Mobieco

Publicidade

Demorou… mas chegou. Chinesa Dongfeng apresentou a sua Cybertruck!

Texto: Francisco Cruz
Data: 3 de Maio, 2024

Outrora muito criticados por tal prática, alguns construtores automóveis chineses parecem sentir dificuldades em libertar-se da tentação das “cópias” feitas a partir de modelos ocidentais de sucesso… como a americana Tesla Cybertruck! A confirmá-lo, a pickup elétrica apresentada pela Dongfeng no último Salão Automóvel de Pequim.

Certamente aproveitando, também, o anúncio já feito pela Tesla de que não pensa comercializar a Cybertruck na China, a Dongfeng não terá querido deixar passar a oportunidade de, à sua maneira, cavalgar o sucesso e fama que a pickup norte-americana tem conquistado, um pouco por todo o mundo. Mais concretamente, apresentando uma pickup que, embora ainda sem garantia de passagem à produção, foi oficialmente desvendada no último Salão Internacional do Automóvel de Pequim, na China!

O veículo, que traz à memória outros tempos, em que, aproveitando o beneplácito das autoridades locais, era prática vulgar os construtores automóveis chineses fazerem cópias mais ou menos idênticas de modelos de sucesso nascidos no Ocidente, terá por base, segundo avança o site Carscoops, que também divulgou as fotos, a última plataforma EV, tipo “prancha de skate”, desenvolvida pelo fabricante.

Foto: Dongfeng
Foto: Dongfeng

Partindo desta solução e mesmo se divulgar quaisquer dados, por exemplo, quanto ao número de motores ou bateria, a Dongfeng garante que a sua pickup elétrica deverá ser capaz de assegurar uma potência máxima de 1324 cv, ou seja, bastante mais do que a versão mais potente da Cybertruck, a que a Tesla deu o nome de CyberBeast, e que anuncia 857 cv de potência.

Mas se, em termos técnicos, até poderão existir diferenças substanciais entre as duas “Cybertrucks”, já no que ao design diz respeito, torna-se impossível não apontar a fonte de inspiração para o novo modelo da Dongfeng. Mesmo que com algumas soluções ligeiramente diferentes, como é o caso das arestas mais suaves ou da utilização de painéis que, na verdade, não parecem ser em aço inoxidável, como no modelo da Tesla.

LEIA TAMBÉM
Quer conhecer a Cybertruck? A Tesla vai trazê-la a Portugal!

Depois, nota, ainda, para a aplicação de uma barra de luz LED que pode ser configurada de forma a exibir mensagens várias, um logótipo iluminado, além da opção por portas traseiras suicidas, degraus laterais retrácteis e pára-lamas aerodinâmicos, a cobrirem os “incontornáveis” pneus assumidamente off road.

Igualmente em linha com a Cybertruck da Tesla, a presença de uma segunda bagageira sob o capot dianteiro, além de uma caixa de carga com uma cobertura género coupé e que, quando necessário, consegue dar lugar a uma tenda de campanha, para que os ocupantes aí possam pernoitar. Opcional que, de resto, a Cybertruck original também possui.

Já no habitáculo, a presença de um volante quadrado, conjugado com um enorme ecrã que parece abarcar todo o tablier e que, em conjunto com os bancos, dão um ar futurista ao ambiente.

Foto: Dongfeng
Foto: Dongfeng

Por apurar, fica, apenas, se a Dongfeng irá, realmente, avançar para a produção desta sua nova pickup elétrica e, já agora, a partir de quando estará disponível para comercialização. Apenas na China, acreditamos nós…