Kia XCeed 1.6 GDI PHEV Tech. Exemplo de eficiência e baixos consumos

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Agosto, 2022

Eficiência e baixos consumos são os fortes argumentos da versão híbrida plug-in do Kia XCeed que também se destaca pela elevada dotação em termos de equipamento, materiais e tecnologia. A mais recente atualização deste modelo já inclui a nova imagem da marca. A concorrência que se cuide porque o preço também é um dos trunfos desta proposta.

O XCeed surgiu no mercado europeu em 2018 com o objetivo de preencher uma lacuna na gama da Kia na subcategoria do segmento dos compactos (C) que está a ganhar cada vez mais expressão nas vendas. Segundo algumas estimativas, esta subcategoria deverá ser responsável por 3,6 milhões de matrículas em 2026.

A carroçaria do XCeed consiste na combinação de um hatchback com um SUV, estando esta proposta dirigida a um público-alvo que procura um carro familiar com uma imagem mais aventureira, à semelhança do que sucede, por exemplo, com a versão Cross do Fiat Tipo.

Na verdade, o XCeed utiliza a mesma base do Ceed, mas conta com proteções nos arcos das rodas, uns pará-choques mais robustos e barras no tejadilho. Para sublinhar as suas aspirações de SUV, o curso da suspensão foi aumentado em 44 milímetros. A distância entre-eixos é igual à do Ceed, mas o comprimento total é ligeiramente maior.

O Xceed também recebeu a mesma atualização na imagem do que o Ceed e o Proceed, destacando-se a dianteira totalmente redesenhada que incorpora o novo logótipo da Kia que reflete o espírito “Movement That Inspires”.

O visual mais agressivo é complementado pelo pára-choques redesenhado e pintado na cor da carroçaria. As entradas de ar maiores e a grelha em forma de “nariz de tigre” possuem acabamentos em preto brilhante. À semelhança do modelo base também o Xceed está disponível numa versão híbrida recarregável externamente (PHEV), que corresponde à unidade ensaiada.     

INTERIOR

O interior apresenta uma arquitetura contemporânea, destacando-se a consola central orientada ligeiramente para o condutor e um design que privilegia a simplicidade em vez do estilo.

O XCeed PHEV dispõe de algumas funcionalidades específicas, destacando-se o indicador de carga da bateria, situado na parte superior do painel de bordo, que permite ao condutor verificar o estado de carregamento a partir do exterior.

O nível de equipamento Tech recebe um painel de instrumentos digital de 12,23 polegadas, de leitura fácil, que, no lado direito, possui um mostrador específico em substituição do conta-rotações, com o indicador de potência – Charge, Eco e Power – o nível de carga da bateria e a autonomia elétrica. Na parte central encontra-se um pequeno ecrã que permite a visualização das informações do computador de bordo, sendo o acesso às mesmas asseguradas pelo volante multifunções.

LEIA TAMBÉM
Kia. Recorde de vendas de veículos eletrificados na Europa

A habitabilidade nos lugares dianteiros está ao nível de concorrentes como o Ford Focus ou o Volkswagen Golf, não faltando espaço para a cabeça nem para as pernas. O XCeed PHEV conta igualmente com bolsas de grandes dimensões nas portas, um porta-luvas decente, dois porta-copos e vários compartimentos para arrumações. A qualidade de construção também convence, enquanto os materiais utilizados são agradáveis à vista.

O espaço nos lugares traseiros está na média do segmento, embora não seja tão generoso como no Ford Focus.Os bancos, por seu lado, são ergonómicos e confortáveis. O piso é quase plano, pelo que o terceiro ocupante não problemas no espaço para os pés.

A bagageira, com abertura elétrica, possui uma capacidade de apenas 291 litros com os assentos traseiros em posição em posição normal devido ao espaço ocupado pela bateria atrás dos bancos, o quais rebatem numa configuração 60/40, aumentando o volume útil até aos 1243 litros.

MECÂNICA

A versão híbrida plug-in do XCeed compreende uma linha motriz que inclui um motor 1.6 GDi a gasolina que desenvolve uma potência de 105 cv às 5700 rpm e um binário máximo de 147 Nm às 4000 rpm, um motor elétrico síncrono de íman permanente que debita uma potência de 61 cv entre as 2330 e as 3000 rpm, uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e uma bateria de polímero de iões de lítio com uma capacidade de 8,9 kWh.

A Kia anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 59 quilómetros em ciclo urbano, sendo possível circular com emissões zero até uma velocidade máxima de 120 km/h, passando depois ao modo híbrido.

