia, a Estónia e a Roménia.

LEIA TAMBÈM
ACEA prevê queda de 25% nas vendas de carros na UE em 2020

Assim, a Áustria apresenta um parque circulante com uma idade média de 8,2 anos, enquanto na Lituânia, na Estónia e na Roménia esses valores se situam entre os 16,9 e os 16,3 anos. A Grécia e a República Checa também apresentam uma idade média elevada, de 15,7 anos e 14,8 anos, respetivamente.

Portugal com idade média superior

Na Europa Ocidental, a idade média do parque circulante é de nove anos na França e na Bélgica, de 9,5 anos na Alemanha e de 9,9 anos na Suécia.

No sul da Europa (Itália, Espanha e Portugal), os proprietários também mantêm os seus automóveis durante mais tempo do que a média da União Europeia de 10,8 anos. No nosso país, a idade média do parque automóvel é de 12,9 anos.

Como o Reino Unido deixou de pertencer à União Europeia e o Luxemburgo não é levado em conta nesta estatística devido à dimensão do seu mercado, a Áustria surge como o país com o parque automóvel mais recente da União Europeia.

Com uma idade média de 8,2 anos poder-se-á pensar que os austríacos trocam de automóvel sempre que é lançada uma nova geração do modelo.