Nissan Qashqai 1.3 DIG-T Tekna +. Reedição da fórmula de sucesso

Texto: Carlos Moura / Fotografia: Vasco Estrelado
Data: 18 de Março, 2022

Criadora do crossover, a Nissan voltou a apostar na reedição de uma fórmula de sucesso ao desenvolver a mais recente geração do Qashqai, um símbolo do segmento. Qualidade de construção, equipamento, conforto, tecnologia são alguns dos seus argumentos. Todavia, o consumo poderia ser melhor para uma motorização híbrida suave, assim como a precisão da caixa de velocidades manual.

Alguns automóveis transformam-se em verdadeiros ícones do seu segmento. O Nissan Qashqai é indiscutivelmente um desses exemplos. Apresentado ao público em 2006 deu origem ao conceito de Crossover/SUV e, desde então, já foram comercializadas cerca de cinco milhões de unidades em todo o mundo, incluindo três milhões na Europa.

O seu sucesso foi de tal ordem que a concorrência se viu obrigada a responder e a desenvolver propostas para um segmento que, até então, era inexistente. Por outro lado, o seu sucesso teve como consequência direta a diminuição das vendas de outros tipos de carroçarias como as station-wagons e os monovolumes, tendência que veio para ficar.

A mais recente geração do Nissan Qashqai (a terceira) foi lançada em 2021. O peso do seu legado histórico fez com que a marca japonesa não fugisse muito da fórmula original, pois, como diz o ditado popular, “não se mexe em equipa que ganha”.

A silhueta do novo Qashqai remete para as gerações anteriores por uma questão de fidelização, mas apresenta diferenças significativas. As dimensões exteriores aumentaram, acompanhando a tendência do segmento, pelo que a nova geração acrescenta 35 mm ao comprimento, 32 mm à largura, 25 mm à altura e 20 mm à distância entre-eixos. O peso também aumentou cerca de 47 kg no caso da versão ensaiada para os 1468 kg.

No que se refere ao estilo, a equipa de design da Nissan optou por não “inventar” muito e aplicou a mesma receita utilizada na recente geração do Juke, com a grelha em V, luzes de circulação diurna dianteiras mais estilizadas e um portão traseiro redesenhado.   

INTERIOR

O habitáculo do Qashqai carateriza-se por uma elevada qualidade de construção, graças aos materiais utilizados e ao grande rigor da construção. Os bancos são ergonómicos e apoiam bem o corpo lateralmente, ao mesmo tempo que garantem a posição elevada de condução típica dos SUV.

O aumento das dimensões exteriores do Qashqai refletiu-se naturalmente numa melhoria da habitabilidade, em comprimento, largura e altura. O espaço disponível nos lugares dianteiros é mais que suficiente, mesmo para ocupantes de estatura mais elevada, incluindo as versões com tecto panorâmico, que diminui ligeiramente a altura do tejadilho.

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O painel de bordo oferece comandos físicos para o ar condicionado que são fáceis de encontrar quando se está ao volante. As versões Tekna recebem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que é luminoso e de leitura fácil, embora o grafismo da instrumentação não se altere em função do modo de condução escolhido.

O acesso aos lugares traseiros é facilitado pelas portas que abrem num ângulo de 85º, referência no segmento. O espaço é amplo e acolhe desafogadamente três pessoas de estatura elevada.

A bagageira do Qashqai oferece um volume útil de 504 litros que pode ser ampliado até aos 1447 litros com o rebatimento dos assentos traseiros numa configuração 60/40. A mala também disponibiliza algumas funcionalidades específicas, caso do fundo falso que permite esconder alguns objetos ou a divisão em duas tampas, podendo uma delas colocar-se na vertical para melhor acomodar objetos mais pequenos. O acesso é facilitado pela abertura / fecho elétrico da tampa da bagageira, de série no nível de equipamento Tekna+, correspondente à unidade ensaiada.

MECÂNICA

A mais recente geração do Qashqai foi desenvolvida a partir da plataforma CMF-C da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que, por ter uma estrutura 48% mais rígida e menos 68 quilos, garante não só uma qualidade acrescida mas, também, um comportamento dinâmico bastante interessante.

Por baixo do capot encontra-se um motor turbo a gasolina de 1,3 litros – a opção diesel deixou de estar disponível nesta geração do Qashqai – com tecnologia híbrida suave que, no caso da unidade ensaiada, desenvolve uma potência de 158 cv às 5500 rpm e um binário de 270 Nm entre as 1800 e as 3750 rpm. Este bloco de quatro cilindros com 1333 cc resultou do acordo entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a Mercedes-Benz.

