Publicidade

Diesel de 400 CV no BMW Série 5 Touring

Texto: Diogo Borges
Data: 27 de Abril, 2017

A BMW anunciou que a versão M550d xDrive, (berlina e carrinha) vai ter debaixo do capot um motor de 3 litros com quatro turbocompressores. A potência anunciada é de 400 cv e o binário máximo de 760 Nm – um encontro entre potência e eficiência, nas palavras da marca. Os pormenores dos motores 530e iPerformance e M550i xDrive também foram revelados

BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550d xDrive
BMW M550i xDrive
BMW M550i xDrive
BMW M550i xDrive
BMW M550i xDrive
BMW 530e iPerformance
BMW 530e iPerformance
BMW 530e iPerformance
BMW 530e iPerformance
BMW 530e iPerformance
Imagem técnica.

A BMW anunciou três novas motorizações para o Série 5 e uma missão clara: “criar novas referências”. Nesse sentido, se é fã de carros a diesel, estas são certamente boas notícias. A construtora alemã destaca o M550d xDrive: uma combinação entre alta performance, praticabilidade no quotidiano e eficiência nos consumos. O motor de 6 cilindros, debita 400 cv de potência e vem equipado com a tecnologia M Performance TwinPower Turbo. O resultado permite atingir os níveis a que o “selo” M nos habituou: 4,4 e 4,6 segundos entre os 0-100 km/h, na versão berlina e carrinha, respectivamente, e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada). A transmissão Steptronic standard de 8 velocidades actua em consonância com um sistema de tracção integral inteligente que responde automaticamente às exigências da estrada. As novas versões do M550d xDrive registam consumos entre os 5.4 e 6.6 l/100km e emissões de CO2 entre 142 e 173 g/km.

Olhando ao pormenor, podemos atestar a agressividade da versão M550d xDrive através de alguns detalhes como os do pára-choques, difusor traseiro, das “saias” laterais,  pintura em cinzento das capas dos retrovisores e saídas laterais, e das jantes de 19 polegadas que calçam pneus 245/40 e 275/40. Destacamos, ainda, pormenores interiores como o volante com o logo específico da M, patilhas para o comando da caixa de velocidades automática, os revestimentos em pele e alcantara, as aplicações em alumínio e as soleiras das portas com a inscrição M550d.

À semelhança do M550i, reduziu-se a altura ao solo em 10 mm para optimizar o centro de gravidade e rigidez torsional. A suspensão foi alvo de um trabalho profundo por parte do fabricante alemão, optando-se por um sistema adaptativo M Suspension Professional.

Para as outras versões anunciadas, a BMW sublinha o papel do 530e iPerformance no capítulo ambiental. Trata-se de um plug-in híbrido que apela ao coração e à carteira. Isso mesmo testemunham os consumos anunciados de 1,9 l/100 e emissões de apenas 44g/km. No modelo a gasolina, já analisado pela turbo, o maior destaque é o motor V8, de 4.4 litros e 462 cv, equipado com dois turbocompressores de alta pressão e que chega aos 100 km/h em 4 segundos. 

O lançamento da nova geração da Série 5 Touring em Portugal está agendado para Junho.