Depois do 500C, eis que também o mais familiar Fiat 500X passa a contar com a muito apreciada capota em lona elétrica, aqui batizada de ‘Dolcevita’. Solução estreada na edição especial ‘Yacht Club Capri’, a qual, até mesmo quando impulsionada por um pequeno três cilindros, sobressai, também pelo cativante estilo, nas ondas deste Verão...
Nos tempos que correm uma das variantes mais familiares do pequeno Fiat 500, a verdade é que o 500X tem conhecido, desde há muito, bastante aceitação entre os mais diferentes tipos de consumidores. Agradados não apenas com o estilo inconfundível inaugurado pelo pequeno 500, embora aqui num corpo mais volumoso, como também com o maior espaço e conforto proporcionados por esta versão crossover do atraente modelo italiano.
No entanto e com o Verão a chegar, a Fiat decidiu reforçar os argumentos – também veraneantes – do 500X, lançando uma nova edição especial, inspirada no universo náutico e das embarcações de recreio, a que deu o nome de ‘Yacht Club Capri’. A qual, além de um estilo muito particular e apurado, veio estrear, igualmente e neste modelo, um tecto em lona de abertura elétrica, accionável a velocidades até 100 km/h, a que a marca italiana deu o nome – muito apropriadamente, diga-se… – de ‘Dolcevita’.

Foto: Turbo
E se a opção por esta solução é um claro convite ao desfrutar das tardes quentes com o Sol a inundar o habitáculo, já as soluções estilísticas desenhadas pela marca italiana, para esta versão ‘Yatch Club Capri’, recomendam que o passeio se faça de forma tranquila e descontraída. Ou, dito de outra forma, claramente a exibir o cativante e intenso ‘Azul Venezia’ escolhido para cor exterior (Azul é, de resto, também a cor da capota), acompanhado de duas finas listas brancas a marcar a cintura, além de complementado por capas dos retrovisores e puxadores das portas em metalizado, vidros traseiros escurecidos, assim como por logótipos específicos ‘Yatch Club Capri’ nos pilares B e no portão traseiro.
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Finalmente e a contribuir, igualmente, para uma imagem exterior verdadeiramente cativante e cheia de estilo, jantes em liga leve de 18”, também elas específicas e com elementos de estilo no mesmo ‘Azul Venezia’, além de terminais de escape cromados.
Um mimo, sem dúvida…
INTERIOR
No entanto e se está a pensar que o estilo foi todo gasto no exterior, desengane-se, pois também no habitáculo, o 500X ‘Yatch Club Capri’ faz questão de receber os ocupantes com um requinte muito próprio… e exclusivo.

Foto: Turbo
A ajudar a esta impressão, soluções como os bancos em couro branco e com o logótipo ‘500’ bordado no mesmo azul dos debruados, já para não falar nas aplicações em mogno escuro, tanto no frontal do tablier, como no punho da alavanca da caixa de velocidades. Embora, estas últimas, parte da lista de opcionais… infelizmente.
Quanto ao resto, as mesmas soluções já conhecidas de outras versões do 500X e que começam numa linguagem de design marcada pela convincente ergonomia, favorecendo tanto o acesso a comandos simples e práticos, como até mesmo a alguns espaços de arrumação abertos. Sendo que, conjugado com esta qualidade, surge um fácil acesso ao habitáculo, a par de uma habitabilidade que consegue, inclusivamente e graças à quase inexistência de túnel de transmissão, acomodar três ocupantes atrás. Embora e de preferência, não devam ser muito altos, já que a colocação dos bancos estilo anfiteatro, acaba colocando as cabeças muito próximo do tejadilho…
Falando do condutor, beneficia de uma posição de condução também ela funcional e confortável, graças a um banco com bom apoio lateral e todos os ajustes, assim como a um volante que, com boa pega e multiregulável, destaca-se ainda pelos comandos físicos simples de operar. Entre os quais, a a solução muito norte-americana que são os botões do som na parte de trás dos braços.

