Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 150 cv Evolve Pack i-Active + Pack Sport. Combinação de estilo e qualidade

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Julho, 2021

O Mazda CX-30 posiciona-se ao centro de um dos segmentos de maior crescimento no mercado nacional, oferecendo um estilo único e avançadas soluções tecnológicas. Uma das propostas deste SUV compacto combina o nível de equipamento Evolve Pack i-Active, o Pack Sport e o motor a gasolina de 2,0 litros com 150 cv.

Com um posicionamento entre o CX-3 e o CX-5, o CX-30 constitui a proposta da Mazda para o segmento dos SUV compactos. Desenvolvido a partir da arquitetura da quarta geração do Mazda 3 apresenta um comprimento exterior de 4,40 metros e uma altura de 1,50 metros.

O estilo exterior adota a mais recente linguagem de design da Mazda, distinguindo-se pelas linhas elegantes da carroçaria e sem vincos, que além de sublinhar contornos mais suaves, privilegia a eficiência aerodinâmica, contribuindo para otimizar o desempenho dinâmico.

A secção frontal apresenta uma imagem requintada, destacando-se a asa da Mazda que assume uma forma profunda e penetrante, combinando com os contornos esculpidos do pára-choques dianteiro, dando a sensação de movimento para a frente. As dimensões e o padrão triangular da grelha do radiador procuram evidenciar as fortes variações estéticas em função do ângulo de visão e da luminosidade.

A secção traseira inclui guarda-lamas integrados na carroçaria, junto aos painéis exteriores do habitáculo, enquanto o portão traseiro apresenta uma forma arqueada e estreita, procurando fazer a aproximação visual a um modelo desportivo.

INTERIOR

O habitáculo do CX-30 não é particularmente amplo, mas consegue transportar quatro pessoas sem grandes constrangimentos, enquanto a capacidade da bagageira de 430 litros se situa dentro da média do segmento. O rebatimento das costas dos bancos traseiros permite aumentar o volume útil até aos 1406 litros. Nesta configuração é possível obter uma base quase plana e de fácil acesso, graças à conjugação da altura ao solo, com a abertura elétrica do portão da bagageira.

O painel de bordo apresenta um design quase minimalista, tendo sido reduzido ao mínimo o número de elementos. Não obstante, os comandos dos sistemas de climatização e de som continuam a ser físicos. A parte superior do tablier conta com um ecrã central TFT de 8,8 polegadas para o sistema de infoentretenimento, sendo o acesso às suas funções assegurado por um comando giratório, localizado entre os bancos dianteiros.

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A qualidade dos acabamentos e dos materiais é excelente, estando ao nível dos padrões encontrados nas marcas premium alemãs. O equipamento de conforto do nível Evolve também é bastante completo, que inclui volante multifunções em pele, ar condicionado automático, head-up display, fichas USB e 12V, rádio com oito colunas de som, sistema de navegação, conectividade com telemóvel, computador de bordo, botão de ignição.

O pack i-Active, presente na unidade ensaiada, acrescenta a câmara traseira, os sensores de estacionamento dianteiros, os vidros traseiros escurecidos, a chave inteligente e o sistema smart cargo na bagageira.

MECÂNICA

O Mazda CX-30 está disponível com motores a gasolina que oferecem níveis de potência de 122 cv e 150 cv (e-Skyactiv G) ou 180 cv (e-Skyactiv X). Na unidade ensaiada estava presente a motorização intermédia, associada a uma caixa manual de seis velocidades.

Estes motores a gasolina adotam o sistema inteligente Mazda M Hybrid que integra um gerador – motor de arranque, comandado por correia, e uma pequena bateria de iões de lítio de 24V, montada entre as rodas.

A tecnologia microhíbrida assegura a regeneração da energia recuperada durante as desacelerações, e da alimentação do gerador – motor de arranque, funcionando como um motor elétrico que auxilia o propulsor térmico.

Para aumentar a eficiência e o consumo, o motor atmosférico e-Skyactiv G 2.0 dispõe de condutas de admissão e pistões otimizados, injeção de combustível repartida, válvula de controlo do líquido de refrigeração e desativação de dois dos quatro cilindros.

Ao desligar os dois cilindros nas extremidades do motor, o sistema aumenta a carga nos outros dois cilindros que funcionam com mais eficiência. O controlo de alta precisão do volume de entrada de ar, dos ciclos de injeção de combustível e da ignição permite ao motor alternar suavemente entre o funcionamento a dois ou quatro cilindros, e reduzir o consumo. A este propósito, a marca anuncia uma média combinada de 5,9 l/100 km na versão do CX-30 com motorização de 150 cv, tração dianteira e caixa manual de seis velocidades. Em termos de prestações, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 8,8 segundos e a velocidade máxima pode alcançar os 198 km/h.

TECNOLOGIA

O Mazda CX-30 recebe um conjunto de avançadas tecnologias de segurança, denominadas i-Activesense, que auxiliam o condutor a estar mais atento e a evitar potenciais perigos.

A dotação de série inclui o assistente de ângulo morto, o assistente de tráfego traseiro, os assistentes de manutenção e aviso de saída da faixa de rodagem, reconhecimento dos sinais de trânsito, assistente inteligente de velocidade e alerta de atenção do condutor.

O sistema de regulação da velocidade de cruzeiro ativo permite ajustar automaticamente a velocidade para manter uma distância adequada para a viatura da frente. O sistema é ativado através de comandos no lado direito do volante multifunções, sendo de utilização fácil e intuitiva. Se for necessário engrenar uma mudança na caixa de velocidades manual, para reduzir, por exemplo, o sistema não se desliga e mantém-se ativo. Para o desativar, basta pressionar o pedal do travão.

