Este hipercarro italiano tem um V12 quad-turbo com 2118 cv

A Giamaro Automobili revelou o Katla, um hipercarro com um bloco V12 de 7 litros de capacidade e quatro turbos que debita 2128 cv de potência.

A Giamaro Automobili é uma marca italiana ainda recente, mas apresentou o Katla, um hipercarro que promete revolucionar o panorama automóvel com o seu motor V12 de 7,0 litros com quatro turbocompressores.

A configuração em si não é inédita – o Bugatti EB110 e o Zenvo Aurora também tinham um V12 com quatro turbos -, mas a novidade está no débito de potência.

São 2128 cv de potência e 2010 Nm de binário máximo, enviados apenas para as rodas traseiras e com recurso a uma caixa manual de sete velocidades.

A origem da Giamaro Automobili

A Giamaro pode ainda ser desconhecida na indústria automóvel, mas a equipa por de trás da empresa não é estranha ao mundo automóvel.

Para começar, o fundador da Giamaro chama-se Giacomo Commendatore, que foi nada menos que um dos investidores originais da Pagani, permitindo que o primeiro Zonda se tornasse realidade.

Já o líder do departamento da engenharia é Loris Bicocchi, conhecido pelo seu trabalho na Lamborghini durante os anos 70 (trabalhou no desenvolvimento do Countach e no Diablo, mais tarde), tendo passado ainda pela Bugatti (EB110, Veyron e Chiron), Pagani (Zonda), Koenigsegg  (CCX) e Dallara.

Katla

O Katla assenta numa estrutura monocoque em fibra de carbono. Em termos de dimensões e peso, é próximo das de um Corvette Z06 (C8) e acusa um peso total de 1451 kg.

A suspensão é de triângulos sobrepostos em alumínio, que dispõe de molas helicoidais montadas internamente nos amortecedores adaptativos. Para ajudar a controlar ainda mais os movimentos verticais da carroçaria, utiliza também uma mola de heave (uma barra de torção com uma rigidez específica que atua como uma barra estabilizadora).

Para o exterior e interior, a marca afirma querer oferecer um nível de personalização ainda mais profundo do que o presente nos supercarros e hipercarros atuais. Em termos de equipamento, apresenta dois ecrãs, um de instrumentos e outro de multimédia.

Quando chega?

Ainda não é conhecido o preço do Giamaro Katla, mas a empresa afirma já ter recebido depósitos para o primeiro ano de produção e tem previsto construir 30 unidades por ano.

A empresa também afirma ter mais modelos em desenvolvimento, esses sendo uma versão descapotável do Katla e ainda o Albor, um coupé de duas portas, tração traseira e com uma boa distância ao solo.