Foto: Turbo
Ainda assim e pedir um maior período de habituação, surge a visibilidade para o exterior, e, em particular, para trás. Esta última, muito condicionada não apenas pelo óculo subido, mas principalmente pela cabeça dos ocupantes; felizmente, existe uma câmara!
Quanto à bagageira, com um acesso elevado face ao piso interior, mantém a já conhecida capacidade razoável e que pode variar entre os 350 e os 1000 litros, neste caso, com as costas dos bancos traseiros rebatidas 60:40. Funcionalidade que, no entanto, só não permite maior aproveitamento, porque os bancos traseiros estão colocados muito altos, enquanto o piso surge muito baixo.
Algo que, ainda assim, não impede a presença de uma prateleira, a toda a largura do espaço e com várias divisórias, por baixo do piso falso. Mas que, com pouca profundidade, acabam não conseguindo atenuar a falta que fazem os ganchos porta-sacos… que alguém se esqueceu de incluir!
MECÂNICA
Embora disponível no mercado nacional com outras motorizações, mas também com outras versões, o Fiat 500X Yacht Club Capri que tivemos oportunidade de ensaiar envergava o já bem conhecido três cilindros da família FireFly, com 999cc e 120 cv de potência. Que, ajudado por uma caixa manual de seis velocidades com não muito tacto, mas bem escalonada, acaba conseguindo resultados aceitáveis.

Foto: Turbo
Entre estes e graças, também, quer à presença de um turbocompressor, quer de um sistema de injecção directa, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a roçar os 11 segundos, além de uma velocidade máxima anunciada de 188 km/h.
Mas se, uma vez traduzidos para a realidade, os números atrás referidos acabam conseguindo mostrar-se bem melhores do que a própria ficha deixa antever, também é verdade que, em termos de consumos, as coisas acabam sendo um pouco menos… azuis. Com os 6,1 l/100 km anunciados pela Fiat como média oficial, a traduzirem-se num valor mais perto dos 8,0 l /100 km, e isto, sem forçar excessivamente os andamentos, mas a cumprir um trajecto que englobou cidade, estradas secundárias e auto-estrada.
TECNOLOGIA
Enriquecido com (mais) uma edição especial, o Fiat 500X contempla, desde logo, tudo aquilo que hoje em dia é visto – isso mesmo, visto… – como obrigatório, a começar num painel de instrumentos que, não sendo totalmente digital, inclui um ecrã TFT de 3,5” a cores ao centro, de aspecto simples mas a proporcionar todas as informações imprescindíveis à condução. Sendo, depois, ladeado, quer pelo velocímetro, quer pelo conta-rotações, ambos analógicos.

Foto: Turbo
Igualmente presente, o obrigatório painel central destacado do tablier e com dois botões físicos, mas também com um ecrã digital a cores de apenas 7 polegadas e, por isso, não tão funcional. Ainda que com o conhecido sistema de infoentretenimento Uconnect a contemplar, inclusivamente, a navegação, funcionalidades várias online, além de emparelhamento Apple CarPlay e Android Auto.
Quanto ao restante, a presença, ainda, de um sistema de ar condicionado automático, entradas USB, sensor de luz e de chuva, câmara traseira de estacionamento, travão de estacionamento elétrico, Cruise Control, aviso de transposição de faixa, reconhecimento de sinais de transito, assistente e limitador de velocidade, luzes de dia e faróis de nevoeiro em LED e faróis Full LED. Tudo isto, de série.
AO VOLANTE
Marcante no estilo, o Fiat 500X Yacht Club Capri mostra-se uma proposta de utilização agradável, quando numa utilização do dia-a-dia, impulsionado por um pequeno tricilíndrico que, não sendo um portento e força ou emoções, consegue resultados agradáveis. Aqui, ajudado, igualmente e nos seus esforços de mostrar alguma desenvoltura, pelo bom escalonamento da caixa de velocidades.

Foto: Turbo
De resto e graças também aos 120 cv de potência e 190 Nm de binário que anuncia, o pequeno FireFly consegue garantir, inclusivamente, alguma irrequietude, principalmente, quando nos regimes mais perto do red-line, às 5.750 rpm. Faceta a que o conjunto responde de forma igualmente convincente, não sem algum “embalar” da carroçaria quando por trajectos mais sinuosos, mas sempre mostrando bom e seguro controlo da situação.
A apoiar esta postura, uma direcção agradável na utilização, ainda que também ela mais vocacionada para a utilização do dia-a-dia, assim como um sistema de travagem, também ele, em linha com as necessidades do conjunto.
Já em estrada aberta, o sobressair do conforto e de uma atitude mais descontraída, que é aquilo que este 500X mais gosta, ainda que sendo também aí que se notam, mais fortemente, as limitações do pequeno três cilindros. Repercutindo-se o esforço maior, tal como acontece no pára-arranca em cidade, onde ainda assim não lhe falta um bom nível de agilidade, nos malfadados consumos…
VEREDICTO
Cativante na estética e, principalmente, nos pormenores náuticos que fazem as delícias nesta edição especial, o Fiat 500X Yacht Club Capri junta ao design cheio de estilo, um óptimo nível de equipamento, além das alegrias de uma capota em lona, retráctil, que, sempre que o Sol sorri, deixa todos os seus ocupantes também com um sorriso no rosto.

