Os equipamentos mais procurados pelos futuros compradores de veículos automóveis são os carregadores de indução, os bancos dianteiros aquecidos e os sensores de chuva, segundo revelam as conclusões de um estudo realizado pela consultora AutoPacific.
Os fabricantes automóveis têm vindo a introduzir cada vez mais tecnologia nos veículos, sendo que alguma é de uma grande utilidade e outra nem por isso. A consultora AutoPacific inquiriu mais de 14 mil condutores acerca dos equipamentos que estão no topo das suas prioridades.
Designado “Future Attribute Demand Study” (Estudo de Procura de Atributos Futuros), este trabalho procurou descobrir quais são as opções de conforto e conveniência que querem os proprietários de novos carros. Para o efeito foram inquiridos 14 900 condutores que pretendem adquirir automóvel nos próximos três anos.
O estudo envolveu compradores de todos os tipos de motorizações, incluindo combustão, híbridas e elétricas. O questionário englobou 163 equipamentos diferentes, incluindo alguns específicos apenas veículos elétricos como o carregamento bidirecional.
Principais escolhas
O equipamento mais referido o carregador de indução para os passageiros da frente e traseiros, com 44% e 37%, das respostas, respetivas. Em terceiro lugar, com 37%, surgem os bancos dianteiros aquecidos e/ou ventilados.
Os sensores de chuva recolheram 36% das respostas, o tecto panorâmico 35%, as definições de perfil do condutor 35%, a tomada doméstica 34%, o párassol para os passageiros dos bancos traseiros 33%. O sistema de alerta de trânsito traseiro com travagem de emergência automática é referida por 32% dos inquiridos e o compressor de de ar de bordo.
Apesar de alguns equipamentos como tecto panorâmico ou o sistema de alerta de trânsito traseiro sejam já bastante comuns, quer em veículos elétricos, quer de combustão, outros como os perfis de condutor também já se começaram a generalizar.
Perfis de condução
“A definição do seu próprio perfil de condutor obriga a algum trabalho de casa inicial, mas depois de concluído constitui uma experiência bastante positiva, com o veículo a ajustar automaticamente o assento, os espelhos, o volante, as estações de rádio e muitas outras preferências pessoais quando se entra no veículo”, afirma Robby DeGraff, gestor de estudos de produto e consumidores da AutoPacific.
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Apesar de ter sido realizado nos Estados Unidos, as conclusões deste estudo também deverão ser extensíveis ao mercado europeu, já que não deverão haver grandes discrepâncias nas preferências dos consumidores.