Encomendas abertas para novo DS Nº 4

A DS Automobiles anunciou a abertura das encomendas para o novo DS Nº4, que chega no último trimestre deste ano com preços a partir de 37 550€ para a versão híbrida e 46 850€ para a elétrica, que faz a estreia na gama. A oferta será ainda reforçada com variante híbrida plug-in.

O hatchback compacto premium da DS Automobiles acaba de ser renovado e vê a sua designação comercial ser alterada de DS 4 para DS Nº4. A marca gaulesa reivindica que esta proposta foi projetada com o objetivo de oferecer um equilíbrio único entre design arrojado, manobrabilidade, conforto e conectividade avançada.

Relativamente ao seu substituto, o DS Nº4 poucas alterações apresenta em termos de dimensões exteriores, com um comprimento de 4,40 metros, uma largura de 1,87 metros e uma altura de 1,47 metros.

As principais alterações podem ser observadas no design exterior, destacando-se a nova assinatura luminosa inspirada no protótipo DS E-Tense Performance e noutras criações da marca. O feixe de luz estende-se desde as extremidades do para-choques até convergir em segmentos em direção ao logótipo DS iluminado no centro, conferindo ao N°4 uma presença única e um visual cativante, independentemente do nível de especificação.

Novidade absoluta na gama é a motorização elétrica que foi desenvolvida a partir da tecnologia obtida pela DS Automobiles na Fórmula E, designadamente na área do software.

O DS Nº4 E-Tense vem equipado com uma bateria com capacidade útil de 58,3 kWh, com química do tipo NMC, a qual anuncia uma autonomia em ciclo WLTP de aproximadamente 450 quilómetros. A marca francesa reivindica que é possível recuperar 100 quilómetros de autonomia num carregamento rápido em apenas 11 minutos e para carregar dos 20% aos 80% são necessários cerca de 31 minutos.

A eficiência do sistema beneficia ainda de um sistema de travagem regenerativa com três níveis, de 0,6 m/s2 a 2 m/s2. A bateria alimenta uma motor elétrico que desenvolve uma potência 213 cv e um binário de 343 Nm.

Híbrido e PHEV

Igualmente já disponível para encomenda está o DS Nº4 Hybrid, que vem equipado com um bloco a gasolina turbo de três cilindros e 1,2 litros e um motor elétrico de 28 cv, integrado diretamente na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

Em utilização urbana, a DS Automobiles diz que o Nº4 Hybrid pode circular em modo totalmente elétrico até 50% do tempo, dependendo das condições de trânsito e estilo de condução. Com auto-carregamento da bateria recupera a energia das fases de desaceleração e travagem para alimentar a bateria.

A oferta será reforçada mais tarde com uma versão híbrida com bateria recarregável externamente - Nº 4 Plug-In Hybrid - que combina um bloco a gasolina, um motor elétrico, uma bateria com capacidade líquida de 14,6 kWh, sendo o sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. A linha motriz desenvolva uma potência combinada de 225 cv e um binário de 360 Nm. A autonomia anunciada em modo elétrico é de 81 quilómetros.

Condução semiautónoma

O DS Nº 4 está disponível com o sistema de condução semiautónoma de nível 2, Drive Assist 2.0, que permite mudar de faixa, ultrapassar de forma semiautomática e recomendar a velocidade de acordo com a sinalização. O sistema integra DS sensores que registam tudo o que acontece dentro e fora do automóvel, para garantir uma condução tranquila e sem preocupações. 

O hatchback compacto premium incorpora igualmente o DS Extended Head Up Display, que projeta informações essenciais diretamente no campo de visão do condutor. Graças a um efeito ótico avançado, os dados são exibidos como se estivessem suspensos a quatro metros à frente do para-brisas, numa diagonal de 21 polegadas.

Aquele ecrã complementa o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas com ergonomia completamente redesenhada, fazendo parte de um ecossistema digital em torno do DS Iris System, um sistema de informação e comunicação alimentado pela inteligência artificial ChatGPT, o qual adota a ergonomia fluida e intuitiva de um smartphone. O seu ecrã tátil central de 10 polegadas é responsivo e baseado na organização de widgets, oferecendo acesso rápido e personalizável às várias funcionalidades.

Dois níveis de equipamento

O DS Nº4 é proposto em dois níveis de equipamento. A versão acesso Pallas conta com uma especificação que permite disponibilizar um ambiente requintado com bancos em tecido de alta densidade (Diamond Tungsten) e TEP, adornados com costuras.

O quadro de instrumentos e os painéis das portas apresentam acabamentos em basalto preto com efeito escamado, bem como inserções em Belem Bronze, conferindo um aspeto sofisticado ao conjunto.

A dotação de série completa integra o novo painel de instrumentos digital de alta definição de 10,25 polegadas inspirado nos gráficos do DS N°8, controlo de climatização automático de duas zonas, faróis LED e luzes traseiras Full LED, espelhos exteriores rebatíveis eletricamente e com desembaciamento, um leque de segurança com Adaptive Cruise Control Stop & Go e travagem de emergência automática controlada por câmara e radar, assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com câmara de marcha-atrás, vidros laterais dianteiros laminados e acústicos, bem como Mirror Screen sem fios via Wi-Fi.

O DS Nº4 pode ser associado a dois packs: Comfort (exceto E-Tense), que inclui banco do condutor com regulação elétrica e bancos dianteiros aquecidos, vidros laterais laminados e acústicos, vidros traseiros escurecidos; Tech, com entrada e arranque sem-chave, DS Iris System e carregador sem fios para smartphone.

O segundo nível de equipamento é o Étoille que acrescenta o sistema de  informação e comunicação DS Iris System, os faróis DS Matrix LED Vision e as luzes traseiras Full LED com faróis sequenciais, o Pack Rear Traffic Detection, bancos dianteiros elétricos, vidros traseiros laminados de privacidade, soleiras das portas e pedais em alumínio e o carregador sem fios para smartphone.

Para a especificação Étoile estão disponíveis packs de equipamento: Comfort Absolute; que inclui bancos dianteiros com regulação elétrica e funções de massagem e aquecimento, volante aquecido, porta traseira elétrica com acesso mãos-livres, tejadilho solar elétrico, sistema de áudio Focal Electra (exceto motorização híbrida) e DS Extended Head Up Display; Tech Absolute, que compreende o DS Drive Assist 2.0, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e visão 360°, espelhos retrovisores exteriores com regulação automática da luminosidade, alarme e DS Driver Attention Monitoring.

Preços conhecidos

O DS Nº4 E-Tense já está disponível para encomenda, com preços a partir de 46 850€ para o nível de equipamento Pallas e 49 850€ para o Étoile. Por sua vez, o DS Nº4 Hybrid 145 Automático é proposto a partir de 37 550€ para a versão Pallas e 40 550€ para a Étoile.

A coleção Jules Verne também está disponível com todas as motorizações, com preços a partir de 49 350€ para a E-Tense e 40 050€ para a Hybrid, estando incluindo o seguinte equipamento: entrada e arranque sem chave por proximidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmara de marcha-atrás, DS Iris System com ChatGPT integrado, reconhecimento de sinais de limite de velocidade, aviso ativo de saída da faixa de rodagem, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, pack Connect Plus, bancos com regulação elétrica e carregador sem fios.