O BMW iX3 é a versão elétrica do popular SUV X3, sendo quase tudo igual, à exceção, naturalmente, da linha motriz, que inclui um motor elétrico com 286 cv e uma bateria de 80 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de até 460 km. A eficiência energética é outro dos argumentos do BMW iX3, assim como o conforto, a sofisticação tecnológica e o comportamento dinâmico. No entanto, esta medalha também tem reverso.
Com o lançamento do BMW iX3, a marca alemã alterou a sua estratégia no domínio dos veículos elétricos. Até ao início da comercialização deste SUV a bateria, o único modelo totalmente elétrico do fabricante de Munique era o compacto BMW i3.
Desenvolvido de raiz como automóvel elétrico, o BMW i3 distinguia-se pela imagem pouco consensual, pela carroçaria construída em fibra de carbono, os materiais reciclados, mas pouco agradáveis à vista, e pelas portas suicidas.
Com o i3, a BMW acabou por descobrir que nem todos os clientes querem que o seu veículo elétrico tenha um aspeto radicalmente diferente de um automóvel “convencional”.
Por esse motivo, ao projetar o novo BMW iX3, a estratégia passou pela introdução de uma versão elétrica do SUV X3, modelo este que passou a ser proposto em todos os tipos de soluções energéticas, desde a gasolina até esta elétrica a bateria, passando pelo diesel e pelo híbrido recarregável (PHEV).
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Em termos de imagem, o BMW iX3 apresenta pela grelha mais volumosa, mas tapada porque esta versão a bateria necessita de menos refrigeração, pelos faróis mais rasgados em LED. Os acabamentos associados ao pack M Sport são de série em todas as versões deste SUV elétrico.
INTERIOR
As diferenças entre o BMW iX3 e o BMW X3 são ainda mais difíceis de encontrar no interior do que no exterior. Na verdade, se não fosse o botão de ignição em azul e mais alguns apontamentos na mesma cor ninguém poderia imaginar que não se encontrava ao volante de um automóvel “convencional”.
Isto está longe de ser um aspeto menos positivo porque o BMW X3 é um dos melhores SUV que se encontram no mercado e o facto de utilizar energia elétrica em vez de combustíveis fósseis em nada altera esta realidade.
O habitáculo poderá não ser tão sumptuoso como o do Audi e-tron ou do Mercedes-Benz EQC, mas a qualidade dos materiais e da construção está acima de qualquer suspeita, podendo ser encontrados acabamentos densos e moles nos locais mais importantes.
A facilidade de utilização é outro dos fortes argumentos do BMW iX3, graças a um painel de bordo organizado de forma racional, com botões dignos desse para o ar condicionado.
Em termos de habitabilidade, espaço para as pernas e para a cabeça não falta, mesmo para os ocupantes de maior estatura. O interior também é suficientemente largo para que os ombros do condutor não vão colados ao do passageiro.
Igualmente boa é a habitabilidade traseira. Apesar de ter uma bateria grande, esta foi instalada por baixo do piso do iX3, o que permitiu à BMW disponibilizar um espaço semelhante ao do X3. Isto significa que duas pessoas de estatura mais elevadas podem viajar confortavelmente sentadas nos bancos traseiros.
Os assentos traseiros laterais podem ser reclinados para proporcionar uma posição ainda mais ampla, funcionalidade que não está disponível nos concorrentes diretos do BMW iX3. O banco traseiro do meio também é suficientemente espaço para receber um terceiro ocupante.
A bagageira também é semelhante à do BMW X3, oferecendo um volume de 510 litros que pode ser ampliado até aos 1560 litros, com o rebatimento dos assentos numa configuração 40/20/40. Por baixo da tampa da bagageira existe um útil fundo falso, que permite guardar os cabos de carregamento.
MECÂNICA
O motor de combustão do BMW X3 foi substituído por uma linha motriz elétrica, que inclui um motor elétrico, montado no eixo traseiro, que desenvolve uma potência de 285 cv e um binário de 400 Nm, um pack de baterias com uma capacidade total de 80 kWh e útil de 74 kWh, e uma caixa de uma velocidade.
