A eletricidade chega aos ‘Buggys’ com o Hyundai Kite

Texto: Miguel Policarpo
Data: 9 Março, 2018

Da Coreia do Sul chega a Genebra uma proposta original. O Hyundai Kite é um protótipo de um Buggy elétrico que pode inclusive converter-se num jet ski, um projeto realizado em colaboração com os italianos do Instituto Europeo di Design (IED).

Um Buggy é por natureza um veículo divertido e relaxado mas também pode ser amigo do ambiente. Estas valências conjugam-se no Hyundai Kite, um protótipo apresentado pela marca no Salão de Genebra e que tem ainda a particularidade de se poder converter facilmente num jet ski, incorporando propulsores elétricos e uma turbina a jato de água. Da areia para o mar, assegura-se a diversão de modo sustentável para o ambiente neste veículo, criado por 15 estudantes do IED em cooperação com o Centro Europeu de Design da Hyundai.

A Hyundai e o famoso IED juntaram-se uma vez mais (a primeira tinha sido em 2014, na conceção do PassoCorto, um concept de um automóvel desportivo) e produziram um desenho original. “O objetivo específico do Hyundai Kite é o de transmitir valores de desenho intemporais por intermédio de uma arquitetura e fórmula distintas”, sublinha Thomas Burkle, responsável do Centro Europeu de Design da Hyundai.

Leia também: 25 carros que não vai comprar agora… ou nunca!

Sem portas, sem teto e sem janelas, a carroçaria é construído numa estrutura monocoque e tem 3,745mm de comprimento e 1,455mm de largura. Os painéis do Hyundai Kite entrelaçam-se, conferindo à superfície um aspeto contínuo. Desta forma, esbatem-se as diferenças entre o exterior e o habitáculo, sendo que as linhas remetem também para a ideia de flutuação e liberdade, segundo a marca. Equipado com quatro propulsores integrados dentro das rodas e uma turbina a jato de água, para se garantir a mobilidade no meio aquático, este Buggy especial emparelha-se inclusivamente com smartphones, sublinhando-se a tecnologia.

Um divertido e original veículo da Hyundai. Quem sabe se um dia circulará nas praias portuguesas…

Partilhar