Mobieco

Publicidade

Um elétrico por menos de 10.000€? BYD acredita ser possível

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Janeiro, 2023

A BYD pretende lançar um veículo elétrico na China por menos de 10.000€. Resta saber se a marca chinesa pretende vir para a Europa com o Seagull.

A BYD pretende lançar um veículo elétrico no mercado chinês por um preço inferior a dez mil euros e resta saber se também poderá ser comercializado na Europa.

O fabricante submeteu ao Ministério da Indústria e Tecnologia da China umas imagens e dados técnicos de um pequeno veículo citadino que poderia ser batizado como BYD Seagull. 

Com um comprimento exterior de 3,78 metros seria 21 centímetros mais longo do que o Fiat 500 e mais 17 centímetros do que o Renault Twingo, mas 13 centímetros mais curto do que o Seat Ibiza.

De acordo com as primeiras informações oriundas da China, o BYD Seagull poderá ser vendido por um preço entre 60.000 e 80.000 yuanes, isto é, entre 8172 e 10.897 euros ao câmbio atual. Naturalmente que o preço de venda ao público na Europa poderá ser superior devido aos custos de transporte e legalização, mas também à conversão de divisas entre o seu preço na China em yuanes e euros. Todavia, tem todo o potencial para se tornar num dos automóveis elétricos mais baratos do mercado.

LEIA TAMBÉM
Dacia Spring promete ser o mais barato dos elétricos

As suas prestações estão longe de impressionar, já que o motor elétrico desenvolve apenas uma potência de 55 kW (74 cv), alimentado por uma bateria de iões de sódio ou mesmo uma híbrida que combina células de iões de lítio e sódio. A autonomia pode situar-se entre os 300 e os 400 km.