Numa altura em as marcas automóveis avançam de acelerador a fundo rumo à mobilidade exclusivamente elétrica, um curioso estudo de mercado vem demonstrar, entre outras conclusões, que nem todos os proprietários de veículos elétricos conseguiu esquecer por completo a combustão. Ainda que, em termos de marcas automóveis, seja mais uns, que outros!
Levado a cabo pela empresa de estudos e análise do mercado automóvel S&P Global Mobility, o estudo em causa procurou apurar o índice de fidelização dos já proprietários de veículos elétricos (EV), nomeadamente, quanto à disponibilidade para comprarem um segundo automóvel zero emissões. Sendo que, dos dados apurados, foi possível concluir que, perto de metade dos proprietários de um EV, admitem comprar, sim, um segundo automóvel, mas a combustão.

Segundo este estudo, os donos de automóveis 100% elétricos que maior fidelidade revelam à tecnologia são, sem dúvida, os proprietários de um Tesla. Já que, destes, 76% admite comprar um segundo veículo, elétrico, não pensando regressar, e muito menos estrear-se, na combustão.
Quanto aos condutores das restantes marcas generalistas com propostas 100% elétricas na sua gama, apenas 52,1% garante que não pretende desistir da sua aposta na mobilidade exclusivamente elétrica ou até mesmo complementá-la com a manutenção de um segundo veículo a combustão. Pelo que, a comprar um segundo veículo, será, também ele, elétrico.
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Já entre as marcas premium, o nível de fidelidade à mobilidade elétrica parece ser um pouco maior, com o estudo da S&P Global Mobility a concluir, por exemplo, que 56,6% dos proprietários de um EV da Mercedes-Benz, estão na disposição de comprar um segundo automóvel, elétrico. Percentagem que, acrescente-se, também revela uma substancial subida entre os clientes da marca da estrela com esta certeza, os quais não ultrapassavam os 24,3%, no segundo trimestre de 2020.
Contudo, o mesmo se passa na maior parte das marcas rivais, com as taxas de fidelidade ao veículo elétrico a subir dos 25% para os 56,5% na Jaguar, dos 25,5% para os 50,1% na Audi, e dos 23,3% para os 36,8% no caso da Porsche.

Já na líder de mercado, Tesla, as taxas de fidelidade subiram dos 51,8% para os 76,7%.
Curiosamente e ainda entre os premium, a única marca, de entre as mais conhecidas, que registou uma descida na taxa de fidelização aos seus elétricos, foi a BMW – segundo a S&P Global Mobility, a percentagem de clientes da marca com modelos 100% elétricos que admitem comprar um segundo elétrico caiu dos anteriores 46,6%, para 45,9%.