Este Honda NSX-R custou o mesmo que dois Porsche 911 GT3 RS

Um exemplar da derradeira versão do Honda NSX atingiu um valor milionário num leilão em Itália. Valerá o preço?

O NSX-R é a derradeira versão do supercarro japonês da Honda. Estamos a falar da variante mais radical do lendário NSX, com apenas 140 unidades produzidas na sua segunda geração (NA2), que é o caso do carro leiloado.

Este Honda foi leiloado há uma semana pela Broad Arrow Auctions, durante o Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, em Itália, por 934 375 euros.

O valor terá sido o mais alto alguma vez pago por um NSX-R de segunda geração. Para efeitos de comparação, pelo mesmo preço, é possível adquirir dois Porsche 911 GT3 RS, cujo preço base ronda os 300 mil euros em Portugal.

Menos de 16 mil km

Debaixo do capô, que neste caso fica atrás do condutor e em posição central, está um motor V6 atmosférico de 3.2 litros de capacidade, a debitar 294 cv para as rodas traseiras e com recurso a uma caixa manual de seis velocidades.

Segundo a leiloeira, o exemplar em questão constava com menos de 16 mil quilómetros percorridos e o seu estado de conservação refletia-o. A pintura Championship White e as jantes BBS, no mesmo tom, encontravam-se em estado irrepreensível.

No interior, o estado de conservação era igual. Os bancos Recaro não apresentam qualquer desgaste, assim como todo o tecido em vermelho e os plásticos presentes no habitáculo.

A leiloeira não forneceu detalhes sobre os proprietários anteriores, mas especificou que o carro teve a sua correia de distribuição substituída em 2023. Assim sendo, achamos que está pronto para circular durante bastante tempo, isto é, se o novo proprietário tiver a intenção de o conduzir.

Porquê o valor tão alto?

A primeira geração do NSX assinalou o início de uma nova era na indústria automóvel. Já muito se escreveu sobre ele: como o Ayrton Senna ajudou no seu desenvolvimento, como a Honda venceu a Ferrari no seu próprio segmento. Assuntos não faltam.

Já a sua versão mais radical, é igualmente lendária por direito. Face ao NSX “normal”, acusava menos 100 kg, graças à utilização de diversos componentes em fibra de carbono, e por considerar opcional elementos como a direção assistida, ar condicionado e o sistema de som.

Apesar de a marca não anunciar quaisquer alterações mecânicas, muitos acreditam que o motor debita mais do que os 294 cv anunciados. Certo é que os 100 kg a menos face ao modelo “normal” podem contribuir para essa sensação.

Além disto, foi o primeiro modelo da Honda a estrear a icónica sigla R, que mais tarde tornar-se-ia na insígnia Type R, frequentemente associada às propostas mais desportivas da marca nipónica.