Publicidade

Nascido no Líbano. Electra Quds Rice EV é o elétrico que ninguém esperaria

Texto: Francisco Cruz
Data: 25 de Maio, 2021

País da Ásia Ocidental com pouca ou nenhuma história no mundo automóvel, o Líbano acaba de apresentar o seu primeiro automóvel – o Electra Quds Rise EV, espécie de desportivo de linhas… exageradas, cujas soluções surpreendentes não se resumem, contudo, à estética. Ainda assim e apesar da surpresa total que é, os seus criadores garantem que passará à produção ainda este ano.

Baptizado de Electra Quds Rise EV, o primeiro automóvel nascido no Líbano é, como o próprio nome deixa antever, um “desportivo” elétrico. Capaz, segundo os seus criadores, de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cinco segundos, ainda que, com a velocidade máxima, a ficar-se pelos 165 km/h.

Para garantir estas prestações, o modelo recorre a uma bateria de iões de lítio de 50 kWh, capaz de garantir uma potência máxima de 160 cv, enviados apenas e só para as rodas traseiras, através de uma transmissão de apenas uma velocidade. Ajudada, igualmente, por rodas em alumínio forjado de 18″.

Electra Quds Rise EV

Anunciando uma autonomia máxima de 450 km, este suposto desportivo recorre, ainda, a uma carroçaria em fibra de vidro, marcada, como as próprias imagens mostram, por enormes e salientes pára-lamas, e tendo na base um a “chassis em alumínio superleve”, afirmam os seus criadores.

LEIA TAMBÉM
Hongqi S9. Superdesportivo chinês de 1,22 milhões vai passar à produção

Passando ao habitáculo, um interior de moderno e minimalista, do qual se destaca, como não poderia deixar de ser, um generoso ecrã táctil, parte do sistema de infoentretenimento, de 15,9 polegadas, a que se junta ainda um painel de instrumentos cheio de estilo e um volante desportivo. Tal como no exterior, também no habitáculo, os clientes vão poder escolher a cor predominante.

Ainda de acordo com a informação divulgada pela EV Electra, o primeiro automóvel libanês terá um preço a rondar os 24.500 Euros, sendo que, a produção está prevista arrancar no final deste ano, de forma a que as primeiras unidades cheguem aos locais de venda em 2022.

Electra Quds Rise EV

Fundada pelo libanês Jihad Mohammad, há cerca de quatro anos, a Electra espera conseguir produzir um total de 10.000 veículos, durante o ano completo de 2022. Encarando esta meta como mais um passo no sentido de vir a competir, no futuro, no mercado internacional.

Quanto à implantação no Líbano, país que continua com graves problemas de infraestruturas, nomeadamente, para carregamento de veículos elétricos, a empresa pretende instalar um total de 100 postos de carga no país, de forma a garantir que os seus clientes não fiquem imobilizados, complementa o canal de televisão Al Jazeera.