Skoda Octavia Break iV. Cada vez melhor!…

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Maio, 2021

Reconhecida como uma das mais competentes carrinhas do mercado, a Skoda Octavia Break acaba de ganhar uma cada vez mais importante motorização híbrida plug-in. Que, acrescida da sigla iV, faz desta carrinha checa uma proposta cada vez melhor!

A entrar naquela que é a sua quarta geração, a Skoda Octavia está, inquestionavelmente, cada vez melhor! A começar, no aspecto exterior, agora mais marcante e atraente, resultado de linhas esculturais a respirarem sofisticação e estilo. Tudo isto, numa carroçaria, desde logo, mais crescida e madura – mais 22 mm em comprimento, no caso da Break, além de 15 mm, na largura.

Mercê deste crescimento, um aumento da volumetria, com a bagageira a ver subir a sua capacidade 30 litros, para os 640 litros, mas não nesta versão iV. Já que as baterias acabam roubando espaço sob o piso e, assim, reduzindo a capacidade para 490 litros. Mantendo, contudo, algumas das soluções funcionais que justificam o mote da marca – “Simply Clever”…

INTERIOR

Entrando no habitáculo, as mesmas linhas hoje em dia mais limpas e, ao mesmo tempo, mais sofisticadas, acrescidas do toque tecnológico transmitido pelo quase desaparecimento dos botões físicos – resta apenas um “teclado” na consola central -, substituídos pelos hoje em dia muito na voga comandos hepáticos. Presentes no novo volante multifunções de dois raios, óptima pega, mas também de design algo… invulgar, a partir do qual passa a ser possível operar um total de 14 funções distintas.

Igualmente novo, o painel de instrumentos digital, no qual apenas falta a autonomia elétrica, assim como o generoso ecrã tátil central, parte do sistema de infoentretenimento e com a curiosidade de, também, ele abdicar de botões físicos. Ainda assim, mais acessível que, por exemplo, o botão Start, colocado não no tablier, mas na coluna de direcção…

Convincente e ajudar ao conforto, a habitabilidade, mesmo com um túnel de transmissão bem presente e um banco ao meio sem o mesmo conforto dos restantes. Cujo passageiro, ainda assim, não deixará de ficar agradado com a qualidade geral e solidez da construção.

MECÂNICA

Mas se a vivência no habitáculo transmite o importante salto qualitativo registado pela nova geração Skoda Octavia Break, a estreante motorização híbrida plug-in, representa o olhar para o futuro. Traduzida e para começar, num bem conhecido quatro cilindros 1.4 litros Turbo com injecção directa e intercooler, a anunciar 150 cv entre as 5.000 e as 6.000 rpm, mas que o acréscimo de um motor elétrico, responsável por ajudar a impulsionar a Octavia e a garantir mais 116 cv de potência, faz disparar os valores finais para 204 cv e 350 Nm de binário.

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Recorrendo a uma caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades, assim como um sistema de tracção apenas dianteira, a Octavia socorre-se, ainda, de uma bateria de 10,4 kWh para, não apenas arrancar sempre em modo elétrico, como também garantir até 56 km de autonomia 100% elétrica (E-Mode). Com o recarregar da mesma a poder ser feito em tomadas AC com potências de carga até 3,6 kW, podendo, depois, demorar entre 3,5 e 5 horas para repor a totalidade da capacidade.

Quanto a consumos, uma média de 8,7 kWh/100 km, mercê de uma utilização com uma velocidade média de 29 km/h, ao mesmo tempo que, na gasolina, o registo terminou com um consumo combinado de 5,6 l/100 km. Valor, diga-se, não é nada mau, até porque, a partir de certa altura, a energia nas baterias acabou e a eficácia do sistema de recuperação de energia não é propriamente uma referência…

TECNOLOGIA

Mais um domínio em que a carrinha checa exibe importante evolução, com o aspecto mais visível a serem, sem dúvida, os ecrãs digitais. A começar pelo novo painel de instrumentos de 10,25″ 100% digital e, principalmente, o novo e generoso ecrã táctil de 10″, parte do sistema de infotainment. O qual, no entanto, além de um layout algo… pobre, mercê de ícones discretos, tem ainda o facto de abdicar de botões físicos, preferindo os congéneres hepáticos, que também é possível encontrar no volante. E que, infelizmente, não conseguem ser tão funcionais ou eficazes quanto a solução tradicional. Além do próprio sistema exigir bem mais passos, nalgumas funcionalidades, do que seria desejável…

Aliás e é fácil elogiar a estreia de algumas tecnologias que estão na moda, como é o caso do carregador wireless para (alguns) smartphones, já outras, como é o caso da exclusividade dada, tanto à frente como atrás, às entradas USB-C, torna-se bem mais difícil de entender. Até pela a ainda pouco disseminação desta solução.

