E se usar só dois pneus de Inverno. O que acontece?

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 Dezembro, 2018

A resposta a esta questão pode ser encontrada neste vídeo, onde se demonstra que se usar só dois pneus de Inverno, o que poupa nos pneumáticos vai seguramente ter de gastar depois nas reparações após acidentes…

Muitos condutores têm o hábito de, quando os pneus começam a ficar “carecas”, trocar apenas os dois que estão em pior estado. Mas, como poderá ver de seguida, essa não é uma boa ideia se resolver adquirir pneus de Inverno, especialmente adaptados para circular em zonas onde as condições climatéricas são mais agressivas, com maior perigo de queda de neve ou formação de gelo. Porque, se decidir usar só dois pneus de Inverno… vai descobrir rapidamente que fez a opção errada.

Este vídeo, com um BMW X3 de tração dianteira, explica bem o que acontece nesses casos. Aqui apenas na frente foram equipados os pneus de Inverno, e o resultado é que, ao entrar em curva, gerando mais forças sobre a retaguarda, se perde o controlo da viatura. No caso de serem modelos de tração traseira, e com pneus de Inverno apenas na retaguarda, o resultado é o contrário do que aconteceu com o SUV bávaro, pois teremos subviragem e o carro limita-se a deslizar ao invés de completar a inserção em curva. E os autores do vídeo indicaram ainda que, mesmo que sejam modelos de tração integral, não será boa ideia comprar só dois pneus de Inverno… Como dito na entrada do artigo, a poupança imediata vai seguramente dar origem a mais gastos no futuro!

 

Fonte: Road & Track

Partilhar