Designer do Veyron lidera imagem da Rolls-Royce

Texto: Nuno Fatela
Data: 1 Abril, 2019

Josef Kaban é um dos mais prestigiados nomes do design automóvel da atualidade, e agora assume uma tarefa bem exigente: conseguir inovar a habitual imagem clássica dos Rolls-Royce

Em 1998, tinha Josef Kaban apenas 26 anos, o seu nome ficou associado a um dos mais famosos projetos automóveis das últimas décadas. Este jovem designer eslovaco assinou a imagem exterior do Bugatti Veyron, o incrível bólide com que a marca gaulesa voltou à ribalta. Este foi um dos pontos altos de uma carreira que começou quando tinha apenas 20 anos e se tornou num dos mais jovens designers alguma vez contratados pelo Grupo VW. Agora Josef Kaban assume um novo desafio, e vai ficar responsável pela imagem dos futuros Rolls-Royce.

 

Depois de entrar para o Grupo VW com 20 anos, e de assinado o projeto do Veyron, este designer que passou pela Audi voltou a notabilizar-se na Skoda. Ele foi sendo elogiado pela renovação estética dos modelos da marca checa, que se tornaram bem mais apelativos visualmente. Depois de ter estado à frente da Skoda, e ter assumido diversos projetos de menor dimensão no Grupo VW, Kaban acabou por rumar ao Grupo BMW em 2017, ficando responsável pelo Design Studio BMW. Agora assume a liderança do design da Rolls-Royce (uma tarefa sempre complicada, já que habitualmente a imagem dos modelos da marca “pouco muda” entre as várias gerações), ocupando o cargo que estava vago desde a saída de Giles Taylor no último Verão.

Partilhar