O SUV compacto CX-30 conta igualmente com o renovado sistema Mazda Connect, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto através de cabo USB. Os menus do sistema de infoentrenimento apresentam uma configuração em lista vertical e os utilizadores necessitam apenas de rodar o comando giratório para percorrer a lista e carregar para selecionar. O sistema de navegação, com sensor giroscópico 3D, é de série, assim como os sensores de luminosidade e chuva, a chave inteligente ou o travão de estacionamento elétrico. Todavia, a câmara traseira e os sensores de estacionamento dianteiros já integram o Pack i-Active.

AO VOLANTE

Apesar da posição de condução não ser particularmente elevada para um SUV, as possibilidades de regulação do assento e do volante garantem que qualquer pessoa se pode sentir confortável atrás do volante do Mazda CX-30.

Um dos pontos fortes deste modelo é o desempenho dinâmico, que se deve ao equilíbrio alcançado entre o conforto e o controlo dos movimentos da carroçaria. A caixa de velocidades direta e de uma grande precisão contribui decisivamente para a agradabilidade de condução que explora muito bem a elasticidade do motor de 2,0 litros de 150 cv.

A direção revelou-se precisa e rápida, contribuindo igualmente para o excelente comportamento dinâmico deste SUV compacto de tração dianteira. A boa calibração da suspensão ajuda a evitar trepidações.

A embraiagem, o acelerador e a alavanca da caixa de velocidades estão de tal forma conjugados que é muito fácil conduzir o CX-30 no meio do trânsito. O curso da transmissão é muito curto, sendo bastante suave e agradável de utilizar.

Referência ainda para a excelente insonorização do habitáculo, que não só filtra com eficácia o ruído oriundo do compartimento do motor, mas também o aerodinâmico.

Pelo lado negativo que destacar o consumo de combustível, com o computador a indicar um valor de 7,3 l/100 km durante o ensaio, acima dos 5,9 l/100 km anunciados pela marca.

VEREDICTO

Proposto por 33.484 euros, acrescendo 650 euros relativos à pintura opcional Azul Crystal, o Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 150 Evolve Pack i-Active + Pack Sport é uma proposta a levar em consideração para quem procura um SUV compacto com uma qualidade de construção sólida, acima da média, e um nível de equipamento bastante completo. O motor de 2,0 litros não é particularmente económico, mas é bastante suave e silencioso. A dinâmica de condução é outros dos pontos fortes, graças a um chassis bastante equilibrado e a uma suspensão eficaz, otimizada para garantir o melhor compromisso entre conforto e o controlo dos movimentos da carroçaria.   

 

Gostámos Gostámos

Qualidade construção

A Mazda assume-se como uma marca premium japonesa e aposta numa elevada qualidade de construção para sublinhar este posicionamento. No CX-30, os materiais utilizados e o rigor na montagem são irrepreensíveis.

Suavidade mecânica

O motor 2.0 e-Skyactiv-G de 150 cv responde prontamente às solicitações do solicitador e carateriza-se pela suavidade de funcionamento, sendo coadjuvado por uma caixa de velocidades precisa e bem escalonada. A insonorização também está ao melhor nível.

Assistência condução

O Mazda CX-30 recebe avançadas tecnologias de segurança que ajudam o condutor a evitar potenciais. O regulador de velocidade de cruzeiro ativo é simples e fácil de utilizar, permitindo uma condução quase semi-autónoma.

Não Gostámos Não Gostámos

Plataforma carga elevada

O Mazda CX-30 oferece uma bagageira com um volume útil de 430 litros com todos os bancos na sua posição, dentro da média do segmento, mas o plano de carga é demasiado elevado, dificultando o acesso para a colocação de bagagens.

Consumo combustível

O motor 2.0 e-Skyactiv de 150 cv é, de facto, suave, mas, apesar da tecnologia microhíbrida, está longe de ser particularmente económico em condições reais de utilização, com valores bem acima dos 5,9 l/100 km anunciados pela marca.

Ecrã central escondido

O painel de bordo minimalista integra um ecrã central TFT de 8,8 polegadas. Apesar de oferecer uma leitura razoável não disponibiliza uma informação tão completa como alguns concorrentes e dá a sensação de estar meio escondido no meio do tablier.

Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 150 Evolve Pack i-Active + Pack Sport

Preço 34.133€ 
Motor Gasolina, 1998 cc
Potência 150 cv às 6000 rpm
Binário 213 Nm às 4000 rpm
Transmissão Manual, 6 vel.
Peso 1344 kg
Comp./Larg./Alt. 4,39/1,79/1,54 m
Dist. entre eixos 2,65 m
Mala 430
 l
Desempenho 8,8 0-100 km/h; 198 km/h Vel. Máx.
Consumo 5,9 (7,3) l/100 km
Emissões CO2 134 g/Km

Equipamento
Série: Jantes de liga leve, faróis dianteiros LED, retrovisores exteriores com rebatimento automático, ajustáveis e aquecidos, ecrã central TFT de 8,8”, volante em pele, ar condicionado automático, head-up display, rádio, Bluetooth, sistema de conectividade com telemóvel, sistema de navegação, botão de ignição, chave inteligente, computador de bordo, travão elétrico, luzes e limpeza de vidros automática, assistente subidas, kit reparação pneus, controlo de estabilidade, monitor pressão pneus, detetor de ângulo morto, reconhecimento sinais trânsito, aviso de saída e posição na faixa, controlo de velocidade com radar e assistente inteligente de velocidade, sensores traseiros e dianteiros, câmara traseira, vidros traseiros escurecidos, chave inteligente, sistema smart cargo, Adaptive LED Headlights, luzes diurnas em LED, bagageira elétrica