Segundo a Nissan, o sistema híbrido suave proporciona uma redução dos consumos e emissões na ordem dos quatro por cento das 4g/km. O sistema é assistido por uma pequena bateria de iões de lítio, carregada durante as desacelerações de forma a recuperar energia para o “Start-Stop” e dar apoio ao binário em situações específicas.

A transmissão da potência e do binário às rodas dianteiras é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades.

A suspensão das versões com jantes de 20 polegadas como no Teckna+ possui uma estrutura multi-link em vez do esquema semi-independente das outras versões, solução que altera substancialmente o comportamento dinâmico, designadamente nas curvas, bem como das oscilações da carroçaria.

TECNOLOGIA

Como já vem sendo habitual nos modelos mais recentes da Nissan que oferecem avançados conteúdos tecnológicos, o Qashqai mantém-se fiel a essa “tradição” da marca.   A consola central acomoda um ecrã tátil de nove polegadas que permite aceder ao NissanConnect, um portal digital para as definições do veículo, assim como à navegação e ao entretenimento. O sistema também é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, permitindo ao condutor dispensar o software da Nissan e usar o do seu smartphone.

O ecrã tátil está localizado numa posição no painel de bordo, facilitando o acesso às principais funções. O sistema de infoentrenimento não é dos mais sofisticados e os gráficos também têm um aspeto relativamente antiquado, especialmente os mapas do sistema de navegação, enquanto o sistema operativo não é dos mais intuitivos nem dos mais rápidos a responder. Mas, por outro lado, é sempre melhor ter um sistema de infoentretenimento do que nenhum.

No nível de equipamento Tekna+, o sistema de som está associado a um equipamento de som da Bose com dez colunas e subwoofer, o que garante viagens com uma melhor qualidade acústica.    

O condutor tem ao seu dispor um ecrã TFT com 12,3 polegadas, totalmente digital, e com múltiplas informações, disponibilizando um conjunto de disposições configuráveis como, por exemplo, navegação, viagem, consumo, entre outras. Uma textura de vidro esculpido tradicional “Kiriko” está presente no fundo digital do TFT, numa alusão ao ADN nipónico da Nissan.

Para que o condutor mantenha sempre os olhos na estrada e nas condições de trânsito, o Qashqai conta com um ecrã frontal projetado (HUD – Head-Up Display) de 10,8 polegadas, um dos maiores do segmento (ou mesmo o maior, segundo a Nissan), que projeta no pára-brisas informações relativas à navegação, assistência à condução.

Naquele último capítulo, o Qashqai conta com a uma nova atualização do sistema ProPilot, que permite ajustar a velocidade de cruzeiro e manter o veículo a uma distância segura do da frente, acelerando e travando, em função das necessidades. O sistema pode ser ativado e regulado por comandos no lado esquerdo do volante multifunções.

O Qashqai conta igualmente com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de ângulo motor, sistema de manutenção da faixa de rodagem com correção de trajetória e alerta inteligente anticolisão, que tem a possibilidade de acionar os travões para diminuir a probabilidade de uma colisão.

AO VOLANTE

A posição de condução do Qashqai é excelente. O assento do condutor é confortável e está perfeitamente alinhado com os pedais, enquanto o volante é ajustável em altura e inclinação. O nível de equipamento Tekna+ dispõe de regulação elétrica do banco do condutor e tem mesmo memória.

O condutor fica sentado numa posição ligeiramente mais elevada do que numa berlina convencional, algo que a maioria dos fãs dos SUV aprecia bastante.

Quando se coloca o motor 1.3 DIG-T em funcionamento, a sensação é de uma grande suavidade. Todavia, o caso muda de figura quando se inicia a márcha porque a caixa manual de seis velocidades é lenta e poderia ser mais precisa.

O motor 1.3 DIG-T de 158 cv é lânguido se o regime de rotação estiver abaixo das 1500 rpm. Se o condutor carregar no acelerador nesse regime, terá de esperar um momento antes que algo aconteça e quando isso acontece não se fica propriamente com as costas coladas ao banco. Será preferível engrenar uma mudança abaixo para fazer subir a rotação e obter um comportamento dinâmico mais interessante.

