Esta ID. Buzz vai atravessar 75 países para bater um recorde elétrico

Rainer Zietlow está a dar a volta ao mundo ao volante de um Volkswagen ID. Buzz 100% elétrico. A missão? Bater um recorde mundial, e Portugal fez parte da rota.

A mobilidade elétrica está, literalmente, a dar a volta ao mundo.

Rainer Zietlow iniciou uma aventura inédita com o objetivo de estabelecer um novo recorde mundial: visitar o maior número de países numa só viagem com um veículo 100% elétrico.

Ao volante de um Volkswagen ID. Buzz, Zietlow e a sua equipa vão atravessar 75 países ao longo de oito meses, numa jornada que arrancou em Hanôver, na Alemanha, e que incluiu uma paragem em Lisboa, no concessionário Volkswagen Veículos Comerciais Soauto VGRP.

Não é a primeira aventura de Zietlow

Aos 55 anos e com oito recordes do Guiness World Records no currículo, Zietlow tem vasta experiência neste tipo de desafios.

 “Já viajei por mais de 110 países e cheguei ao Qatar com o antecessor do meu ID. Buzz”, afirmou Zietlow em comunicado.

Natural de Mannheim, na Alemanha, preparou esta expedição ao longo de seis meses. Uma das suas vantagens, segundo o mesmo, é já conhecer muitos dos países por onde irá passar, o que facilita a logística de uma viagem com esta dimensão.

Tecnologia adaptada para todo o tipo de estradas

O ID. Buzz utilizado é uma versão de produção, equipada com uma bateria de 86 kWh que garante cerca de 400 km de autonomia por carregamento.

A única modificação é um carregador de bordo adicional, capaz de receber corrente alternada (AC) de alta tensão — até 125 amperes — e convertê-la em corrente contínua (DC).

Segundo Zietlow, este sistema será essencial em países com uma menor infraestrutura de carregamento, como o Turquemenistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão.

A volta ao mundo começa em Hanôver e termina em Vancouver

O itinerário levará Zietlow e a sua equipa até à Nova Zelândia, no extremo oriental da rota, seguindo depois até Vancouver, no Canadá, no extremo norte do lado ocidental.

A viagem, que pode acompanhar em tempo real através desta ligação, será feita por estrada sempre que possível, com recurso a travessias marítimas apenas quando absolutamente necessário ou para cumprir procedimentos aduaneiros.

Graças aos seus parceiros, o fornecimento de peças sobressalentes para o ID. Buzz está assegurado em caso de emergência em todos os países da rota.