A BMW anunciou que a versão M550d xDrive, (berlina e carrinha) vai ter debaixo do capot um motor de 3 litros com quatro turbocompressores. A potência anunciada é de 400 cv e o binário máximo de 760 Nm – um encontro entre potência e eficiência, nas palavras da marca. Os pormenores dos motores 530e iPerformance e M550i xDrive também foram revelados
A BMW anunciou três novas motorizações para o Série 5 e uma missão clara: “criar novas referências”. Nesse sentido, se é fã de carros a diesel, estas são certamente boas notícias. A construtora alemã destaca o M550d xDrive: uma combinação entre alta performance, praticabilidade no quotidiano e eficiência nos consumos. O motor de 6 cilindros, debita 400 cv de potência e vem equipado com a tecnologia M Performance TwinPower Turbo. O resultado permite atingir os níveis a que o “selo” M nos habituou: 4,4 e 4,6 segundos entre os 0-100 km/h, na versão berlina e carrinha, respectivamente, e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada). A transmissão Steptronic standard de 8 velocidades actua em consonância com um sistema de tracção integral inteligente que responde automaticamente às exigências da estrada. As novas versões do M550d xDrive registam consumos entre os 5.4 e 6.6 l/100km e emissões de CO2 entre 142 e 173 g/km.
Olhando ao pormenor, podemos atestar a agressividade da versão M550d xDrive através de alguns detalhes como os do pára-choques, difusor traseiro, das “saias” laterais, pintura em cinzento das capas dos retrovisores e saídas laterais, e das jantes de 19 polegadas que calçam pneus 245/40 e 275/40. Destacamos, ainda, pormenores interiores como o volante com o logo específico da M, patilhas para o comando da caixa de velocidades automática, os revestimentos em pele e alcantara, as aplicações em alumínio e as soleiras das portas com a inscrição M550d.
À semelhança do M550i, reduziu-se a altura ao solo em 10 mm para optimizar o centro de gravidade e rigidez torsional. A suspensão foi alvo de um trabalho profundo por parte do fabricante alemão, optando-se por um sistema adaptativo M Suspension Professional.
Para as outras versões anunciadas, a BMW sublinha o papel do 530e iPerformance no capítulo ambiental. Trata-se de um plug-in híbrido que apela ao coração e à carteira. Isso mesmo testemunham os consumos anunciados de 1,9 l/100 e emissões de apenas 44g/km. No modelo a gasolina, já analisado pela turbo, o maior destaque é o motor V8, de 4.4 litros e 462 cv, equipado com dois turbocompressores de alta pressão e que chega aos 100 km/h em 4 segundos.
O lançamento da nova geração da Série 5 Touring em Portugal está agendado para Junho.