Este é o novo carro projetado pelo IST de Lisboa

Texto: Miguel Policarpo
Data: 26 Junho, 2018

Os alunos do Instituto Superior Técnico apresentaram ontem o seu 8º carro de competição para a Formula Student, o FST08e. Com tecnologia 100% portuguesa, este monolugar demonstra todas as capacidades dos alunos da instituição de ensino.

A equipa da FST Lisboa, constituída por 39 alunos de 7 cursos diferentes, construiu o seu oitavo protótipo, o FST08e, apresentado ontem no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Desenvolvido em tempo recorde – um ano letivo – o desafio foi completado com sucesso e os alunos deram a conhecer a sua proposta para a conquista da Formula Student. O FST08e é um monolugar com quatro motores elétricos AC de ímanes permanentes, capaz de desenvolver 175cv de potência e de atingir os 130 km/h. A bateria de polímeros de lítio tem capacidade para 8kWh.

Outras caraterísticas do FST08e são o chassis monocoque e suspensão ‘push rod’ de duplo triângulo em fibra de carbono pré-impregnada, uma rede de sensores e o sistema de controlo que distribui a energia. A inclusão de um pacote aerodinâmico com DRS é também uma novidade e, sendo uma viatura de competição, o peso é importante. Dai que o peso final do FST08e na ordem dos 220kg, seja outro elemento a destacar. Um projeto ambicioso, desenvolvido minuciosamente e num reduzido espaço de tempo.

Vídeo: Momento de revelação do FST08e

 

“O FST 08e teve como filosofia de design, o aumento de fiabilidade através da consolidação dos processos existentes e soluções conhecidas, associadas à redução de peso e ao aumento do tempo de testes”, disse Henrique Karas, líder da equipa do FST Lisboa. “Foi um grande desafio desenvolver este protótipo em apenas um ano e só foi possível com o empenho de toda a equipa e o apoio dos nossos patrocinadores. Será um grande orgulho representar Portugal, o Instituto Superior Técnico e os nossos patrocinadores nas competições internacionais”, acrescentou este estudante do Instituto Superior Técnico, que tirou um ano sabático para trabalhar no projeto.


A Skoda é uma das marcas automóveis que mais aposta na formação e apoio a estudantes. Veja aqui o mais recente projeto, um SUV descapotável, que foi criado pelos jovens que estagiaram nas instalações do fabricante checo


O projeto contou com o apoio da Novabase, empresa que acompanha os alunos do IST na produção destes protótipos desde 2010.“A nossa participação ativa neste projeto tem dois objetivos: por um lado investir em Investigação e Desenvolvimento tecnológico, num contexto multidisciplinar e de competição internacional e, por outro, criar uma maior proximidade com os estudantes e, desta forma, estarmos ligados aos desafios e ambições de novos talentos numa perspetiva global”, sublinhou Nelson Teodoro, Diretor de Marketing da Novabase.

A FST Lisboa, criada em 2001, desenvolveu 8 protótipos, três deles equipados com motores de combustão interna e 5 totalmente elétricos.

FST01
FST03
FST04
FST06
FST07
Fotogaleria: Modelos anteriores

 

O monolugar vai representar o IST na Formula Student já no próximo dia 11 do próximo mês no FSE Italy, em Varano de Melegari. Seguem-se o FS Czech, em Most, a 31 de julho, e o FS Spain, em Barcelona, marcado para 21 de agosto.