Volvo V60 B4 AWD Cross Country. ‘Must have’

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Agosto, 2021

Sucesso dado a conhecer, pela primeira vez, em 1997, então tendo por base a carrinha V70, o fenómeno Cross Country mantém-se vivo, agora, também na V60, com propulsão híbrida B4 e tracção integral. Inquestionavelmente cativante, para a Volvo, continua a ser aquilo a que muito bem se poderia chamar de um modelo ‘Must have’.

Expressão inglesa muito aplicada na Moda, ‘Must have’, ou, em português, ‘Obrigatório ter’, e que é o título escolhido para este artigo, procura, no fundo, expressar aquilo que, para a Volvo, é, hoje em dia, um modelo de produção (quase) obrigatória – não apenas devido ao impacto, significado e imagem que aporta à marca, mas também em resultado da extensa falange de adeptos que continua a engrossar.

De resto e a contribuir para esta certeza, o facto da V60 Cross Country – também existe a V90 Cross Country… – corresponder àquela que é, atualmente, uma imagem especialmente valorizada no mercado atual – a dos automóveis de características mais aventureiras. Com a carrinha sueca a replicar muitos dos predicados tão apreciados nos “rivais” SUV, como é o caso da maior altura ao solo (21 cm) ou das protecções em plástico nos limites da carroçaria. Acrescidas, ainda, das (supostas) protecções metálicas inferiores, no seguimento dos pára-choques.

Foto: Turbo

Ao mesmo tempo e porque a imagem de família também importa, todos os elementos que contribuem para a personalidade da atual geração Volvo, neste caso, materializadas num corpo de carrinha com quase 4,8 metros de comprimento, não apenas atraente sob os mais diferentes ângulos, como também a prometer generosa habitabilidade e espaço de carga.

Mesmo que, depois, nem tudo se confirme na plenitude…

INTERIOR

Elemento de pleno direito numa família premium, a Volvo V60 Cross Country demonstra esse mesmo posicionamento, desde logo, na elevada qualidade de construção e de materiais. Ambas emolduradas por linhas personalizadas e que procuram expressar, em todas as soluções estilísticas, a origem escandinava, e alternativa – aos modelos alemães, bem entendido… – do modelo.

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A par da estética, sem dúvida, atraente e intrinsecamente estatutária, uma preocupação com o conforto, patente, desde logo, na posição de condução, de excelente nível (volante e banco multireguláveis), mesmo com uma visibilidade traseira que só a presença de uma câmara traseira consegue garantir.

Foto: Turbo

Conforto que, aliás, se estende aos restantes lugares, com a excepção que confirma a regra a vir do lugar do meio. Penalizado não somente por um banco mais firme e menos acolhedor, como também por um túnel de transmissão demasiado volumoso. E, por isso, a recomendar a utilização, de forma pontual, ou preferencialmente por crianças.

Quanto à bagageira, premiada com um portão de funcionamento elétrico e que pode ser operada, inclusivamente, passando o pé por baixo do pára-choques traseiro, um espaço de carga com uma capacidade inicial de 529 litros, mas que a possibilidade de rebatimento 60:40 das costas dos bancos traseiros, totalmente na horizontal e no seguimento do piso da mala, permite aumentar até aos 1.441 litros. Ainda que com o valor inicial a ser mais do que suficiente para acomodar as bagagens de uma família de quatro, mantendo, por baixo do piso falso, um alçapão, onde surge um inesperado pneu sobressalente temporário… infelizmente, opcional, e com um preço extra de 148€.

MECÂNICA

Hoje em dia disponível no mercado nacional apenas com uma motorização, a V60 Cross Country opta, assim, por uma solução de propulsão a que a Volvo decidiu dar o nome comercial de B4. E que, basicamente, é sinónimo de um quatro cilindros 2.0 litros turbodiesel, a anunciar 197 cv de potência e 420 Nm de binário, mas que, fruto da conjugação com um motor elétrico, a garantir mais 14 cv e 40 Nm, assim como com uma bateria de iões de lítio, passa a prometer um valor combinado de 211 cv e 460 Nm de binário. Sendo, também, possível, “visualizar” o funcionamento de todo o sistema, através da apresentação de uma pequena bateria no painel de instrumentos, sempre que, ao levantarmos o pé do acelerador, a bateria começa a receber energia proveniente do sistema de recuperação de energia na desaceleração e na travagem.

Foto: Turbo

Proposto de série com transmissão automática de oito velocidades, esta motorização híbrida assume-se, de resto, como garantia de uma resposta convincente, da qual faz parte uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos, assim como uma velocidade máxima fixada nos 180 km/h. Embora e também de uma sonoridade que poderia estar menos presente, assim como de consumos que, apesar das promessas de médias a rondar os 6 l/100 km, acabam ficando mais próximo dos 8 litros.

TECNOLOGIA

Consequência de um nível de equipamento – Cross Country – que é também um dos mais completos na gama, a mais aventureira das V60 tem garantida, logo à partida e sem necessidade de recurso à lista de opcionais, uma extensa lista de tecnologias e funcionalidades. Entre as quais, um volante multifunções de óptima pega, mas cujos comandos conseguem ser um autêntico quebra-cabeças para os menos familiarizados com os veículos da marca sueca. Aliás e depois de vários dias a utilizar o modelo como carro de família, mantém-se a incógnita sobre a forma de acesso a alguns menus…

Foto: Turbo

Pelo contrário, sem grandes dificuldades em termos de compreensão, surge o painel de instrumentos 100% digital e, principalmente, o já emblemático ecrã ecrã táctil central, de dimensões generosas, este sim, um bom exemplo de funcionalidade e intuitividade.

