Lexus UX250h Executive+. Competência híbrida em ambiente premium

Texto: Carlos Moura
Data: 15 de Julho, 2022

O crossover compacto da Lexus é o UX, que combina um ambiente premium com a competência já conhecida do sistema híbrido da marca japonesa. A versão de entrada na gama é a UX250h Executive+, que não sendo a mais equipada nem a mais luxuosa, se distingue por um posicionamento competitivo em termos de preço. Será o suficiente?

A Lexus está presente no segmento dos SUV compactos premium com o modelo UX, um sofisticado crossover concebido para o denso ambiente urbano. Entre os seus argumentos destacam-se as dimensões exteriores, com um comprimento máximo a não ir além dos 4,5 metros, uma largura de 1,84 metros e uma altura de 1,52 metros.

No que se refere à imagem, o UX adota os mais recentes códigos de estilo da Lexus, incluindo a denominada grelha “spindle”, complementada por generosas entradas de ar e óticas LED com um formato moderno.

O perfil é marcado pelas proteções laterais na zona das rodas, montadas em jantes de 17” no nível de equipamento Executive+, que transmitem um aspeto robusto, assim como as inserções “Hybrid nas portas anteriores, enquanto a traseira apresenta uma extensa barra de iluminação, que incorpora os faróis.

Para se manter atualizado num segmento onde tem de enfrentar concorrentes como o Alfa Romeo Tonale, o BMW X1, o Mercedes-Benz GLA, o Range Rover Evoque ou o Volvo XC40, o Lexus UX tem vindo a receber diversas atualizações, algumas bastante discretas e quase impercetíveis como o caso desta versão MY2022,.

Além disso, o SUV compacto da Lexus também tem a particularidade de ser proposto no mercado nacional apenas em versões eletrificadas, híbridas puras, caso do UX250h, ou elétricas, UX300e.

INTERIOR

O interior do UX250h conta com materiais de qualidade, embora na parte inferior do painel de bordo possam ser encontrados alguns plásticos mais duros. A construção, no entanto, é sólida. Nota-se que a Lexus se esforçou por oferecer o mesmo ambiente premium de outros modelos de maiores dimensões da marca.

No que se refere à habitabilidade, esta é excelente nos lugares dianteiros, estando tudo orientado para o condutor, embora algumas soluções escolhidas para alternar entre os modos de condução e o comando do tipo touch pad que permite aceder às funções do sistema de informação e entretenimento possam exigir alguma habituação.

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A parte superior do painel de bordo recebe um ecrã TFT de 7 polegadas, assim como um pequeno relógio analógico, enquanto a parte intermédia da consola central possui as saídas da ventilação e os comandos físicos do ar condicionado.

Se os ocupantes dos lugares dianteiros não têm problemas de espaço para as pernas e cabeça, o mesmo não podem dizer dos passageiros dos assentos traseiros. Para começar, o acesso é difícil devido ao reduzido ângulo de abertura das portas. Por outro lado, a largura do habitáculo permite transportar apenas dois adultos, cujos joelhos vão “colados” às costas dos bancos dianteiros.

Espaço também não abunda na bagageira, cuja capacidade de 320 litros é inferior à dos principais concorrentes. A instalação da bateria por baixo deste compartimento retirou espaço útil. Mesmo assim ainda pode ser encontrado um pequeno compartimento por baixo da tampa para guardar pequenos objetos.

MECÂNICA

Construído a partir da plataforma GA-C, a mesma que pode ser encontrada em modelos como o Toyota Corolla ou o C-HR, o Lexus UX250h utiliza um sistema híbrido que reúne um motor a gasolina de 2,0 litros, que funciona no ciclo Atkinson, e um motor elétrico elétrico. Combinados desenvolvem uma potência de 184 cv e um binário de 190 Nm.

A transmissão da potência às rodas dianteiras é efetuada por uma caixa de velocidades de variação contínua, com controlo eletrónico, que, no entanto, se revelou algo ruidosa nos regimes de rotação mais elevados.

O utilizador pode selecionar três modos de condução – Normal, Eco e Sport – num comando giratório localizado no lado direito do painel de instrumentos, uma das estranhas originalidades da Lexus.

O modo Sport é responsável por assegurar as prestações dinâmicas anunciadas (8,5 segundos para aceleração dos 0 aos 100 km/h), enquanto o Eco privilegia a economia, sendo anunciado um consumo médio de 5,3 litros aos 100 km.

Como é um sistema híbrido “puro” não é possível percorrer mais do que três quilómetros em modo elétrico, desde que a bateria esteja carregada, mas se o utilizador for suave com o pedal do acelerador no tráfego de pára-arranca ainda consegue andar qualquer coisa apenas com o motor elétrico.

TECNOLOGIA

No nível de equipamento Executive+, o Lexus UX250h recebe o sistema de informação e comunicação Lexus Media Display que inclui um ecrã TFT de apenas sete polegadas, cujas funcionalidades são controladas por um touch pad, localizado ao lado do seletor dos modos de condução, o qual poderia ser mais funcional e intuitivo.

Para facilitar a escolha das estações de rádio e do volume de som existem alguns botões físicos junto ao apoio de braços.

O Lexus Media Display, com sistema de navegação, é constituído por vários menús diferentes e cuja utilização poderá distrair mais o condutor do que um ecrã tátil. A própria resolução e definição do ecrã TFT poderia ser melhor. Este ecrã também possibilita o acesso às imagens da câmara traseira ou ao grafismo do fluxo de energia do sistema híbrido.