A potência é transmitida ao eixo dianteiro pela caixa de velocidades de dupla embraiagem, a qual possibilita a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, com perdas mínimas de energia e uma elevada eficiência.

A associação entre os motores de combustão e elétrico disponibiliza uma potência combinada de 141 cv e um binário de 265 Nm, permitindo o XCeed PHEV, que pesa em vazio 1584 kg, acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 188 km/h.

Em termos de eficiência, a marca reivindica um consumo de combustível misto de 1,4 litros nos primeiros cem quilómetros e de energia de 12,3 kWh, o que se traduz num custo atual de 4,487 euros. Por comparação, a versão não eletrificada com motor 1.0 GDI de 120 cv tem um consumo homologado de 6,0 l/100 km/h, elevando o custo de utilização para 10,77 euros.

Para otimizar a eficiência convém carregar externamente a bateria, operação que pode demorar até 2h42m num posto de 15 A ou em alternativa numa tomada doméstica de 6 A ou 8 A, sendo possível recuperar a capacidade total em 6h45m ou 4h45m, respetivamente. O Kia XCeed conta igualmente com um sistema de regeneração da energia, mas não tem modo B.

TECNOLOGIA

Para conquistar os clientes, os fabricantes sul-coreanos têm o hábito de disponibilizar, de série, equipamentos e tecnologias que na concorrência só integram a lista de opcionais. O nível de equipamento Tech do XCeed não é exceção, só lhe faltando mesmo o Cruise Control Adaptativo e o assistente de ângulos mortos.

A dotação de série compreende o sistema de infoentretenimento, navegação com telemática Kia Connect e ecrã tátil de 10,25”. Específica da versão PHEV é a funcionalidade que ajuda os condutores a encontrar os pontos de carregamento mais próximos ou na rota para o destino. O sistema também fornece informações úteis relativas à linha motriz, à autonomia elétrica assim como gráficos de utilização da energia.

Além disso, o condutor também pode usar o ecrã tátil para programar o início do carregamento da bateria, permitindo aproveitar o preço das horas em vazio. A compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay também é de série, bem como o sistema Bluetooth que permite a ligação simultânea de dois dispositivos móveis.

Em termos de assistência à condução, o XCeed PHEV Tech vem equipado com algumas das mais recentes soluções tecnológicas como o cruise control, o alerta de atenção do condutor (DAW*), o assistente de colisão frontal com deteção de peões (FCA), assistente de máximos (HBA), assistente de arranque em subidas (HAC) e assistente de manutenção da faixa de rodagem (LKA).

A dotação de série compreende igualmente o ar condicionado automático – com comandos físicos e saída exclusiva para o condutor para otimizar a carga da bateria -, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva e luz, carregador USB e wireless para smartphone, câmara e sensores de estacionamento traseiros com guias dinâmicos, entre outros.

AO VOLANTE

Com uma posição de condução inferior ao de um SUV convencional e uma altura ao solo mais elevada do que o hatchback que lhe deu origem, o Kia XCeed oferece uma boa visibilidade para a frente. O mesmo não sucede para a traseira devido à espessura dos pilares, mas esse constrangimento é ultrapassado graças à câmara e aos sensores traseiros com guias.

A combinação de um volante ajustável em altura e profundidade com as várias possibilidades de regulação manual do banco permitem a qualquer um encontrar a melhor posição condução.

O XCeed PHEV oferece três modos de condução, ativados por botões localizados junto à alavanca da transmissão: Híbrido (desde que exista carga na bateria, ambos os motores fazem mover o veículo), Elétrico (desde que a bateria esteja com carga) e Sport.

Apesar da estética mais agressiva, as prestações deste híbrido plug-in da Kia são mais de um familiar do que de um desportivo, penalizadas por uma elevada relação peso-potência e que se traduz numa aceleração modesta dos 0 aos 100 km/h de 11 segundos.   

Onde esta versão se destaca é na impressionante eficiência da sua cadeia cinemática. A autonomia real de 52 quilómetros não é a anunciada de 59 quilómetros, mas fica lá perto, enquanto o consumo nos primeiros cem quilómetros se situa nos 2,0 l/100 km, ligeiramente acima dos 1,4 l/100 km reivindicados pela marca. Assim, desde que o condutor tenha a preocupação de carregar a bateria sempre que possível pode efetuar cem quilómetros com um custo de 3,59 euros.

