DS Nº4 faz estreia mundial em Portugal

A DS Automobiles fez a estreia mundial do DS Nº4 no ECar Show, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. Além de um novo nome e atualizações estéticas, a berlina estreia uma versão 100% elétrica.

O novo DS Nº4 fez a sua estreia mundial no ECar Show, em Lisboa. Depois de ter sido revelado a internacionalmente, foi em Portugal que a DS Automobiles deu a conhecer a berlina atualizada.

O seu lançamento no mercado nacional, com a inédita versão 100% elétrica e híbrida convencional, está previsto para o último trimestre deste ano, sendo que a variante híbrida plug-in ficará disponível em 2026. Os preços ainda não foram revelados.

A primeira novidade desta berlina francesa é a mudança de nome: de DS 4 passou a chamar-se DS Nº4, tornando-se no segundo modelo da marca francesa a adotar a nova nomenclatura, tal como já havia sido introduzido com o topo de gama, o DS Nº8.

No exterior, é onde podemos encontrar o segundo destaque: as atualizações estéticas inspiradas no Nº8, sendo essas a nova grelha frontal e a nova assinatura luminosa na dianteira e na traseira.

Passando para o interior, as diferenças já são mais discretas. Face ao antecessor, o painel de instrumentos digital de 10,25” apresenta maior definição e os comandos de voz já contam com auxílio da inteligência artificial através do Chat GPT.

Nova versão 100% elétrica

Contudo, entre todas as novidades, o destaque vai para a introdução de uma versão 100% elétrica, denominada E-Tense.

Está equipada com um motor de 156 kW (213 cv) e 343 Nm de binário, capaz de percorrer até 450 km de autonomia (WLTP) com recurso a uma bateria de 58,3 kWh de capacidade.

A versão híbrida plug-in continua a estar disponível, mas foi alvo de melhorias. Os 225 cv e 360 Nm de binário da versão anterior foram mantidos, mas são alimentados por uma bateria de 14,6 kWh úteis (antes de 11,3 kWh), que anuncia uma autonomia elétrica de 81 km contra os 62 km anteriormente possíveis em ciclo WLTP.

O acesso à gama faz-se com a versão híbrida Hybrid 145, que combina um motor de três cilindros a gasolina de 136 cv com um elétrico de 21 kW (28 cv), para um débito de potência combinada de 145 cv e 230 Nm de binário.

A transmissão é feita com recurso a uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades.