“Deixa enferrujar” pela descida dos preços no Egipto

Texto: Nuno Fatela
Data: 13 Março, 2019

Uma nova campanha com o lema “Let it Rust” (Deixa enferrujar) foi a forma encontrada pelos automobilistas egipcios para exigir a descida do preço dos carros

Com o valor dos carros a ascender ao equivalente a uma década de trabalho no Egipto (partindo do ordenado médio anual de um funcionário público do país), os automobilistas do país das piramides fartaram-se. E, em resposta, criaram uma campanha designada “Let it Rust” (em português: deixa enferrujar) para boicotar as vendas enquanto o preço não descer para valores mais acessíveis.

 

O custo dos automóveis ronda valores entre 200.000 e 350.000 libras egípcias, algo que significa entre 10.000€ e 18.000€ O que coloca as viaturas estão num patamar inacessível para a maioria dos egípcios. Afinal, os ordenados médios referidos rondam os 150 euros mensais. Ou seja, os carros estão até dez vezes acima da média de vencimento anual.

Apesar da entrada em vigor a 1 de janeiro de um novo acordo comercial que eliminou as tarifas aos automóveis europeus, a verdade é que muitos se queixam da subida bastante acima do necessário pela desvalorização da moeda local. É verdade que esta entrada mais facilitada aos automóveis europeus causou uma descida dos preços, o que não evitou uma queda nas vendas de 48% no primeiro mês do ano, em comparação a dezembro. E os manifestantes dizem que o protesto é para continuar. Ou desce o preço, ou deixa enferrujar…

 

Fonte: Reuters, via Autoblog

Partilhar