Mas ainda mais extraordinários são os valores registados pelo computador de bordo numa longa viagem, após os primeiros cem quilómetros, já que é possível obter uma média de aproximadamente 4,0 l/100 km. Este valor é bastante inferior ao de muitos concorrentes, incluindo propostas com motorizações diesel.

Não obstante o peso adicional da bateria, o comportamento dinâmico é bastante equilibrado e agradável, o que se deve a uma suspensão bastante competente a digerir as irregularidades do piso ou passar sobre as lombas.

VEREDICTO

Proposto por 43.000 euros ou 33.050 euros com campanha de financiamento, o Kia XCeed PHEV Tech assume-se como uma das alternativas mais eficientes do seu segmento e com consumos reais que antecipam baixos custos de utilização para as famílias, desde que tenham a preocupação de carregar a bateria sempre que possível. A autonomia superior a 50 quilómetros é mais que suficiente para a maioria das deslocações diárias pendulares.

Se for necessário ir de fim-de-semana ou de férias, o depósito de combustível permite fazer trajetos bastante longos com consumos bastante baixos, com todo o conforto, embora seja muitas bagagens por esse compartimento é algo limitado. Outro argumento do XCeed PHEV consiste na garantia da Kia de sete anos ou 150 mil quilómetros.   

 

Gostámos Gostámos

Consumo combinado

Com a bateria totalmente carregada é possível percorrer mais de 50 quilómetros em modo elétrico e obter um consumo de combustível de 2,0 l/100 km. Em viagens longas e com a bateria sem carga é possível obter valores médios de 4,0 l/100 km.

Equipamento

Fiel à tradição das marcas coreanas, o XCeed PHEV Tech conta com um nível de equipamento bastante completo, não só de conforto, mas também de segurança e assistência à condução. A qualidade de construção também é de bom nível.

Nova imagem

O XCeed PHEV adota a nova identidade visual da Kia que reflete o o espírito “Movement That Inspires” e representa a ambição que a marca tem em estabelecer uma posição de liderança na indústria da mobilidade do futuro.

Não Gostámos Não Gostámos

Capacidade bagageira

Como a bateria foi instalada por baixo dos bancos traseiros e da bagageira, o volume útil daquele compartimento não vai além dos 291 litros com os assentos em posição normal. Se a lotação não for completa existe a possibilidade de rebatimento dos mesmos numa configuração 60/40.

 

Regeneração / modo B

O XCeed PHEV só dispõe de um nível de regeneração da energia da travagem e das desacelerações. A ausência do denominado modo B traduz-se numa menor capacidade de recuperação para aumentar a autonomia em modo elétrico.

Sem ACC

O sistema de assistência à condução é bastante completo, mas não inclui o cruise control adaptativo nem o assistente de ângulo morto. Só está disponível o regulador da velocidade de cruzeiro (cruise control) e o limitador de velocidade, ambos ativados no volante multifunções.


Kia XCeed 1.6 GDI 6DCT PHEV Tech

Preço 43.100 € (33.050 €, com campanha financiamento)  
Motor Gasolina, 1580 cc + elétrico
Potência 141 cv (105 cv / 61 cv)
Binário 265 Nm
Transmissão Dianteira,  DSG 6
Bateria / Autonomia 8,9 kWh / 59 km
Peso 1594 kg
Comp./Larg./Alt. 4,40/1,83/1,48 m
Dist. entre eixos 2,65 m
Mala 291 l – 1243 l
Desempenho 11,0 0-100 km/h; 188 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,4 (2,0*) l/100 km
Emissões CO2 32 g/Km

*Medições Turbo

 

Equipamento
Série: Airbags de condutor, passageiro, laterais e de cortina, alarme, cruise control, alerta de atenção do condutor, controlo eletrónico de estabilidade, faróis de nevoeiro, assistente de colisão frontal com deteção de peões, assistente de arranque em subidas, assistente de máximos, imobilizador, kit mobilidade para pneus, assistente à manutenção na faixa de rodagem, sistema de monitorização da pressão de pneus, ar condicionado bi-zona, câmara e sensores de estacionamento traseiros com guias dinâmicos, carregador USB, carregador wireless para smartphone, porta-bagagens inteligente, sensores de chuva e luz, chave inteligente com botão start, sistema de navegação com ecrã tátil de 10,25” (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), painel de instrumentos digital de 12,3”, travão de estacionamento elétrico, jantes de liga leve de 16”, espelhos elétricos na cor da carroçaria, vidros traseiros escurecidos