Publicidade

Eis o GT4 da Mercedes-AMG

Texto: André Bettencourt Rodrigues
Data: 26 de Julho, 2017

 

Ao mesmo tempo em que surpreendia o mundo com a decisão de que se encontrava de saída do DTM para abraçar um novo desafio desportivo na Fórmula E, a Mercedes revelou o seu AMG GT4 — a forma mais acessível de entrar nas corridas de GT que povoam o planeta.

Rival do Audi R8 GT4 LMS ou do Porsche Cayman GT4 Clubsport, o Mercedes AMG GT4 baseia-se no fabuloso AMG GT-R, utilizando o mesmo V8 biturbo de 4.0 litros. Mas conta com menos 75 cv (510 em vez de 585 cv) devido às regras do Balance of Performance (BOP) — a forma encontrada para nivelar o desempenho entre todos os modelos de competição sujeitos a esta categoria.

Ainda assim, a aceleração até 100 km/h é efetuada em menos de 4,0 segundos, ao passo que a velocidade máxima supera os 250 km/h (igualmente limitados). Caixa sequencial de seis velocidades, chassis em carbono e alumínio, e asas e splitter ajustáveis são algumas das suas características, particularmente desenhadas para a competição. Também a suspensão pode ser regulada, a exemplo do diferencial mecânico e do controlo de tração, que conta com 11 modos que influenciam o comportamento do carro, cujo peso está cifrado em 1390 kg. O preço? 189.850 euros, antes de impostos.

Até ao final do ano serão testados três protótipos antes das primeiras entregas aos clientes.