Publicidade

DPD inaugura centro de distribuição em Loures

Texto: Carlos Moura
Data: 6 de Junho, 2024

A DPD inaugurou o novo centro de distribuição em Loures, onde também passa a ter a sua sede no nosso país, com uma área total de 12 mil metros e o sistema de triagem de encomendas mais avançado existente em Portugal, com 405 metros de comprimento. 

O operador de transporte expresso DPD investiu cerca de 30 milhões de euros novo centro de distribuição de encomendas de Loures, que passa a ser o maior em Portugal. Com uma área total de 12 mil metros quadrados, as novas instalações vão juntar no mesmo local a sede da empresa e as operações na área da Grande Lisboa, anteriormente localizadas em São João da Talha (Loures) e Olivais (Lisboa).

O novo espaço vem dar resposta ao crescimento que a empresa tem vindo a registar no nosso país, após em 2023 ter alcançado o seu melhor ano de sempre, ultrapassando o marco histórico de 101 milhões de euros em faturação. 

O novo centro de distribuição de encomendas dispõe de uma máquina, única em Portugal, de triagem com um sistema de crossbelt que, através dos seus 405 metros de comprimento consegue gerir mais de dez mil encomendas por hora, destinadas à área da Grande Lisboa: Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer, Carregado.

120 pontos de carregamento

O edifício recebeu uma das mais elevadas certificações Breeam Excellent – sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios – e conta com 120 postos de carregamento elétrico, algo fundamental para a DPD, tendo em conta o seu compromisso com a sustentabilidade e o processo de descarbonização da sua frota. Lisboa tem a totalidade da sua distribuição realizada em veículos eléctricos desde 2021 e o Porto desde 2023. 

“Estamos muito entusiasmados com a inauguração do novo hub, que dá resposta à procura verificada e acompanha a evolução das necessidades dos nossos clientes”, Olivier Establet, CEO da DPD Portugal.

“Com este novo centro logístico pretendemos prestar serviços de entrega cada vez mais rápidos, fiáveis e sustentáveis. E acreditamos que este será um passo importante para continuarmos a crescer em Portugal, onde esperamos fechar o ano com um crescimento na ordem dos 13%, alcançando os 115M€ de faturação”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM
DPD Portugal investe em frota elétrica e novas instalações

O novo centro de distribuição tem uma área de 3.100m2 de escritórios, destinados aos 140 responsáveis pela parte administrativa da empresa, e um armazém de 9.000 m2, onde operam 230 colaboradores, encarregues da triagem e distribuição de encomendas.