DS3 CROSSBACK – Mais um SUV Premium

Texto: Marco António
Data: 20 Março, 2019

A promessa da DS Automobiles de lançar um novo modelo por ano cumpre-se com a apresentação do DS3 CROSSBACK. Este é um pequeno SUV do segmento B que quer ser alternativa ao Audi Q2.

Sendo a DS a marca de luxo do grupo PSA não admira que o pequeno SUV herde do DS7 CROSSBACK os mesmos ingredientes que caraterizam um estilo diferente e conteúdos inovadores. Mesmo sendo óbvio o parentesco com o DS3, especialmente graças à barbatana de tubarão que têm em comum, o DS3 CROSSBACK é um carro muito diferente desde o design às dimensões exteriores-. Até porque se o primeiro tem três portas, o segundo tem cinco. O tipo de utilização não é por essa circunstância a mesma, nem os clientes são iguais.

O novo SUV procura essencialmente clientes alinhados com as novas tendências tecnológicas e um posicionamento mais premium. Não sendo por acaso que a DS eleja como principal adversário o Audi Q2, até aqui o SUV premium do segmento B mais pequeno da sua classe. Para se demarcar dos restantes modelos nesta faixa do mercado, o pequeno SUV francês, para além de um estilo aparentemente mais atraente, apresenta equipamentos de série, que não estão presentes em mais nenhum modelo, ou que existem apenas em patamares mais elevados. Elementos que marcam essa distinção são claramente os puxadores embutidos, que saem da carroçaria sempre que abrimos o carro, ou o seu cockpit inteiramente digital, a par de muitas ajudas à condução.

Destaque também para o sistema Matrix Led Vision usado nos faróis dianteiros, ou para o nível de conforto típico da marca francesa. Ainda que a resposta do mercado seja ainda uma incógnita, acreditamos que a sua exclusividade seja um fator capaz de influenciar muitas decisões num espaço cada vez mais povoado de alternativas. A dispersão é tão grande que, para além do gosto pessoal, existem outros argumentos que vão desde o preço até a uma política de personalização do produto e dos serviços que atraia os clientes mais exigentes.

Com preços que começam nos 27.500€, são para já dois os motores disponíveis, ambos 1.3 a gasolina e com 130 cv e 160 cv. Igualmente prevista está a versão 1.5 BlueHDi e mais tarde uma versão totalmente elétrica. Este será o DS3 Crossback o E –Tense (fotogaleria acima), equipado com uma bateria de 50 kWh e anunciando uma autonomia superior a 350 km.  

 

Veja também:

DS3 Crossback – SUVoir faire…
Veja o nosso teste ao Audi Q2, o rival do DS3, no Ensaio Completo da Turbo
DS7 CRossback entra na guerra dos SUV Premium de grandes dimensões
PSA abre as portas a fusão com a FCA
A Turbo ao volante do novo RR Evoque
Já guiámos o novo Toyota Corolla

Partilhar