A Fiat Professional está preparar o lançamento da versão elétrica do Ducato, que estará disponível em vários derivativos e opções de bateria para autonomias de 200 km a 330 km.
Um ano após a apresentação do protótipo da versão elétrica do seu furgão de grandes dimensões, a Fiat Professional revelou a versão final do E-Ducato. A marca italiana também começou a dar formação virtual – devido à pandemia do COVID-19 – à sua rede de vendas.
Segundo a marca de Turim, o Fiat E-Ducato é o resultado de um conjunto alargado de testes e melhorias, que levou em conta todas as variáveis de utilização por diferentes tipos de clientes, como também aspetos dinâmicos, de carga e ambientais. O novo comercial elétrico irá juntar-se ao Ducato Natural Power (gás natural) na oferta de sistemas alternativos de propulsão.
Para marcar o início desta nova era elétrica, o logotipo criado pelo centro de estilo da FCA faz a sua estreia como o abraço simbólico entre o futuro e o presente deste campeão de vendas. O próprio logotipo é constituído por dois elementos distintos: a letra “E” a azul, associada tradicionalmente à inovação e à sustentabilidade, antecedida por um “D” em tom de cinza para sublinhar o caráter forte de um veículo que não necessita de um foco de luz para brilhar.
Autonomia até 330 quilómetros
O Fiat E-Ducato estará disponível em opções modulares para a capacidade da bateria, oferecendo níveis de autonomia que vão dos 220 quilómetros no ciclo típico de distribuição urbana até mais de 330 quilómetros em condições normais de operação.
LEIA TAMBÈM
Fiat Professional volta a ser eleita “Escolha dos Profissionais”
A velocidade máxima está limitada a 100 km/h para otimizar o consumo de energia. O motor elétrico desenvolve uma potência de 90 kW e um binário máximo de 280 Nm. O novo sistema de propulsão elétrico não penaliza os tradicionais pontos fortes do Ducato: volume útil dos 10 aos 17m3 e uma capacidade de carga até 1950 kg.
Além disso, o E-Ducato está sempre conectado, contando com um conjunto de caraterísticas que permitem responder aos requisitos profissionais e de eletrificação de todos os tipos de clientes, desde os utilizadores individuais até aos grandes frotistas que utilizam sistemas de gestão de frotas.
Antes de ser lançado no mercado ainda este ano em alguns países europeus, o Fiat E-Ducato será sujeito a extensivos testes por clientes selecionados em condições normais de utilização.