Os problemas com os motores diesel do Grupo Volkswagen deixaram, na Europa e em Portugal, sequelas menores do que se previa. As vendas continuam a crescer e, sobretudo por cá, a preferência pelas marcas representadas pela Siva até aumentou.
Na habitual reunião de balanço à atividade da SIVA, representante para Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e VW Comerciais (além da Bentley e Lamborghini), Fernando Monteiro, administrador da empresa, deixou uma ideia forte: a tempestade causada com os problemas ao redor dos motores diesel foi forte mas… já lá vai. “Já resolvemos o problema em cerca de 15% dos carros afetados, sem custos para os clientes e de forma tranquila e, ao longo deste ano vamos finalizar essa tarefa”. Fernando Monteiro confessou que o primeiro impacto causado pelo chamado “dieselgate” foi forte mas desvaneceu-se por completo, seja pela forma como as marcas lideram com ele, seja porque o público percebeu, afinal, que o problema se colocava sobretudo nos EUA que valoriza a componente NOx, enquanto na Europa a indexação fiscal leva em conta o CO2. Como os consumos dos motores VW são os mais baixos, isso significa que as emissões de dióxido de carbono (CO2) são, igualmente, as mais reduzidas.
Fernando Monteiro, Administrador Executivo SIVA
Foi esta a leitura dos consumidores que não tardou a ser refletida no aumento das vendas (e na preservação do valor de revenda) das marcas representadas pela SIVA que no ano passado foram as melhores dos últimos seis anos. Ainda assim, abaixo do crescimento do mercado (cerca de 17%, para 242 mil unidades de automóveis ligeiros), situação que se prende com a estratégia da empresa. “Se olharmos para o que aconteceu no mercado, vemos que os canais que mais cresceram foram as empresas, o rent-a-car e o chamado quilómetro zero. Como damos prioridade à rentabilidade da empresa e da rede de concessionários, preferimos não fazer as loucuras que outros fazem na procura desesperada pelo volume” – salienta o administrador da SIVA.
Em relação ao ano que agora se inicia, Fernando Monteiro prevê que o mercado continuará a crescer, “embora a um ritmo inferior ao dos anos anteriores, naturalmente” e destaca o alargamento da oferta que caracterizará todas as marcas do Grupo. “Licínio Almeida, diretor-geral da Audi reafirmou, precisamente, a prioridade da marca que é construir valor para os seus clientes, não banalizando produtos, “o que está refletido nos melhores valores residuais” ao mesmo tempo que anunciou que, “já em fevereiro vamos lançar o Audi Q5 totalmente renovado e o novo A5 Sportback”, dois modelos de referência nos respetivos segmentos. Já José Duarte, diretor-geral da Volkswagen, destacou a “consistente liderança da marca em diversos segmentos, com produtos como Passat Variant, o Sharan e, agora o VW Up”, anunciando para Maio o lançamento do Arteon, um coupé de cinco portas onde sobressai o estilo elegante e a funcionalidade. Quanto à Skoda, Orlando Teixeira mostrou-se, também, satisfeito com o desempenho da marca e “em especial da versão Break do Superb” mas destacou, principalmente, o lançamento em abril do primeiro SUV da marca checa, o Kodiaq.
Novidades SIVA para 2017