Dia da Mulher: Os carros com nomes de mulher

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Março, 2019

Tal como todos os dias são Dia da Mulher, como muito bem nos recorda uma das colegas na nossa redação, a sua inspiração no mundo automóvel também se faz sentir a todo o momento. Como se comprova até na designação dos automóveis desta lista, em que compilámos os carros com nomes de mulher…

Quando recebemos informações sobre os novos automóveis lançados pelas marcas, muitas vezes encontramos adjetivos que também são associados com frequência ao sexo feminino, como sedutora, poderosa, confiante, elegante, etc. Mas muitas vezes essa inspiração vai ainda mais longe, e pode ser encontrada até no próprio nome do carro. Como hoje, 8 de março, se celebra o Dia da Mulher, fizemos uma compilação de modelos que ao longo da história receberam nomes femininos. Depois da fotogaleria em que lhe mostramos vários casos famosos de carros com nomes de mulher, deixamos-lhe também aqui curiosidades relacionadas com a designação de dois desses modelos…

Carmen (Hispano Suiza)
Giulia (Alfa Romeo)
Giulietta (Alfa Romeo)
Silvia (Nissan)
Carina (Toyota)
Flavia (Alfa Romeo)
Elise (Lotus)
Dyane (Citroën)
Isabella (Borgward)
Aurelia (Lancia)
Fabia (Skoda)
Carol (Mazda)
Zoe (Renault)
Gloria (Nissan)
Ariel Atom
Eleanor (Ford Mustang de '60 Segundos)
Sienna (Toyota)
Vanda Dendobrium
Jade (Honda)
Octavia (Skoda)
Dyna (Toyota)
Rosalie (Citroën)
Mercedes

Mercedes: O nome da marca terá sido sido escolhido em honra de Jellenik Mercedes, filha de um engenheiro que trabalhou com veículos desenvolvidos a partir das criações de Karl Benz (recorde-se também que a primeira viagem automóvel de longa distância foi feita por Bertha Benz). Recorde-se que, apesar de já não ser muito habitual em Portugal, Mercedes continua a ser um nome próprio habitual em Espanha.

Zoe: Quando a marca francesa decidiu batizar o seu modelo elétrico com este nome, foi colocada em tribunal por duas famílias. O motivo era que ambas tinham filhas com o nome de Zoe Renault. O caso foi julgado, mas os juízes acabaram por decidir a favor do fabricante gaulês.

 

Veja também: 

As novidades do Salão de Genebra
Mercedes recorda em vídeo a histórica viagem de Bertha Benz
Quatro mulheres que marcaram a indústria automóvel

 

Fonte das fotos: Marcas e Wikipédia

Partilhar