Este é o novo SUV mais rápido de sempre

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Fevereiro, 2019

Chegou o Bentley Bentayga Speed, que faz total justiça ao nome que recebeu pois apresenta-se como o SUV mais rápido do mundo, entre os modelos de produção em série

Quando pensamos em modelos da Bentley, as primeiras palavras que surgem no pensamento são luxo e requinte. Mas desde 2007, quando surgiu com o Continental a sigla Speed, que a marca tem tentado associar também adjetivos como entusiasmante e desportivo aos seus modelos. Agora essas propostas ganham ainda maior visibilidade, pois foi lançado pelo fabricante britânico o SUV mais rápido do mundo, entre os modelos de produção: o novo Bentley Bentayga Speed.

W12 cheio de Speed

O que fez a marca para atingir este feito? Levou para novos extremos as capacidades do W12 6.0l biturbo, que debita 635cv e 900Nm, e adicionou novos “pós mágicos” às afinações do modelo. O que significa que agora a velocidade máxima do Bentley Bentayga Speed sobe 5 kmh, para os 306 kmh (superando o Lamborghini Urus pela margem mais pequena que era possível), enquanto a capacidade de aceleração segue tendência inversa, descendo dois décimos de segundo no sprint 0-100 km/h, de 4,1 segundos para 3,9 segundos. Ou seja, Speed não falta a este Bentayga… até porque a marca aplicou nesta versão os conhecimentos obtidos em 2018 quando assinou o recorde do seu segmento na famosa escalada a Pikes Peak.

 

Como em toda a gama deste modelo, também no SUV mais rápido de sempre temos de origem a tração integral, o bloqueio eletrónico do diferencial, o controlo dinâmico Dynamic Ride com rede elétrica de 48 volts e ainda os oito modos de condução. Mas com o modo desportivo especialmente adaptado para o Bentley Bentayga Speed, em que a dinâmica de condução superior é garantida pela suspensão mais firme, resposta do motor e da caixa automática de oito velocidades melhoradas e ainda pela afinação específica do controlo dinâmico. Além disso, para inspirar o condutor a carregar com toda a força no acelerador, esse comportamento é sinónimo de um som bem mais animado a sair dos escapes.

 

Travagem escaldante

Entre os opcionais disponíveis para o SUV mais rápido de sempre merece especial destaque o sistema de travagem carbocerâmico. Não tanto pelo peso, embora sejam de assinalar os 20kg a menos, mas especialmente pela resistência à fadiga. Capaz de atingir os 6000Nm de força durante as travagens, este sistema tem ainda capacidade para fazer o seu trabalho mesmo quando a sua temperatura vai além dos 1000º Celsius.

Design à imagem das capacidades

Obviamente o Bentley Bentayga Speed mantém as principais características estéticas do SUV, mas faz pequenos cambios para oferecer um feeling mais desportivo. Como, por exemplo, com a introdução de um contorno escurecido em redor das óticas, as jantes de 22” e também apontamentos a preto para o para-choques e grelha na frente. E está particularmente visível o spoiler no prolongamento do teto.

 

Já a bordo, merece especial referência o tablier em fibra de carbono, mas também os pespontos contrastantes a dourado. E, além disso, como acontece com todos os Speed da Bentley, também neste modelo são apenas permitidos quatro ocupantes, ao invés dos cinco habituais. A terminar, destaque para os vários logos a indicar que se trata da versão mais desportiva da gama.

Partilhar