Mobieco

Publicidade

Elétrico feito em impressora 3D por 8 mil euros

Texto: Miguel Policarpo
Data: 8 de Abril, 2018

Um citadino elétrico feito em impressora 3D por um preço acessível. Um sonho? Ainda acrescem outros pormenores igualmente incríveis…

O preço dos elétricos pode ser um dos entraves para que os consumidores optem por este tipo de veículos, embora já existam no mercado modelos com um preço mais acessível. O panorama também está a alterar-se, e as empresas chinesas Polymaker e Electrical Vehicle Limited (XEV) querem contribuir para tal. A proposta é o LSEV, um citadino produzido através de impressões 3D e em apenas três dias de produção. O preço? 8.168,67€ – correspondente a 10,000 dólares.

É um projeto ambicioso que o CEO da Polymaker, Xiofan Luo, sublinha destacar-se da restante concorrência, sublinhando que nenhum outro produto se pode comparar com o LSEV “em termos de tamanho, de escala e de intensidade”. Este citadino elétrico mede 2,489mm de comprimento, 1,295mm de largura e 1,498mm de altura – sendo mais pequeno do que um Smart ForTwo. O peso é de apenas 450kg e cosnegue atingir velocidades de 69 km/h e uma autonomia de 149 quilómetros, segundo reporta a digital Trends.

O LSEV tem a previsão de chegada ao mercado asiático e ao europeu em abril de 2019. O segredo da construção do citadino elétrico consiste no uso de apenas 57 componentes, ao invés, segundo a Polymaker, das 2,000 peças utilizadas num veículo de produção convencional.

Dentro de um ano, confirma-se se esta é mesmo uma proposta tão viável quanto interessante.