Os veículos elétricos a bateria (BEV) constituem a opção mais competitiva para as empresas, defende o Estudo Mobilidade 2025 da Ayvens, apresentando o melhor custo total de utilização (TCO) em 48 dos 68 perfis de utilização analisados pela gestora de frotas.
Seguindo uma tendência do ano anterior, esta tipologia de viaturas já é mais competitiva em 88% dos segmentos de passageiros para quilometragens anuais de 30 000 km e continuará a ser a escolha mais económica para gestores de frotas em 2025.
O estudo da Ayvens adianta que as novas metas introduzidas pela União Europeia de redução das emissões médias de dióxido de carbono, a partir de 2025, vão obrigar os construtores a aumentarem as vendas veículos elétricos para evitar o pagamento de elevadas multas.
Apesar da Comissão Europeia ter flexibilizado recentemente o regulamento das normas de emissões de dióxido de carbono, os fabricantes europeus vão ser forçados a manter os fortes investimentos na mobilidade elétrica para recuperar quota de mercado face aos concorrentes chineses, os quais deverão continuar a crescer no Velho Continente. O estudo indica que mais de 50 novos modelos de veículos elétricos deverão chegar ao mercado este ano e com preços mais acessíveis.