Publicidade

Encontro do Pensador de Rodin com Michelangelo: QX80 Monograph

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 de Abril, 2017

A Infiniti explicou os seus objetivos para este estudo conceptual de um SUV topo de gama com uma postura marcante e um design atraente.

Após a primeira foto oficial revelada na última semana, a Infiniti desvendou todos os detalhes do exterior do novo concept QX80 Monograph. Com estreia no Salão de Nova Iorque, caso a aceitação deste estudo de design seja positiva a marca poderá avançar para o desenvolvimento de um novo topo de gama com estas formas, mais quadradas e próximas de modelos como o Range Rover ou o Mercedes Classe G. Segundo a marca de luxo da Nissan, este QX80 Monograph representa uma junção entre ‘O Pensador’ de Rodin e as obras de Michelangelo, através de uma combinação de linhas puras e horizontalizadas com uma musculatura simultaneamente poderosa das sensual. Contornos assertivos que são suavizados pela pintura em cobre acetinado e a presença de vincos, como no duplo arco da grelha e nas icónicas entradas de ar que se iniciam atrás das cavas das rodas dianteiras e acompanham as laterais, e de uma assinatura visual LED que imita as formas do olho humano.

 

Com mais de 5 metros de comprimento, quase dois metros de altura e mais de dois metros de largura, este é sem dúvida um SUV que dá nas vistas pela sua postura. Uma postura marcante num perfil onde se destaca também a aerodinâmica em dois pontos. O primeiro é através da ausência dos retrovisores, recorrendo a duas câmaras colocadas no fim dos frisos que se prolongam desde as óticas e que enviam as imagens para o interior. Mas também pelo facto de ao Pilar A escurecido se juntar o facto dos Pilares B e C estarem “escondidos” atrás das grandes superfícies vitrais nas laterais, ajudando a menor turbulência ao rasgar o vento e minimizando os ruídos a bordo.

 

Ainda por conhecer estão os pormenores do habitáculo do Infiniti QX80 Monograph, bem como a sua motorização e demais componentes mecânicos. Informações que vamos levar até si quando a marca de luxo da Nissan revelar os detalhes ainda secretos sobre o seu novo SUV.