Uma das atualizações mais recentes no UX250h consiste na compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que passou a ser de série.

Para apoiar a condução, o SUV compacto da Lexus conta com vários sistemas de assistência, incluindo Lexus Safety System, que compreende o assistente de colisões frontais ou saídas não intencionais da faixa de rodagem, assim como o cruise control adaptativo (DRCC) que permite manter a velocidade e a distância para o veículo da frente.

A dotação de série do Executive+, que consiste a versão de entrada na gama, compreende ainda o ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start, carregador wireless, sensores de estacionamento traseiros e câmara traseira.

AO VOLANTE

A posição de condução atrás do volante é aceitável, mas não propriamente impressionante. A versão Executive+ permite regular o banco em seis posições, mas apenas manualmente.

A visibilidade para a frente é bastante boa, mas para trás nem tanto devido à linha descendente da carroçaria e ao formato do pilar traseiro. Os sensores traseiros e a câmara ajudam a ultrapassar esse constrangimento.

A ignição é ativada através de um botão no lado direito do painel de bordo e o arranque é efetuado em modo elétrico. A direção é precisa e direta, graças à montagem da coluna da direção diretamente no subchassis, solução essa que também permite reduzir as vibrações.

A caixa de velocidades de variação contínua mantém as suas caraterísticas típicas, designadamente em termos de ruído a subir de rotação, mas os engenheiros da Lexus conseguiram torná-la um pouco mais suave, com reflexos positivos ao nível da entrega de potência.

A combinação do motor de combustão com o elétrico permite ao UX250h acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos, um valor bastante aceitável para um SUV.

O comportamento dinâmico também é favorecido pelo baixo centro de gravidade, permitindo abordar as curvas mais rápidas de forma mais confiante, embora este UX250h tenha mais caraterísticas de veículo familiar do que de desportivo.

A eficiência do sistema híbrido também impressiona, com o computador de bordo a registar uma média combinada de 5,8 l/100 km durante o ensaio, embora também seja possível alcançar valores abaixo de 5,0 l/100 km em ambiente urbano e num ritmo bastante relaxado.

Em autoestrada, a média sobe facilmente para mais de seis litros. Mesmo assim e atendendo a que se trata de um bloco de dois litros, não deixam de ser valores bastante interessantes face a muitos veículos diesel atuais ou a híbridos plug-in depois de se esgotar a capacidade da bateria.

VEREDICTO

Personalidade não falta a este SUV compacto da Lexus sobretudo para quem aposta num produto premium diferente. A qualidade de construção está acima da média, embora alguns plásticos pudessem ser melhores, enquanto o espaço nos lugares traseiros e na bagageira também pudesse ser mais generoso. Por outro lado, o nível de equipamento da versão Executive+ privilegia um posicionamento de preço competitivo face à concorrência, já que esta proposta está disponível a partir de 49.100 euros e conta com vários sistemas de assistência à condução.

Além disso, o sistema híbrido da Lexus revelou-se bastante eficiente, permitindo às famílias realizar longas viagens com custos relativamente contidos. Neste capítulo contribui igualmente a sua classificação como Classe 1 nas autoestradas, sem contrato de Via Verde.

 

Gostámos Gostámos

Estilo

O estilo distinto do UX250h é sublinhado pela grelha frontal “Spindle” com as suas costuras em formas geométricas e pelas óticas sofisticadas, assim como uma guarnição encastrada na parte inferior do pára-choques.

Classe 1

Ao contrário de alguns concorrentes, o UX250e é sempre Classe 1 nas portagens das autoestradas, o que se deve ao baixo centro de gravidade, à altura inferior a 1,1 metros, medida na vertical do primeiro eixo e às jantes de 17 polegadas.

Sistema híbrido

O sistema híbrido da Lexus é bastante eficiente e permite a obtenção de consumos de combustíveis relativamente baixos para um veículo equipado com um motor a gasolina de 2,0 litros. O motor elétrico dá uma preciosa ajuda neste capítulo.

Não Gostámos Não Gostámos

Bagageira

A instalação da bateria por baixo do compartimento da bagageira teve como reflexo uma diminuição da capacidade para 320 litros, abaixo dos principais concorrentes. Por outro lado também não se compreende a opção por uma chapeleira flexível.

Habitabilidade traseira

Os lugares traseiros oferecem pouco espaço para as pernas dos passageiros que ficam coladas às costas dos bancos dianteiros. O ângulo de abertura das portas também é apertado, penalizando as entradas e saídas dos ocupantes.

Ecrã de 7″

A versão Executive+ recebe um ecrã TFT de sete polegadas, localizado no topo da consola central. A sua dimensão é mínima, especialmente se quisermos visualizar os mapas do sistema de navegação da Lexus, que é de série.

Lexus UX250h Executive+

Preço 49.100 € 
Motor Gasolina, 1997 cc + elétrico
Potência 184 cv às 6000 rpm
Binário 190 Nm às 4400 – 5200 rpm
Transmissão CVT
Peso 1620 kg
Comp./Larg./Alt. 4,49/1,84/1,54 m
Dist. entre eixos 2,64 m
Mala 320 l
Desempenho 8,5 0-100 km/h; 177 km/h Vel. Máx.
Consumo 5,3 (5,8) l/100 km
Emissões CO2 120 g/Km

Equipamento
Série: Ar condicionado automático com saída dupla, jantes de liga leve de 17 polegadas, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start, carregador wireless, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, sistema de navegação, assistente de manutenção faixa de rodagem, sistema de reconhecimento sinais de trânsito, sistema de pré-colisão