Publicidade

Esta driftter palestiniana queima borracha contra os preconceitos

Texto: Nuno Fatela
Data: 16 de Dezembro, 2017

A Red Bull colocou em destaque, no início de dezembro, a história de Noor Daoud, uma jovem palestiniana que conseguiu afirmar-se num mundo onde os homens ainda dominam: as corridas de drift.

Noor Daoud é um verdadeiro exemplo de coragem, força e perseverança, pois desde que decidiu seguir o seu sonho, conseguindo em 2009 dar início à sua carreira no desporto motorizado, tem vindo a dar provas do seu talento. Na verdade, os desafios desta jovem palestiniana começaram bastante antes, pois além de ter de combater os preconceitos de uma sociedade machista e que não vê com bons olhos o seu gosto pelas corridas de drift (alguns afirmam mesmo que esta prática é proibida, ou haraam), também teve de aperfeiçoar a sua técnica, antes de se tornar profissional, num cenário de guerra.

Isto porque os seus locais de treinos eram, variadas vezes, parques de estacionamento de supermercados que estavam ao alcance das balas dos soldados israelitas. Noor Daoud foi uma das protagonistas do documentário a pilotos do sexo feminino da região onde nasceu, a obra Speed Sisters, que foi até já premiada internacionalmente. Esta película foi lançada em 2015, mas já anteriormente, em 2013, as Speed Sisters tinham ganho notoriedade quando levaram o famoso Anthony Bourdain a bordo dos seus carros para umas aventuras. Neste curto vídeo onde a Red Bull faz uma retrospetiva ao seu trajeto e a apresenta como um exemplo de preserverança e vontade de alcançar os seus sonhos, Noor Daoud mostra que talento não lhe falta…