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CaetanoBus fornece 60 autocarros a hidrogénio à Deutsche Bahn

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Fevereiro, 2023

A Deutsche Bahn assinou um memorando de entendimento com a portuguesa CaetanoBus para aquisição de 60 autocarros a hidrogénio até 2026, num investimento de quase 40 milhões de euros.

O operador de transportes público alemão Deutsche Bahn está a investir na neutralidade carbónica e pela primeira vez encomendou um elevado número de autocarros a hidrogénio para a sua divisão de transporte rodoviário de passageiros DB Regio Bus.

Os primeiros autocarros Caetano H2.CityGold deverão entrar ao serviço na Baixa Saxónia e no Schleswig-Holstein no início de 2024. Este investimento insere-se na sua estratégia de acabar com a operação de autocarros a gasóleo em 2038. Todos os autocarros novos deverão estar ao serviço durante pelo menos sete anos. 

DB Regio vai ter ao serviço autocarros Caetano CityGold H2 – imagem DG AG / CaetanoBus

“Os autocarros a hidrogénio são neutros em termos climáticos e têm outra vantagem: o abastecimento é mais rápido do que o carregamento das baterias”, afirma Evelyn Palla, administradora da DB AG com responsabilidade pela área de transporte regional. 

“Com a sua autonomia maior, os autocarros a hidrogénio podem substituir os veículos diesel existentes, em especial nas zonas rurais. Ao encomendarmos 60 autocarros a hidrogénio damos mais um passo em frente para nos despedirmos do diesel”, acrescenta.

Tecnologia Toyota

Com células de combustível fornecidas pela Toyota, os novos autocarros a hidrogénio Caetano H2.CityGold têm 12 metros de comprimento e oferecem uma lotação para 81 passageiros, dos quais 34 sentados e 47 em pé.

O compartimento dos passageiros tem piso plano e disponibiliza um espaço com metros para passageiros de mobilidade reduzida. Com um depósito de hidrogénio, os veículos podem percorrer entre 350 quilómetros (inverno) e 550 quilómetros (verão).

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Os veículos dispõem de vários sistemas de assistência à condução, incluindo de alerta para o risco de colisão com peões ou ciclistas.

A subsidiária da DB Autokraft já tem autocarros fuel-cell em operação no âmbito do projeto-piloto de hidrogénio eFarm no distrito da Frísia do Norte, na Alemanha. Os veículos são abastecidos com hidrogénio produzido localmente pela eFarm em estações de enchimento em Husum e Niebüll. A DB Regio vai implementar mais de 40 projetos com veículos de emissões zero, incluindo a bateria, em mais de 35 locais.