Segundo a BMW, a bateria permite percorrer até 463 quilómetros com uma única carga. Uma vez esgotada é possível recuperar a capacidade total ao fim de 7h30 numa wallbox de 11 kW.
Num carregador rápido, o tempo de carga diminui em corrente contínua, sendo possível carregar entre 10% a 80% da capacidade em 32 minutos num posto de 150 kW ou autonomia para mais 100 quilómetros em cerca de dez minutos.
Não obstante um comprimento exterior de 4,73 metros e um peso de 2383 kg, este SUV elétrico consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
O consumo de energia anunciado, em ciclo WLTP, é de 18,5 kWh por cada cem quilómetros percorridos, o que se traduz num custo de 3,43 euros (sem taxas). O BMW iX3 conta ainda com um sistema de recuperação de energia nas desacelerações e nas travagens, cujo modo mais eficiente (B) pode ser ativado no seletor dos programas de condução.
TECNOLOGIA
A BMW tem vindo a notabilizar-se por disponibilizar os mais avançados sistemas de infoentretenimento. O SUV iX3 não é exceção, tendo recebido a mais recente versão do sistema iDrive. O ecrã tátil de 10,25” pode ser operado com recurso a um comando giratório, localizado entre os bancos, que distrai menos do que outros sistemas da concorrência.
Além do sistema de navegação, do rádio DAB e da ligação por Bluetooth, o Live Cockpit Professional, que é de série, também oferece compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, assim como carregamento de smartphone por indução. As versões M Sport contam igualmente com um sistema de som Harman Kardon.
O BMW iX3 dispõe igualmente de sofisticados sistemas de assistência à condução. Entre eles destaque para o Head-Up Display – para garantir que o utilizador mantém sempre os olhos na estrada – , o alerta de ângulo morto, o assistente de manutenção da faixa de rodagem e função de navegação ativa (ajudando a manter a rota calculada pelo sistema de navegação que existem várias faixas de rodagem), o regulador ativo da velocidade de cruzeiro, o assistente de colisão frontal ou o reconhecimento de sinais de trânsito com possibilidade de ajuste automático da velocidade em função dos limites legais.
A combinação destes sistemas de segurança ativa e passiva permitem ao BMW iX3 disponibilizar uma condução autónoma de nível 2, após a ativação dos mesmos através de comandos no volante multifunções.
Quando os sistemas estão em funcionamento, o veículo não só mantém a distância para o da frente, como trava e acelera automaticamente. Primeiro estranha-se, mas depois de se ganhar confiança na tecnologia, proporciona uma maior conforto na condução, especialmente em situações de pára-arranca.
O sistema Driving Assistant Professional é de tal forma evoluído que recebeu a classificação máxima de quatro pontos atribuída pelo Euro NCAP e uma taxa de eficácia de 83%, a segunda melhor de sempre, atrás dos 85% do Mercedes-Benz GLE.
AO VOLANTE
A natureza desportiva do BMW iX3 é transmitida pelos bancos em pele com costuras em azul e regulação elétrica, assim como pelo moderno painel de controlo na consola central.
A posição de condução elevada, típica dos SUV, garante uma excelente visibilidade da estrada e do meio envolvente. Para apoiar as manobras num veículo com um comprimento exterior de 4,73 metros, o condutor beneficia do apoio da câmara traseira com linhas dinâmicas, assim como dos sensores traseiros, dianteiros e laterais.
Além da instrumentação específica e do botão de ignição azul, a marca alemã optou por manter o comando da transmissão automática de outros modelos com a diferença de que esta comanda uma caixa com apenas uma velocidade, que tem um funcionamento suave e muito progressivo.
O utilizador tem a possibilidade de optar por três modos de condução: Eco Pro, Comfort e Pro. O primeiro privilegia o consumo de energia, enquanto o último procura explorar ao máximo as capacidades do motor síncrono de 288 cv (210 kW), instalado no eixo traseiro.
Além dos três modos de condução também é possível selecionar três níveis de regeneração de forma a se fazer uma gestão mais inteligente da energia.