O Qashqai oferece três modos de condução – Eco, Standard e Power – mas os dois primeiros revelaram uma excessiva lentidão a subir de regime pelo que será preferível optar pelo último.

No que se refere ao consumo de combustível, a tecnologia micro-híbrida com Start-Stop permite obter um consumo relativamente decente para um veículo que pesa em vazio mais de 1,4 toneladas, com o computador de bordo a indicar um valor médio de 6,5 l/100 km, não muito longe dos 6,4 l/100 km anunciados pela marca. Todavia, se os trajetos forem feitos maioritariamente em ambiente urbano, o consumo dificilmente desce da fasquia dos 8,0 l/100 km.

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público de 37.050 euros e um nível de equipamento bastante completo, o Nissan Qashqai Tekna+ repete uma fórmula que tanto sucesso tem dado à marca japonesa. Quem pretende um crossover original não necessita de ir mais longe porque a mais recente geração deste modelo oferece tudo aquilo que esperam os seus fãs incondicionais: espaço interior, equipamento, conforto, qualidade, tecnologia.

O único senão poderá ser a ausência de uma motorização diesel. Este 1.3 DIG-T de 158 cv tem todas as caraterísticas dos motores turbo de baixa cilindrada, caraterizando-se por uma elevada inércia inicial que se desvanece à medida que sobe de regime. Os consumos, designadamente em cidade, também poderiam ser melhores para uma motorização híbrida suave com Start-Stop. Mesmo assim acreditamos que continua a reunir todos os argumentos para continuar a carreira de sucesso dos seus antecessores.

 

Gostámos Gostámos

Imagem

O Nissan Qashqai mantém-se fiel às suas origens e oferece as linhas típicas de um SUV que são muito apreciadas pelos fãs incondicionais deste tipo de carroçaria. O design da atual geração incorpora elementos estilísticos “herdados” do Juke,

Arrumação bagageira

Engenhoso o sistema de arrumação da bagageira, permitindo dividir o espaço ao meio para acomodar melhor objetos de diferentes dimensões, podendo mesmo uma das tampas ser colocada na vertical para guardar objetos mais pequenos.

Tecto panorâmico

O grande tecto panorâmico permite aumentar a luminosidade no habitáculo, tornando as viagens mais agradáveis. Nos dias de mais sol e calor é sempre possível acionar o comando elétrico junto ao pára-brisas para fechar a cobertura deslizante.

Não Gostámos Não Gostámos

Caixa manual

A caixa manual de seis velocidades é relativamente fácil de utilizar, mas, por vezes, não é simples encontrar a mudança mais adequada. Além de alguma falta de precisão, esta transmissão também poderia ser mais rápida a responder.

Consumo urbano

Em ambiente urbano, o elevado peso em vazio do Qashqai e a baixa cilindrada do motor a gasolina de 1333 cc tem como consequência um consumo de combustível relativamente elevado e que dificilmente baixa da fasquia dos oito litros. Talvez melhore com o e-Power.

Sem pneu suplente

Num SUV que poderá fazer incursões em maus caminhos com pedras e buracos não parece ser boa ideia não ter ao dispor um pneu suplente. Mas é o que sucede no Qashqai, provavelmente para poupar no peso e no custo.

Nissan Qashqai 1.3 DIG-T Tekna+

Preço 37.050
Motor Gasolina, 1333 cc
Potência 158 cv às 5500 rpm
Binário 270 Nm às 1800 – 3750 rpm
Transmissão Man, 6 vel.
Peso 1468 kg
Comp./Larg./Alt. 4,42/1,84/1,62 m
Dist. entre eixos 2,66 m
Mala 540 – 1447 l
Desempenho 9,2 0-100 km/h; 199 km/h Vel. Máx.
Consumo 6,4 (6,5) l/100 km
Emissões CO2 144 g/Km

Equipamento
Série: Sete airbags, monitorização da pressão dos pneus, kit anti-furos, alerta de trânsito em cruzamento, cruise control inteligente com adaptação aos sinais de trânsito, assistente de máximos, diferencial autoblocante, alerta de colisão frontal, alerta de ângulo morto, reconhecimento sinais trânsito, NissanConnect Service, Head-Up Display com projeção no pára-brisas, compatibilidade com sistema Wi-Fi, carregador sem fios, câmara estacionamento 360º, entrada USB, faróis full-LED, portão da bagageira inteligente, ar condicionado automático, sistema de som Bose.