Estes são os cinco carros novos mais baratos à venda em Portugal

Ainda existem carros novos baratos à venda. Conheça cinco cujos preços começam abaixo dos 20 mil euros, desde motores a combustão a elétricos.

O preço sempre foi e continua a ser o fator mais importante na compra de um automóvel. Seja num automóvel com motor a combustão, híbrido ou elétrico.

Nos dias que correm, parece cada vez mais difícil encontrar um carro novo por menos de 20 mil euros, sobretudo se estivermos a considerar um veículo elétrico.

Mas a verdade é que os veículos elétricos já estiveram mais longe de atingir a paridade de preço com os modelos equivalentes a combustão.

Exemplo disso, é a próxima lista que reunimos, que mostra como nos segmentos mais baixos estão atualmente à venda veículos novos com motor a combustão e motor elétrico por menos de 20 mil euros.

Dacia Sandero – desde 14 200 euros

O seu preço tem aumentado com o passar dos anos. Mas, ainda assim, pelo preço e novo, continua a ser o mais barato no mercado, e isso é um facto incontornável. A atualização tem chegada prevista para o próximo ano.

O acesso à gama atual faz-se com a versão Essential Eco-G 100, cujo preço começa nos 14 200 euros. Esta versão vem equipada com o motor de três cilindros turbocomprimido 0.9 cc de cilindrada que funciona a gasolina e GPL, debitando 100 cv de potência associados a uma caixa manual de seis velocidades.

Em termos de equipamento, como o nome da versão indica, é mesmo o essencial: conta com um rádio com ligação de Bluetooth e suporte integrado para o telemóvel, regulador e limitador de velocidade e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro.

Fiat Grande Panda – desde 16 859 euros

O acesso à gama do Fiat Grande Panda faz-se com a versão POP, que vem equipado com o motor 1.2  híbrido a gasolina com 100 cv, associados a uma caixa manual de seis velocidades. Cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos e anuncia 160 km/h de velocidade.

Nesta versão, vem equipado com um suporte integrado para o telemóvel no lugar do ecrã de infoentretenimento, entradas USB-C para carregamento rápido, faróis dianteiros em halogéneo e dez sistemas de segurança. 

Leapmotor T03 - desde 18 985 euros

Portugal foi um dos primeiros países europeus a receber o Leapmotor T03, o pequeno citadino elétrico da startup chinesa que formalizou uma joint venture com a Stellantis.

Ao contrário dos potenciais rivais, o Leapmotor T03 aposta na simplicidade da gama. Oferece apenas uma versão, sempre com motor dianteiro de 95 cv e bateria de 37,3 kWh, que garante 265 km de autonomia em ciclo combinado (WLTP) e até 395 km em ciclo urbano. O equipamento completo inclui jantes de 15 polegadas em liga de alumínio, teto panorâmico com cortina, ar condicionado e rádio com ligação Bluetooth.

Hyundai i20 – desde 19 145 euros

À data de publicação deste artigo, a Hyundai está com uma campanha que coloca o acesso à gama i20 por 19 145 euros. A versão em questão é o i20 1.2 MPi Comfort MY25, que está equipada com o motor 1.2 a gasolina com 84 cavalos e 112 Nm de binário.

Em termos de equipamento, o nível Comfort inclui ar condicionado manual, cruise control, comandos no volante, espelhos exteriores elétricos e aquecidos, sistema de navegação, ecrã de infoentretenimento com 10,25 polegadas, entre outros.

Citroën ë-C3 – desde 19 990 euros

A versão mais acessível do ë-C3, denominada “Autonomia Urbana”, está disponível por 19.990 euros e distingue-se por anunciar um alcance de até 212 km em ciclo WLTP. Está equipada com um motor de 113 cv (83 kW) e 125 Nm de binário, alimentados por uma bateria de 30 kWh.

Em termos de equipamento, o nível de entrada You acrescenta o mesmo equipamento que na versão com motor de combustão, dotando-o de retrovisores elétricos, head-up display, sensor de luz, entre outros.

Menção honrosa: BYD Dolpin Surf

Não devia ser incluído nesta lista pelo preço que ultrapassa a barreia dos 20 mil euros por 890 euros. Ainda assim, incluímos como menção honrosa por ser o elétrico mais barato da gigante chinesa BYD em Portugal, que sem o IVA incluído no preço começa nos 16 980 euros.

Na versão de entrada Active, o Dolphin Surf conta com um motor elétrico de 88 cv (65 kW) e 175 Nm de binário alimentados por uma bateria de 30 kWh, que garante até 220 km de autonomia (WLTP). Entre os argumentos para liderar o segmento A, o Dolphin Surf conta com um interior espaçoso e tecnologia de ponta.