A instalação da bateria por baixo da carroçaria confere ao BMW iX3 um comportamento bastante equilibrado nas curvas face a um peso de quase 2,4 toneladas. Isso, porém, em nada compromete a agilidade do iX3 nos percursos mais lentos, graças a um baixo centro de gravidade.
As prestações fazem corar de vergonha as versões dotadas com motores de combustão e potências semelhantes como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, está limitada eletronicamente a 180 km/h por questões de segurança e autonomia,
A eficiência também é surpreendente com o computador de bordo a indicar um consumo médio de energia de 16,8 kWh/100 km, abaixo dos 18,5 kWh/100 km anunciados pela marca, enquanto a autonomia real se situou nos 410 km, um pouco abaixo dos 463 km homologados pela marca em ciclo WLTP.
VEREDICTO
Um SUV premium igual aos outros da marca, mas com motorização elétrica. Esta foi a receita da BMW para o iX3, que na essência é um X3 elétrico, convencendo pelas prestações, pela dinâmica, pelo equipamento, pelo conforto a bordo e pelos baixos custos de utilização.
O preço elevado também é outra das imagens de marca deste modelo, com a unidade ensaiada, dotada com o pacote M Sport, a ser proposta por 83.793 euros, valor que já inclui opcionais como o dispositivo de acoplamento de reboque elétrico, vidros com proteção solar, frisos interiores M em alumínio, BMW Laserlight ou as jantes de liga leve aerodinâmicas de 20”.
Gostámos
Qualidade construção A qualidade e o rigor de construção tipicamente alemães estão acima de qualquer suspeita no BMW iX3. O ambiente a bordo é sofisticado, requintado e tecnologicamente avançado como já é habitual em quase todos os modelos da marca de Munique. |
Equipamento O interior pode ser recheado de equipamento, que vai desde o sistema multimedia, compatível com Apple CarPlay e Android, às ajudas à condução até à climatização distribuída por três zonas, graças a uma bomba de calor. |
Consumo energia A eficiência energética do BMW iX3 surpreende pela positiva, conseguindo-se obter valores inferiores, em condições reais, aos anunciados, com o computador de bordo a indicar uma média de 16,8 kWh/100 km, abaixo dos 18,5 kWh oficiais. |
Não Gostámos
Preço Proposto por 83.793 euros, já com opcionais incluídos, o BMW iX3 está longe de ser propriamente barato, embora a diferença face à versão de combustão possa ser compensada pelos baixos custos de utilização. |
Tomada carregamento Como partilha a mesma plataforma com a restante gama X3, a BMW optou por colocar a tomada de carregamento no local do bocal de abastecimento de combustível. Esta localização está longe de ser prática nos postos de carregamento rápidos. |
Opcionais Como já é habitual nas marcas premium (e não só), a lista de equipamentos opcionais é extensa e o BMW iX3 M Sport não é exceção, incluindo os frisos em alumínio M, o BMW Laserlight, as jantes de liga leve de 19” ou os vidros com proteção solar. |
BMW iX3 M Sport
Preço 83.793 € (com opcionais)
Motor Elétrico
Potência 210 kW (288 cv)
Binário 400 Nm
Transmissão Auto, 1 vel.
Peso 2384 kg
Comp./Larg./Alt. 4,73/1,89/1,67 m
Dist. entre eixos 2,86 m
Mala 510 – 1560 l
Desempenho 6,8 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx. (limitada)
Consumo 18,5 (16,8*) kWh/100 km
Emissões CO2 0 g/Km
Tempo de carga 32 m (80%) a 7h30
* – Medições Turbo
Equipamento
Série: Sistema de acesso Comfort, vidros com proteção acústica, barras de tejadilho Shadow Line BMW M, pack de espelhos interior e exterior, bancos dianteiros desportivos, apoio lombar para bancos dianteiros, costas dos bancos com ajuste de largura, bancos dianteiros aquecidos, BMW IconicSounds Electric, assistente de condução profissional, assistente de estacionamento PLUS, BMW Head-Up Display, sistema de som Surround Harman/Kardon, frisos exteriores Shadow Line BMW M, forro do tecto antracite BMW M