Publicidade

Ideia de Lando Norris! Quando o Defender ganhou um forno de pizza

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Junho, 2024

Piloto de Fórmula 1 atualmente ao serviço da escuderia McLaren, Lando Norris parece igualmente ter um gosto muito peculiar para automóveis. Neste caso, não por gostar do Land Rover Defender Classic, mas por nele ter decidido instalar, entre outras particularidades, um forno de pizza!

Propriedade do jovem piloto britânico de Fórmula 1, a verdade é que, a maior parte dos créditos resultantes desta espantosa transformação, feita num Land Rover Defender 90 de 2001, pertence à equipa da Retro Automotive, empresa britânica de restauro e conversão que, revela a própria, dedicou 1.000 horas, só a este projecto!

A explicar todo este tempo gasto, o facto  de ter-se tratado de uma recuperação profunda, de uma unidade que, presume-se, não estaria na melhor das condições. Além da vontade expressa por Lando Norris de que o todo-o-terreno fosse transformado em descapotável. 

LEIA TAMBÉM
Manhart. Deus do Trovão é mote para transformação do BMW XM

Quanto ao resto da carroçaria, dá para perceber que recebeu pára-lamas mais largos, sistema de iluminação exterior mais moderno (LED), além de uma cor exterior que mistura o Cinza Nardo perolado, com detalhes num metal preto. E, tudo isto, acrescido de umas generosas rodas de 18”, também na cor preta, e revestidas por borrachas BF Goodrich 275/65 R18 vocacionadas para o fora de estrada.

Também revisto, foi o interior, onde a equipa da Retro Automotive apostou num revestimento em couro Muihead Egyptian Blue, com padrão acolchoado nos bancos dianteiros e traseiros (pode transportar até seis ocupantes), estes últimos, aumentados de forma a conseguirem acomodar mais passageiros. Sendo que, da decoração, fazem ainda parte placas de metal com o nome do proprietário impresso em 3D.

Quanto à tecnologia, apenas alguns mimos, como é o caso do sistema de som Pionner com Apple CarPlay, acrescido de um altifalante amovível Marshall Kilburn II, que parece perfeito para algumas diversões na praia.

Contudo, verdadeiramente inusitada, é a escolha feita para a parte traseira do Defender, onde o preparador, certamente a pedido de Norris, instalou um forno de pizza portátil da marca Ooni, complementado com um conjunto para piquenique!

No que concerne à componente técnica do Land Rover Defender, foi igualmente atualizada, com a Retro Automotive a introduzir não apenas uma suspensão pneumática ajustável, como também um sistema de travagem com discos de maiores dimensões. Isto porque, debaixo do capot dianteiro, está um V8 3,9 litros a gasolina de potência não revelada, combinado com uma transmissão manual e caixa de transferências reconstruída pela Hobsons Industries.

Entrega já foi concretizada

A terminar, dizer apenas que a empresa britânica de preparação, que divulgou este seu trabalho, já entregou o Defender em casa do seu legítimo dono, no Mónaco, concluindo assim um processo que leva, habitualmente, seis meses. Embora com o dono a acompanhar sempre a evolução do trabalho, através das atualizações regulares que vai recebendo.

Ainda sobre a Retro Automotive, importa dizer que foi fundada em 2018, no Yorkshire, Inglaterra, produzindo, hoje em dia, não mais do que 15 veículos por ano. Todos eles realizado, no entanto, de acordo com os desejos, gostos e preferências dos seus donos.