Elon Musk compra quase mil milhões de euros em ações da Tesla

As ações da Tesla subiram 6% após Elon Musk comprar quase mil milhões de euros em ações da empresa, reforçando a confiança no futuro da fabricante de veículos elétricos.

A Tesla viu as suas ações valorizarem 6% nas primeiras horas de negociação da bolsa na última segunda-feira, depois de Elon Musk ter anunciado a compra de cerca de 920 milhões de euros em ações da empresa.

O gesto representa a primeira aquisição do CEO da empresa norte-americana no mercado desde 2020, e está a ser interpretado como um forte voto de confiança no futuro da Tesla, numa altura em que a empresa enfrenta desafios significativos.

A operação consistiu na compra de 2,57 milhões de ações na sexta-feira passada, a preços que variaram entre os 342,58 e 364,82 euros por ação, afirma a agência Reuters.

O investimento de Elon Musk chega numa fase crítica para a Tesla, que luta para cumprir os seus objetivos ambiciosos de expansão para a inteligência artificial e mobilidade autónoma, ao enquanto lida com a desaceleração das vendas de veículos elétricos, custos crescentes e concorrência cada vez mais agressiva de marcas tradicionais e novas startups.

Para muitos analistas, esta aquisição sinaliza um reforço do compromisso de Musk com a Tesla. “É o sinal mais evidente de que Musk está totalmente comprometido novamente”, afirmou Matt Britzman, da Hargreaves Lansdown.

Voto de confiança estratégico

Esta compra de ações também surge após o conselho de administração propor um plano de compensação no valor de 920 mil milhões de euros para Musk, destinado a reforçar o seu controlo sobre a empresa.

Musk tem reiterado o objetivo de alcançar 25% do poder de voto, detendo atualmente cerca de 13%, e chegou mesmo a afirmar que poderia desenvolver produtos de Inteligência Artificial e robótica fora da Tesla caso não conseguisse essa influência.

  • Tesla aprova bónus de 26 mil milhões de euros para Elon Musk

    ID: 205184 | 3168243158

Apesar da recente recuperação, a Tesla tem ainda muito para recuperar. A empresa norte-americana continua com um dos piores desempenhos no grupo de empresas de tecnologia “Magnificent 7”, acumulando uma queda de 2% no valor das suas ações desde o início do ano.

O investimento de Musk, contudo, recoloca o CEO no centro da estratégia da empresa e transmite a mensagem de que o mesmo está empenhado na empresa e na aposta da mesma na mobilidade elétrica e na inteligência artificial.