Finalmente e quanto às tecnologias de apoio à condução, o reafirmar da já proverbial preocupação da marca de Gotemburgo com a segurança de veículo e ocupantes, traduzida na presença, não apenas da tracção integral, para maior eficácia nos pisos e trajectos mais difíceis, como também e entre outras tecnologias, do Oncoming Mitigation – tecnologia que, em questão de segundos, prepara a V60 para uma possível colisão frontal, aplicando tensão nos cintos e travando a fundo. Ou, ainda e entre muitos outros sistemas, da Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem…

AO VOLANTE

Modelo emblemático na oferta do fabricante automóvel de Gotemburgo, a Volvo V60 Cross Country reflecte esse mesmo posicionamento, ao volante, através de uma afirmação, mais pelo conforto e condução preferencialmente descontraída, do que propriamente por um desempenho particularmente acutilante ou preciso.

Exibindo uma direcção, ela própria, concebida segundo os mesmos parâmetros, nem mesmo o seleccionar do modo Dynamic, no sistema de modos de condução, , consegue garantir maior eficácia e feeling da parte da carrinha. A qual, mesmo passando a exibir uma resposta mais célere da parte do motor e da caixa de velocidades, assim como um maior peso na direcção, continua a mostrar que esse não é, definitivamente, o seu espírito. Mais direccionado, sem dúvida, para a salvaguarda do conforto dos ocupantes, mesmo quando em terrenos mais acidentados onde a suspensão, permissiva no alcatrão, mostra toda a sua valia.

Aliás, é também no fora-de-estrada, que esta V60 Cross Country volta a fazer frente a muitos SUV do nosso mercado, graças não somente à mais-valia do já referido sistema de tracção integral, como também de um modo Off-Road, acessível e seleccionável através do ecrã táctil do sistema de infoentretenimento. E que, inclusivamente suavizando, ou até mesmo anulando, a acção de alguns sistemas importantes, mas no alcatrão, consegue ser um bom contributo para que o condutor enfrente a maior parte dos desafios com dose maior de confiança… e conforto.

VEREDICTO

Solução alternativa à moda cada vez mais implementada dos SUV e crossovers, a Volvo V60 Cross Country destaca-se pela imagem atraente, emblemática e estatutária, boa habitabilidade e óptima capacidade de carga, além de um equipamento e tecnologia muito completos.  Argumentos que, mais do que esconderem algumas limitações, conseguem manter esta carrinha mais aventureira, como um modelo quase obrigatório, na oferta da marca sueca. Ou, dito de outra forma, como uma espécie de ‘must have’…

Foto: Turbo

 

Gostámos Gostámos

Bagageira

Um mundo para espaço, para uma família de quatro elementos ou mais, com a aliciante extra de um portão de abertura elétrica e outras soluções funcionais sempre bem-vindas.

Aptidões offroad

Mesmo com uma maior distância entre eixos e posicionamento mais familiar, esta V60 Cross Country consegue levar-nos a sítios que muitos SUVs da nossa praça só consegue admirar… de longe.

Estética

Inquestionavelmente atraente no seu aspecto offroad, a V60 Cross Country junta a este argumento uma imagem claramente estatutária, que só casa na perfeição com as ambições de aventura.

Não Gostámos Não Gostámos

Consumos

Impulsionada um bloco turbodiesel, agora já com apoio elétrico, a verdade é que esperávamos melhores médias nos consumos, do que aquelas que se vieram a revelar…

Banco do meio

Com boas quotas de habitabilidade nos restantes lugares, um túnel de transmissão generoso, a par de um banco pouco acolhedor, acabam limitando fortemente a utilização do lugar traseiro do meio.

Comandos no volante

Personalizados e de aspecto simplificado, os comandos no volante multifunções da carrinha sueca conseguem ser um autêntico quebra-cabeças para quem não está familiarizado com os modelos da marca sueca

 

Volvo V60 B4 AWD Cross Country

Preço 58 844€ (66 977€, com opcionais)
Motor 4 cil. Diesel, 1.969cc, com injecção directa, turbocompressor + motor elétrico
Potência Combinada 211 cv às 4000 rpm
Binário Combinado 420 Nm às 1750-2750 rpm
Transmissão Integral, Auto, 8 vel.
Peso 1.924 kg
Comp./Larg./Alt. 4,78/1,85/1,49 m
Dist. entre eixos 2,87 m
Mala 529 – 1441
 l
Desempenho 8,2s 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx.
Consumo 6,0 (8,1*) l/100 km
Emissões CO2 156 g/Km

* Medições Turbo

Equipamento
Série: Jantes em liga leve de 18″, ponteiras de escape duplas integradas, barras de tejadilho em alumínio brilhante, porta da bagageira elétrica, entrada sem chave, volante e estofos em couro, bancos dianteiros Comfort totalmente reguláveis, sistema de climatização de duas zonas, caixa automática Geartronic de 8 velocidades, tracção integral (AWD), Hill Descent Control, Whiplash Injury Protection System, Cruise control, limitador de velocidade, Tyre Pressure Monitoring, Informação de Sinais de Trânsito, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Oncoming Lane Mitigation, Chassis Touring, Assistência ao Estacionamento (atrás) e Temporary Mobility Kit