Estrela da apresentação dos VinFast foi… David Beckham

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Outubro, 2018

Acabou por ser a presença do futebolista inglês, acompanhado da Miss Vietname 2018, Tran Tieu Vi, o maior destaque da revelação dos VinFast Lux A2.0 e Lux SA2.0, que decorreu no Salão de Paris

Compraria um automóvel do Vietname? Provavelmente, sem qualquer preconceito, escolheria uma viatura cujo país de origem tenha mais história e pergaminhos na indústria automóvel. Mas, para o mercado interno desta nação, a realidade é outra. Pelo menos a VinFast acredita nisso, partindo da máxima de que “o que é nacional é bom” . Esta é a nova marca vietnamita, que mostrou os seus dois primeiros modelos, um sedan e um SUV, no Salão de Paris. E fez isso na companhia de uma estrela nacional e outra mundial, a Miss Vietname 2018, Tran Tieu Vi, e o antigo jogador do Manchester United e Real Madrid, David Beckham.

Acabou por ser a presença do astro do futebol a grande surpresa desta revelação, no Salão de Paris, da VinFast, que vai atacar o mercado vietnamita com o sedan Lux A2.0 e o SUV Lux SA2.0. Estes são dois modelos cuja imagem tem uma grande particularidade. É que ela foi escolhida pelos potenciais futuros compradores. Explicando, foram submetidos a votos 20 esboços, com mais de 60000 pessoas a escolherem online os seus preferidos. Depois foi com o apoio dos transalpinos da Italdesign e da Pininfarina que se chegou a esta imagem final.

Após ter descoberto que “os desejos dos condutores vietnamitas e europeus são muito parecidos”, a Vinfast optou por motores a gasolina de 176cv e 231cv, conetados a caixas automáticas de oito velocidades da ZF. No caso do SUV apenas estará disponível o bloco mais potente, mas além da versão de tração traseira é disponibilizada uma opção com tração integral. Além do design e das motorizações, também em outras áreas a Vinfast recorreu aos mais altos patamares de exigência europeus. Como na segurança, já que os crash-tests serão realizados tanto em solo vietnamita como europeu.