Publicidade

Homenagem ao icónico SM. DS celebra a elegância com o SM Tribute

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Setembro, 2024

Ainda hoje recordado como um dos automóveis mais inovadores do seu tempo, o Citroën SM acaba de “renascer” pela mão da DS Automobiles, que, numa altura em que comemora 10 anos de existência como marca independente, decidiu reinterpretar o emblemático Grand Tourer da década de 70, através de um novo concept. Relativamente ao qual só há a lamentar o facto de não passar à produção…

Projecto levado a cabo pela equipa do Design Studio Paris, a partir do legado histórico do modelo que foi criado no auge da inovação automóvel francesa, enquanto variante mais desportiva do então modelo porta estandarte da Citroën, o DS, este novo concept viu as primeiras luzes do dia ainda em 2020, quando a DS Automobiles decidiu partilhar nas suas redes sociais uma série de esboços, denominados #SM2020. Cuja materialização é agora dada a conhecer, como forma não só de celebrar “dez anos de arte e elegância, desde a criação da DS Automobiles, mas também mostrar aquele que será o caminho a seguir, em termos de design, pela marca premium francesa.

DS SM Tribute
DS SM Tribute

Batizado de SM Tribute, este concept foi desenvolvido, segundo refere a marca parisiense em comunicado, como uma espécie de evolução, ao longo dos tempos, do SM original, equipado com a sua emblemática suspensão hidropneumática, mais o seu potente bloco V6. Ambas revestidas por uma estética exterior verdadeiramente vanguardista e aerodinâmica, desenhada por Robert Opron, marcada igualmente por um look bicolor que, explica o director de Design de Cores, Materiais e Acabamentos (CNF) da DS Automobiles, Vincent Lobry, era a escolha das marcas francesas, nos anos 30, para os concursos de elegância .

LEIA TAMBÉM
DS 7 Vauban. Fortaleza sobre rodas

No caso do Tribute, o facto de manter quase intocadas as proporções icónicas do SM, como é o caso do comprimento de 4,94 m (+ 3 cm) e uma altura de 1,34 m (+ 2 cm), não impede o concept de evidenciar uma maior musculatura e presença, resultado de uma largura de 1,98 m (+ 14 cm), menos distância ao solo (12 centímetros, ou seja, -3,5 cm) e generosas jantes de 22 polegadas, embelezadas com inserções aerodinâmicas. Sendo que, do conjunto, fazem ainda parte soluções que, embora transformadas, permanecem vanguardistas, como é o caso da ampla secção frontal em vidro “transformada” num ecrã 3D que se ilumina até meio, mais a assinatura luminosa composta por três módulos de cada lado e reforçada por três DRL (Luzes de Circulação Diurna).

Interior igualmente reimaginado

Quanto ao interior, que no modelo original apresentava, para a época, um aspecto invulgarmente luxuoso e minucioso, com materiais de alta qualidade, construção cuidada e ergonomia apurada, a que se somava ainda o painel de bordo, instrumentos circulares e volante característicos, além de um equipamento em que já constavam os bancos elétricos, ar condicionado e direcção assistida, foi igualmente revisto e reinterpretado no Tribute, ainda que segundo a mesma perspetiva vanguardista. 

DS SM Tribute
DS SM Tribute

Por exemplo, promovendo a visualização dos instrumentos através de projecção e incluindo uma “consola de ecrã” curva, ligada ao volante steer-by-wire, tudo isto de forma a conseguir um ambiente “mais imersivo” e “menos restritivo para condutor e ocupantes”, refere Luc Quirin, designer de Interiores da DS Automobiles. Mas também “muito delicado”, mercê da aposta numa cor marfim a marca o couro e a Alcantara, além de outras soluções mais icónicas, como as almofadas horizontais que já faziam parte do SM original e contribuíam para o elevado conforto.

“Respeitámos a conceção original no seu espírito e nos seus pormenores. Fizemos uma transcrição e uma reinterpretação do SM. Mas como não é nosso hábito dissociarmo-nos dos nossos outros trabalhos, incluímos muitos detalhes relativos aos modelos da DS Automobiles e aos nossos projetos futuros.”, explica o Director de Design da DS Automobiles, Thierry Metroz.

Em exibição nos jardins de Chantilly

A terminar, referir apenas que, enquanto parceira do “Chantilly Arts & Elegance” desde o seu início, em 2014, a DS Automobiles apresenta agora o SM Tribute no décimo aniversário do concurso realizado nos jardins do Château de Chantilly. Sendo que o concept terá ainda uma participação no “Concours d’Elegance” agendado para domingo, dia 15 de setembro.

DS SM Tribute
DS SM Tribute