Eis o novo Ford Focus

Texto: Miguel Policarpo
Data: 10 Abril, 2018

A Ford desvendou a nova geração do Focus, que vem com a promessa de ser “o mais dinâmico, excitante e inovador Ford de sempre”. As expectativas são altas, muito alimentadas pela marca, fruto de sérios investimentos em várias vertentes.

O novo Ford Focus foi revelado pela marca e as novidades são infindáveis. A tecnologia é um dos pontos-chave desta nova geração, juntamente com a ampla oferta de motores e as diferentes versões de gama, são elas a Active a ST-Line, a Titanium e a Vignale. Diz a marca que esta que é a quinta geração do modelo assume uma evolução na linguagem do design, procurando transmitir uma experiência rica em todas as interações com os passageiros. O novo Focus chegará em outubro na versão berlina de cinco portas, sendo depois lançandas a variante carrinha e a Active.

Dinâmico e assertivo

Apresentando um “amadurecimento proporcional”, na tentativa de refletir um aspeto mais premium e uma silhueta desportiva – sem descurar o caráter de conforto – o novo Ford Focus apresenta um recuo dos pilares A, convergindo dinamicamente para um pilar C mais musculado. O capô mais longo flui para o para-choques em que a grelha se demarca, atribuindo uma presença mais assertiva, um caráter complementado pelo design das óticas. A distância entre eixos cresceu 53 mm – possibilitando um aumento de 56mm de espaço para joelhos.

Estes ganhos devem-se sobretudo à adoção da plataforma C2 – que permitiu um crescimento de 18mm no comprimento e reduzir o peso entre 50 e 88kg. A aerodinâmica também apresenta melhorias, graças a um perfil mais baixo, entre outras atualizações.

As distintas versões de gama do Novo Ford Focus assumem particularidades como, no caso da opção Vignale, cromados em cetim, uma grelha exclusiva e outros apontamentos. Já o Focus ST-Line apresenta uma estética mais agressiva com um difusor traseiro e um spoiler no tejadilho. Tem também uma suspensão desportiva 10mm mais baixa. Em relação à Active, sublinha-se a suspensão 30mm mais alta, a inclusão de resguardosnos guarda-lamas e o para-choques com zonas sem tinta – estando disponível nas variantes de carrinha e de cinco portas.

No habitáculo, as linhas fluem e a Ford procurou tornar o ambiente a bordo mais acolhedor. Entre outras alterações, destaque para os acabamentos em madeira e bancos revestidos em pele para a versão Vignale, ou os apontamentos que replicam o efeito de fibra de carbono e o bordado vermelho da ST-Line. As superfícies na Active são mais rugosas e materiais em tecido.

Segurança e Tecnologia

No capítulo da tecnologia do novo Ford Focus realçam-se os sistemas de auxílio à condução – em especial o de nível 2 de condução autónoma – o Active Park Assist 2, o sistema de Assistência Pre-Colisão com detetor de pedestres e ciclistas e o de travagem pós-colisão, o sistema de deteção de presença nos ângulos mortos, e o alerta ‘Wrong Way’, entre outros. A conetividade melhorou com o FordPass Connect. Ressalva-se ainda a direção elétrica com compensação, e o novo ESP com vetorização de binário.

Poder de escolha

A ampla oferta de soluções de motorização é um dos atrativos do novo Ford Focus. As opções a gasolina ficam a cargo do bloco de 1.0l EcoBoost – agora com filtro de partículas e com a pressão de injecção de combustível mais alta para os 250bar – disponível em três níveis de potência, de 85, 100 e 125cv. A oferta complenta-se ainda com o motor de 1.5l EcoBoost de três cilindros, disponível com potências na ordem dos 150 e 182cv. Ambos os motores incorporam novos turbos e a função de desativação de um cilindro.

As propostas a Diesel passam pelos motores de 1.5l – nas versões de 95 e 120cv, ambas com 300 Nm de binário – e o de 2.0l, com 150cv de potência e 370Nm de binário.

A Ford disponibiliza para o bloco 1.0l EcoBoost de 125cv, para o 1.5l EcoBoost de 150cv e para os Diesel EcoBlue de 1.5l 120cv e EcoBlue de 2.0l 150cv a nova transmissão automática de oito velocidades.

Uma autêntica revolução neste novo Ford Focus empregue pela marca da oval azul, que espera assim destacar-se da concorrência no mercado.


Notícia atualizada Às 14:44 de 10/04/2018.

Partilhar