Publicidade

Espírito de líder: Audi A5 Sportback

Texto: Júlio Santos
Data: 20 de Fevereiro, 2017

É alemão mas tem espírito suíço: tem qualidade, classe e é multiusos. O novo Audi A5 Sportback aprofunda as características que o tornaram num líder: tem a aparência dinâmica de um coupé e a funcionalidade das melhores berlinas de prestígio. Chega cheio de equipamentos novos e sem aumento de preço ( a partir de 47760€).

Está já disponível em Portugal o novo Audi A5 Sportaback que aprofunda a receita de sucesso que celebrizou a anterior geração: uma carroçaria de linhas fluidas, muito dinâmicas, como só um coupé consegue oferecer, mas com a funcionalidade e o conforto das berlinas premium dos segmentos superiores; é um carro de empresa perfeito, mas a facilidade de acesso a todos os lugares, o conforto e o amplo espaço para pessoas e bagagem, permitem-lhe responder às necessidades de qualquer família. Tanto mais que conta, de série, com todos os mais avançados dispositivos de segurança, como o sistema de travagem autónoma, a que se juntam os mais avançados sistemas de entretenimento e conectividade, como ligação à internet (email, música favorita etc) que possibilita o acesso a um exclusivo mundo de serviços Audi.

O novo Audi A5 cresceu ligeiramente face ao modelo que agora se despede, o que lhe possibilita o já referido aumento do espaço (na traseira, por exemplo, temos mais 28 milímetros para os joelhos), além de lhe conferir uma aparência muito mais elegante. Na verdade, olhamos para o A5 Sportback e além de percebermos imediatamente que estamos perante um carro totalmente novo (a confusão com o atual é impossível) mais importante, por ventura, são as pequenas subtilezas estilísticas, como as nervuras no capot ou nos painéis laterais, que lhe sublinham a dinâmica.

A par do interior, que prima pela decoração e construção cuidada, outra evolução importante deu-se ao nível da mecânica. Além de uma nova suspensão, que pode ser de amortecimento variável, controlado a partir do Audi Select Drive que passa a ser de série, destaque para as novas caixas de velocidades, de engrenamento mais rápido e mais leves, no caso da caixa automática S-Tronic. A par da transmissão, também os motores foram objeto de melhorias que se traduziram num aumento de potência e redução de consumos.

No lançamento que agora se inicia o Audi A5 Sportback conta com motores diesel e a gasolina TFSI (turbo de injeção direta) com potências que podem chegar aos 354CV, no caso da versão S5. O destaque, em Portugal, vai, naturalmente, para a versão 2.0 TDI, com 190 CV, que pode contar com caixa manual ou automática (S-Tronic) com o preço a iniciar-se nos 47760 euros, uma valor muito semelhante ao atual, mesmo que, como dissemos, o novo A5 Sportback conte com muitos equipamentos de última geração.