Publicidade

Eis o GT X Experimental, o protótipo que antevê o futuro da Opel

Texto: Miguel Policarpo
Data: 22 de Agosto, 2018

Elétrico, com um estilo arrojado e munido de argumentos tecnológicos, incluindo sistemas de condução autónoma de nível 3. Assim é o GT X Experimental, o protótipo que não só antevê o futuro do design da Opel/Vauxhall como também as próximas gerações de modelos destas marcas.

Desde que foram divulgados os primeiros esboços do GT X Experimental, os fãs da Opel (e, por extensão, da Vauxhall) aguardavam pela apresentação do protótipo. Trata-se de um automóvel que antevê o futuro do design destes fabricantes e também as soluções tecnológicas que as duas marcas vão adaptar às novas gerações dos seus modelos. Sob a forma de SUV, este concept apresenta uma elegante silhueta e um desenho futurista. Sobressai, conforme a imagem anteriormente publicada retratava, a chamada “Opel Compass”, o design em “bússola” que define a assinatura visual da dianteira do automóvel. Este elemento complementa-se com o que a marca define por “Opel Visor”, integrando num único módulo as óticas em LED, o logótipo , as luzes de circulação diurna, os sensores e as câmaras. Estes dois últimos componentes são imprescindíveis para o funcionamento da tecnologia de condução autónoma.

Se o irreverente desenho do exterior do GT X Experimental, que tem 4,06m de cumprimento, 1,83m de largura e 1,53m de altura, capta as atenções – fazendo recordar inclusivamente elementos do Opel GT Concept  – o interior é igualmente surpreendente. Deste logo, com a forma como as portas abrem, deixando o habitáculo “respirar” e oferecendo um caráter distinto. Seguindo a mesma receita do Opel Visor aplicada ao exterior, no interior destaca-se o painel de instrumentos encastrado num módulo, o que a marca denomina por ‘Pure Panel’, criando linhas fluídas. Os quatro bancos parecem “flutuar”, reforçando a “leveza” que diferencia o habitáculo do protótipo.

No que respeita à motorização, o GT X Experimental incorpora uma bateria elétrica de 50 kWh, sendo capaz de carregar via indução. A Opel/Vauxhall não divulgou especificações adicionais, ressalvando que este veículo reforça a pretensão de lançamento de uma versão eletrificada de cada modelo até 2024 . Em relação à tecnologia, o protótipo oferece funcionalidades de condução autónoma de nível 3, sublinhando a marca que o automóvel consegue desempenhar todas as funções de condução mas que o condutor tem de estar apto para tomar controlo da viatura a qualquer momento.

Uma visão do futuro. O irreverente design do GT X Experimental pode não ser adaptado integralmente aos futuros modelos da Opel/Vauxhall, mas oferece uma ideia de como serão os automóveis destas marcas.