AO VOLANTE

Embora anunciando, logo à partida, uma potência combinada de 204 cv, a verdade é que, bastará olhar para os 7,8 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, para, de certa forma, perceber as aspirações da nova Skoda Octavia Break iV. E que, nem mesmo o seleccionar do Sport, no sistema de modos de condução onde também é possível encontrar outras opções como o Eco, Normal e Individual – este último, a permitir ajustar, em função do tipo de condução, o chassis, direcção, propulsão, assistência das luzes e climatização -, consegue alterar.

Assim e assumindo claramente um posicionamento a pensar na família, a que não falta sequer o desempenho suave e silencioso do sistema de propulsão, a ajudar ao conforto e à descontracção de que é possível desfrutar no lugar do condutor, marcado por um banco confortável e um volante a anunciar uma direcção competente, ambos com amplos ajustes, há, acima de tudo, que aproveitar as qualidades há muito reconhecidas a esta carrinha checa, excelente companheira em viagens mais longas. Mas também e a partir de agora, uma solução (ainda) mais competente e agradável nos percursos citadinos.

VEREDICTO

Tal como já o dissemos logo no início deste texto, a Skoda Octavia Break está cada vez melhor – bonita, bem construída, confortável, versátil, espaçosa e, a partir de agora, também com um sistema PHEV que facilmente agradará a qualquer condutor que procure um excelente familiar. Nós, pelo menos, comprávamo-la!

GostámosGostámos

Funcionamento do sistema PHEV

Suave, discreto, além de revelando uma elevada disponibilidade, o sistema PHEV utilizado pela Octavia é uma verdadeira mais-valias para as famílias. Fazendo lamentar, apenas, que não tenha maior autonomia elétrica

Conforto

Continua a ser um dos grandes argumentos desta carrinha checa, a par da habitabilidade. Argumentos, de resto, sempre muito valorizados num automóvel de família

Tecnologia

Um dos aspectos em alta nesta Octavia Break iV, e não apenas fruto do sistema PHEV, mas também das muitas tecnologias acessórias e de apoio à condução.

Não Gostámos Não Gostámos

Colocação do botão Start

Especialmente tomando em linha de conta o salto qualitativo que esta carrinha checa mostra, a colocação do botão Start, na coluna de direcção, ao invés de no tablier, é uma das opções que menos se compreende. Ainda mais, porque já vem de trás…

Bagageira

Os engenheiros da Skoda ainda tentaram suavizar as coisas, mas um decréscimo de 130 litros, numa carrinha, não deixa de ser algo de considerável.

Entradas USB-C

Compreendemos que possa ser o futuro, mas a verdade é que, pelo menos por enquanto, as entradas USB-C ainda não são a solução com utilizada no mercado, o qual continua a manter, maioritariamente, o USB.


Skoda Octavia Break Style iV

Preço 39 291,80€
Motor 4 cil. 1395cc a gasolina, com turbocompressor, injecção directa e intercooler
Potência combinada 204 cv
Binário combinado 350 Nm
Transmissão Dianteira, com caixa automática DSG de 6 velocidades
Peso 1.620 kg
Comp./Larg./Alt. 4,689/1,829/1,468 m
Dist. entre eixos 2,686 m
Mala 490 litros
Desempenho 7,8s 0-100 km/h; 220 km/h velocidade máxima
Consumo combinado WLTP 1,1l/100 km
Emissões CO2 WLTP 24 g/km

Equipamento
Série: Airbags laterais dianteiros e airbags de cortina, Sistema Start&Stop com recuperação de energia da travagem, Monitorização da pressão dos pneus, Light & Rain assist (sensor de luz e chuva), Voice Control, Lane Assist, Cruise Control com Speedlimiter, Bloqueio diferencial electrónico XDS, suporte dinâmico de tração, Sistema de Travagem de Emergência (Front Assist), Smartlink, Wired & Wireless App-Connect, Sistema de Assistência em Subidas, Fecho central e ignição com sistema Keyless Advanced, Travão de mão elétrico com função Auto-hold, Faróis dianteiros full LED Matrix, Sensor de parqueamento dianteiro e traseiro, Sistema de Infotainment com auto-rádio Bolero 10″, Cockpit Virtual, Ar condicionado Climatronic e Jantes de liga leve 18″ Perseus em antracite polido, entre outros.