Foto: Turbo
No entanto e como acontece com os iates que fazem a vida no mar – não é o caso deste Yacht Club… -, desfrutar de certos privilégios, acarreta igualmente maiores custos. Que, no caso deste Fiat, acabam centrando-se não apenas nalgumas soluções quiçá não tão conseguidas, mas, principalmente, no preço de aquisição e consumos.
Mas isso, não temos dúvidas, principalmente no caso dos viajantes náuticos, mais até que neste 500X, também já seria algo de esperado…
Gostámos
![]() Estética Mantendo uma imagem de família de créditos já firmados, o 500X Yacht Club Capri acresce a esta um estilo e predicados, específicos desta edição especial, que claramente lhe ficam bem e o tornam ainda mais apaixonante. Nós, pelo menos, não temos dúvidas: gostámos!… |
![]() Equipamento A par da estética, o equipamento é, claramente, um dos argumentos mais fortes desta edição especial Yacht Club Capri, pouco ou nada deixando de fora, que seja imprescindível no afirmar da elegância que o modelo exibe. A não ser, talvez, as aplicações em mogno…. |
![]() Tecto de abrir Mais-valia reconhecida no pequeno 500, o tecto em lona de accionamento elétrico, que pode ser ativado a velocidades até 100 km/h, chega agora ao irmão maior 500X, mais uma vez, para apaixonar. E, ainda mais, quando conjugado com o estilo a elegância deste Yacht Club Capri. |
Não Gostámos
![]() Consumos Até pode ser pequeno nas dimensões, mas a verdade é que o tricilíndrico FireFly de 120 cv, aplicado num corpo maior como é o caso do 500X, acaba apresentando uma factura bem mais pesada do que seria desejável… e recomendável. |
![]() Rebatimento bancos traseiros Trata-se de uma característica que nada tem a ver com esta edição especial, mas estende-se a toda a gama. Sendo que, até por a bagageira não ser uma referência em termos de capacidade, o sistema de rebatimento das costas dos bancos traseiros poderia – deveria! – garantir melhor aproveitamento. |
![]() Preço É certo que tem um estilo que marca a paisagem por onde quer que passa, tal como tem um nível de equipamento com praticamente tudo o que lhe fica bem. Ainda assim, quase 32 mil euros, para um segmento B, não deixa de ser caro….
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Fiat 500X 1.0 FireFly Turbo 120 Yacht Club Capri
Preço 31 865€
Motor Gasolina, 3 cil., 999 cc, turbo, injecção directa
Potência 120 cv às 5.750 rpm
Binário 190 Nm às 1.750 rpm
Transmissão Dianteira, Man., 6 vel.
Peso 1280 kg
Comp./Larg./Alt. 4,26/1,79/1,59 m
Dist. entre eixos 2,57 m
Mala 350 – 1.000 l
Desempenho 10,9 0-100 km/h; 188 km/h Vel. Máx.
Consumo 6,1 (7,9*) l/100 km
Emissões CO2 146 g/Km
* Medições Turbo
Equipamento
Série: Faróis dianteiros full LED, faróis de nevoeiro em LED, vidros traseiros escurecidos, jantes em liga leve de 18″ com acabamento azul, retrovisores elétricos com desembaciamento, volante desportivo com moldura em preto, painel de Instrumentos digital TFT a cores 3,5”, ar condicionado automático, rádio tátil de 7″ Uconnect NAV, banco do condutor regulável em altura, travão de mão elétrico, apoio de braços dianteiro, Pack Visibility (sensores de luz e sensores de chuva), Pack Magic Eye (câmara de estacionamento traseira e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros), Cruise Control, Assistente de velocidade, Aviso de transposição de faixa de rodagem, Reconhecimento de sinais de trânsito.